A França é um dos primeiros produtores de vinhos do mundo e seus vinhos são provenientes de diversas uvas (cépages) e de diversos terroirs com características marcantes. Não seria incrível ter a oportunidade de participar de uma degustação de vinhos em Paris?

Confira a seguir 4 motivos para fazer uma degustação de vinhos em Paris, além de dicas de como funciona, melhores locais, melhores épocas do ano e de um desconto exclusivo para os leitores do blog!

4 motivos para fazer degustação de vinhos em Paris

4 motivos para fazer uma degustação de vinhos em Paris

#1 Personalidade do vinho Francês

Os vinhos franceses possuem personalidades bem distintas entre si, quando degustamos um vinho da Borgonha identificamos imediatamente sua origem geográfica. O mesmo para os vinhos da região de Bordeaux e de todas as outras áreas vinículas francesas.

Esta diversidade de aromas e sabores é o primeiro motivo para você querer fazer uma degustação de vinhos em Paris.

#2 Autenticidade do vinho Francês

O segundo motivo está relacionado com o desejo – que todo (bom) turista deveria ter – de conhecer as tradições locais do país visitado.

E em Paris, e na França, a cultura do vinho é histórica e essencial. Nas famílias francesas, os rituais em torno do vinho, da sua produção ao seu consumo, são aprendidos em casa. Degustar vinhos é uma das variáveis chaves do modo de vida parisiense.

#3 Qualidade do vinho Francês

Vamos ao terceiro motivo para você desgustar vinhos em Paris.

Como é de conhecimento público, os vinhos franceses estão nas listas dos melhores do mundo, sobretudo os vinhos das regiões de Bordeaux e da Borgonha, somente esse motivo seria suficiente para você querer degustar os vinhos franceses, não é?

#4 Tradição do vinho Francês

Além de todos os outros motivos abordados acima, a França possui uma tradição irrefutável na transmissão do seu savoir faire. Seus sommliers são profundos conhecedores de vinhos e da agradável arte de degustar vinhos.

O que esperar de uma degustação de vinhos em Paris?

Quando desejamos fazer uma degustação de vinhos, queremos sobretudo aprender a (1) como saborear um vinho, (2) como apreciar um bom vinho e (3) como distinguir as diferenças básicas entre os vinhos. E já que estamos de férias,  quando pensamos fazer uma degustação de vinhos em Paris é porque queremos viver um momento agradável e alegre.

Nossa experiência com degustação de vinhos em Paris

Os antigos leitores do Conexão Paris sabem que moramos aqui há mais de 30 anos e já participamos de várias degustações de vinho. Algumas delas organizadas por caves históricas, outras por sommeliers de renome ou empresas que trabalham na comercialização de vinhos.

Confesso mesmo que quando aqui cheguei em 1983 não apreciava os vinhos, não tinha a cultura do vinho. Ao me casar com francês, o convívio com a família e os amigos me incentivaram a fazer minha primeira degustação.

Isso foi há anos, na Halle aux Vins um espaço que já não existe mais. Bem mais tarde, quando criei o Conexão Paris, fiz inúmeras degustações de vinhos para orientar os leitores.

Onde degustar vinhos em Paris?

O número de boas caves e de sommeliers competentes que oferecem degustações de vinhos em Paris é grande. O Conexão Paris já trabalhou com alguns deles, todos excelentes. Mas como estamos sempre à procura de novas propostas, apresentamos para vocês o endereço que consideramos, hoje, como o melhor para degustar vinhos em Paris.

Degustação de vinhos em Paris, nas Galeries Lafayette

Degustação de vinhos em Paris nas Galeries Lafayette

As Galeries Lafayette, a principal loja de departamentos de Paris, organizam degustações de vinhos na sua cave da Lafayette Gourmet situada em frente da loja principal conhecida como Lafayette Coupole.

A degustação das Galeries Lafayette acontece na Duclot La Cave, no primeiro andar da Lafayette Gourmet. São 450 m² com 2.500 referências de vinhos originários de todas as regiões da França.

A oferta é imensa, vinhos de pequenos produtores desconhecidos até garrafas com etiquetas prestigiosas.

A gama de preços também é enorme, vinhos de pequenos produtores vendidos a partir de 5 euros até garrafas valendo centenas de euros. Somente para a região de Bordeaux, Duclot La Cave reúne 1.200 referências, ou seja, uma das mais belas ofertas de vinhos bordelais do mundo.

Na Duclot La Cave encontramos também vários formatos, quer dizer, garrafas tradicionais de 0,75 litros, o formato magnum de 1,5 litros, o double magnum de 3 litros, o jeroboam de 4,5 litros e o incrível nabuchodonosor de 15 litros.

Como é o local para degustar e comprar vinhos nas Lafayette Gourmet em Paris

A degustação de vinhos é realizada em pequena e íntima sala com grandes janelas dando para uma uma bonita vista, os fundos da Opéra Garnier. Espaço agradável com duas mesas altas e toda a tecnologia necessária para seguirmos as informações detalhadas. A degustação é feita em inglês.

Degustação de vinhos em Paris/grupos pequenos, até 9 pessoas

Qual o número de participantes na degustação das Galeries Lafayette em Paris

Para as degustações de vinhos, Duclot La Cave aceita no mínimo 2 e no máximo 9 pessoas, quer dizer, a degustação é feita em grupo pequeno, detalhe que descobrimos essencial. O número reduzido de participantes facilita o entrosamento, e, para os tímidos, facilita também a participação nos debates para tirar dúvidas ou pedir informações mais detalhadas. E, mais importante ainda, o número reduzido de participantes possibilita degustações generosas. Esta foi a primeira vez que participamos de uma degustação com taças cheias. Normalmente a dose degustação é apenas um fundo de taça, o suficiente para sentimos aromas e perfumes. Algumas degustações nem são em taças e sim no taste-vin, um objeto histórico em forma de concha.

Principais variáveis usadas na degustação de vinhos das Galeries Lafayette

Como toda degustação de vinhos corretamente conduzida, tivemos uma introdução para entendermos os principais termos e as principais variáveis que explicam a origem e a produção dos vinhos. A primeira explicação foi sobre a palavra terroir, conceito essencial para entendermos as características dos vinhos de cada região francesa. Em seguida analisamos as regiões vinículas da França e, em cada uma delas, o clima com o número de dias de sol e de chuva, as tradições locais e as características dos terrenos. Terminamos essa etapa com explicações sobre AOC, o label que permite identificar os produtos franceses e entre eles os vinhos. Rapidamente passamos para a etapa de como degustar vinhos onde falamos da análise da aparência do vinho, dos aromas, do teste e da conclusão.

Nesta etapa o grupo já estava entrosado graças ao sommelier sorridente e disponível.

Degustação de vinhos em Paris nas Galeries Lafayette

Como degustar vinhos (olfato, paladar, visão, outros)

As discussões entre os participantes e o sommelier se concentraram em torno de:

  • como aprender o vocabulário específico das degustações
  • quais as técnicas e procedimentos corretos de degustação
  • relação entre cépages e cores de vinho,
  • os aromas primários, os secundários e os terciários,
  • as diferentes classificações de champanhes,
  • as diferenças entre blend e millésimes,
  • a melhor taça para tomar champanhe: rasa com boca larga ou alta e boca estreita,
  • como é o envelhecimento do champagne,
  • se o beaujolais nouveau é golpe publicitário ou podemos o considerar um bom vinho,
  • o Brouilly, o grand cru do Beaujolais,
  • as diferenças entre Right Bank e Left Bank de Bordeaux,
  • como apreciar o aroma e as especificidades de cada safra
  • e muito mais…

Tempo de duração da degustação de vinhos nas Galeries Lafayette

Oficialmente a degustação de vinhos nas Galeries Lafayette dura 1h30m. Nós iniciamos a degustação às 18h e terminamos bem mais tarde do que a hora prevista. Não vimos o tempo passar. O fato do grupo ser pequeno possibilitou discussões divertidas, trocas de cartões de visita e de informações. Pela primeira vez, além de aprendermos muito e degustarmos excelentes vinhos, nos divertimos muito também.

Vinhos degustados nas Galeries Lafayette

Lista dos vinhos degustados nas Galeries Lafayette

  • Champagne Lancelot Pienne
  • Brouilly – Dominique Piron
  • Sancerre – Gérard Boulay
  • L’Andéol Rasteau – Famille Pérrin
  • Pouilly-Fuissé Nuance – Jacques Saumaize
  • Bordeau Supérieur – Château Virecourt Conté

Preço da degustação de vinhos nas Galeries Lafayette

O preço da degustação de vinhos nas Galeries Lafayette é de 49 euros para a degustação de 6 vinhos, o primeiro um champanhe. Preço bem mais barato que os praticados no mercado. E esse preço pode baixar mais ainda se você for leitor do Conexão Paris.

Desconto 10% degustação de vinhos em Paris

As Galeries Lafayette Paris Hausmann propõem uma série de experiências que vão te fazer mergulhar na autêntica art de vivre francesa. Entre elas a degustação de vinhos. E nossos leitores ganham 10% de desconto usando o código GLCONEXAO ao fazer sua reserva. Assim o preço da degustação de vinhos para os leitores do Conexão Paris é 44.10 euros. Clique aqui para reservar sua degustação com desconto.

Política de Cancelamento da degustação de vinhos das Galeries Lafayette

Se o número mínimo de participantes não for alcançado – 2 pessoas – a Galeries Lafayette reserva-se o direito de cancelar a turma. Nesse caso, você será reembolsado pela totalidade do valor pago. É possível cancelar sua presença na desgutação de vinhos com até 48 horas de antecedência. Após esse período será cobrado o valor integral do curso.

Degustação de vinhos – Idade dos participantes

Todos os participantes devem ter mais de 18 anos. A verificação de documento de identidade pode ser necessária.

Melhor época para fazer degustação de queijos e vinhos em Paris

A melhor época para fazer degustação de queijos e vinhos em Paris é de janeiro até dezembro, quer dizer, o ano inteiro. Não existe mês ideal para beber vinho. O que existe são vinhos ideais para acompanhar os diversos produtos das quatro estações do ano, vinhos ideais para dias quentes, dias frios e chuvosos e dias festivos.

Onde comprar vinhos em Paris

Como comprar vinhos em Paris

Onde comprar vinhos em Paris

Após a degustação de vinhos nas Galeries Lafayette, alguns participantes prolongaram a conversa com o sommelier sobre a compra de bons vinhos. Não se esqueça que o local de degustação é no interior de uma das melhores caves de Paris e que o sommelier pode te ajudar no momento da compra. Uma das participantes da degustação quis comprar um dos vinhos degustados e seu marido se interessou pelos vinhos vintages. Esta é mais uma das qualidades das degustações das Galeries Lafayette. Se você amou os vinhos degustados pode levar para casa alguns deles. Todos os vinhos que participam das degustações fazem parte do estoque da Duclot La Cave.

Principais Pontos Turísticos próximo à Galeries Lafayette

Para completar a organização do sua viagem, anote o que fazer antes ou depois da degustação de vinhos nas Galeries Lafayette.

Antes da degustação você pode fazer compras na loja Lafayette Coupole dedicada à moda feminina, ou na Lafayette Homme dedicada à moda masculina. E saiba que nossos leitores ganham presentes e mimos nas compras acima de 175 euros. Clique aqui para ver quais são os presentes oferecidos e como obtê-los.

Antes da degustação de vinhos você pode visitar a maravilhosa Opera Garnier, um dos monumentos mais bonitos de Paris. Compre seu ticket na hora, na entrada para os visitantes que se encontra nos fundos da Opera. Conte duas horas de programa.

Já que sua degustação é no final do dia, aproveite para fazer um programa longo como passeio de barco pelo Sena + visita da torre Eiffel. Os leitores do Conexão Paris possuem também 10% de descontos em todos os passeios da ParisCityVision. Clique aqui para obter o desconto e escolher o que fazer antes da sua degustação.

Degustação de vinhos e visita dos castelos do Vale do Loire

Degustação de vinhos em outras regiões da França

Degustação de Vinhos na Borgonha

Se você gosta de vinhos e degustação de vinhos um passeio de bike pela Borgonha te interessará. Conhecer as vinículas consideradas como as melhores do mundo de bicicleta é um passeio inesquecível. Você circula em pequenas estradas quase sem movimento ou em ciclovias traçadas entre os vinhedos. Além do mais, poderá degustar à vontade sem se preocupar com o álcool teste. Este passeio foi criado pelo Conexão Paris e você sabe que pode confiar nas nossas informações. Clique aqui para ler sobre degustação de vinhos na Borgonha.

Degustação de vinhos no Vale do Loire

Nós oferecemos também bonitos passeios de bicicleta pelo Vale do Loire. Nossos tours, organizados com carinho, propõem entre a visita de um castelo e outro piqueniques, paradas para degustar os vinhos do Vale do Loire e os produtos locais, jantares em bons restaurantes da região. Clique aqui.

Degustação de vinhos na região de Bordeaux

E claro, nós não poderíamos deixar de propor também passeios de bicicleta pelos vinhedos da região de Bordeaux, os vinhedos bordelais, como dizem os franceses. Aqui também você irá de um ponto a outro circulando entre vinhedos e castelos, entre piqueniques e degustações. Clique aqui.

Último detalhe para que sua viagem seja perfeita

Para entrar na Europa é necessário tem seguro viagem e nós te indicamos o site da Seguros Promo para você comparar os preços de várias seguradoras. Leitores do Conexão Paris possuem descontos na contratação do seguro. Clique aqui para obter informações e descontos.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.