Ver Paris do alto é tão mágico e arrebatador quanto andar por suas ruas ou navegar pelo seu rio. Descubra 4 locais de acesso gratuito dos quais temos lindas vistas de Paris. Venha se deslumbrar com a gente!

Quem nos acompanha no Instagram conhece bem a nossa série PARIS NAS ALTURAS, publicada a cada 10 dias nas stories. Feita em parceria com a Travel Wifi, essa série mostra as mais belas vistas de Paris do alto de (1) locais de acesso gratuito, (2) monumentos e museus e (3) restaurantes. 

Nesse artigo citamos os 4 locais de acesso gratuito – que proporcionam lindas vistas de Paris – nos quais gravamos episódios da série PARIS NAS ALTURAS (clique aqui para assisti-los). O por do sol visto de todos eles é deslumbrante, clique aqui e veja o horário do por do sol em Paris dia a dia.

1. Instituto do Mundo Árabe

Notre Dame e ilha Cité vistas do topo do Instituto do Mundo Árabe. Foto: Kiev.Victor | Shutterstock

Localizado no Quartier Latin, às margens do rio Sena, o Instituto do Mundo Árabe é um instituto cultural francês consagrado ao mundo árabe. Além de possuir um museu com acervo permanente e uma biblioteca que trata da história e cultura dos povos árabes, o local promove exposições temporárias girando em torno desse tema. O prédio foi projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel que usou elementos da arquitetura árabe tradicional, como os muxarabis, porém de forma hightech. No topo do edifício – 9º andar – há um restaurante – Le Zyrab, atualmente comandado pelo excelente chef Guy Martin – e o terraço de observação, cujo acesso é gratuito.

Do terraço do IMA, vemos, em primeiro plano, o rio Sena, a ilha Saint Louis, a ilha Cité e as costas da Notre Dame. Em seguida vislumbramos grande parte dos prédios e monumentos importantes da rive droite parisiense (a parte direita de Paris com relação ao rio Sena): Opéra Garnier, Torre Saint Jacques, Centro Pompidou, Hôtel de Ville e até a região de La Défense, já fora de Paris.

Endereço: 1 rue des Fossés-Saint-Bernard, 75005 | Metrô linhas 7 ou 10, estação Jussieu | Funcionamento: terça a domingo, de 10h as 18h.

2. Topo da colina de Montmartre

vistas de Paris

Torre Eiffel vista da Square Nadal, na colina de Montmartre

A região de Montmartre dispensa apresentações. Ela é a mais romântica, charmosa e bucólica de Paris e a super queridinha dos brasileiros.

O topo da colina de Montmartre (onde fica a Basílica do Sacré-Cœur) é o ponto mais alto de Paris, a 130 m de altitude. Além disso, como a região fica bem ao norte da cidade, conseguimos vê-la quase toda. Infelizmente a Torre Eiffel fica de fora dessa vista. Para ver a torre é preciso ir até a Square Nadar (essa praça fica à esquerda da basílica, se estamos em frente a ela), de onde tiramos a foto acima.

Endereço: você pode chegar ao topo da colina de Montmartre (e à Basílica do Sacré-Cœur) pelo caminho tradicional: descer do metrô linha 2 na estação Anvers e subir a rue de Steinkerque. Aproveite para fazer suas comprimha na Farmácia Monge, que fica bem em frente à saída da estação Anvers e oferece 10% de desconto aos leitores do Conexão Paris na compra de cremes e cosméticos, veja aqui). Outra opção é pegar nosso caminho alternativo (clique aqui e leia nosso artigo explicando), você chegará por trás da igreja e descobrirá a Montmartre de seus moradores.

3. Topo do Parque de Belleville

O parque de Belleville fica no 20º arrondissement de Paris – região nordeste da capital – e seu ponto mais alto está a 108 metros de altitude. Até o século 18 a colina de Belleville – onde fica o parque – era uma região rural. No século 19, devido a descoberta de uma mina de calcário – de onde saíram as pedras para a construção dos prédios da cidade – a região passou a atrair muitos trabalhadores e acabou se urbanizando. Ainda há no parque um vinhedo cujo vinho produzido pode ser degustado no começo de outubro durante as vendanges (época da colheita das uvas).

Do topo do Parque de Belleville temos vistas de Paris mais completas que do topo da colina de Montmartre. Daqui conseguimos ver a Torre Eiffel.

Endereço: 47 rue de Couronnes, 75020 | Metrô linha 2, estação Couronnes

4. Terraço das Galeries Lafayette

Paris vista do terraço das Galeries Lafayette

Além de ser a mais bonita e conhecida loja de departamento de Paris, as Galeries Lafayette possuem um concorrido e agradável terraço – de acesso gratuito – no 8º andar de seu prédio principal.

De lá, vemos, em 1º plano, as costas da Opéra Garnier e muitos outros prédios e monumentos importantes da capital francesa: o topo do Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, a Igreja da Madeleine, o telhado de vidro do Grand Palais, as cúpulas dos Invalides e do Panteão, o Centro Pompidou etc. Uma dica é ir até a extremidade menos concorrida do terraço (oposta ao restaurante) e olhar para trás, você terá uma bela vista da Basílica de Montmartre.

Até meados de outubro, o restaurante Créatures estará funcionando no terraço, depois de admirar as vistas de Paris, faça uma pausa para um drink. Lembrando que as Galeries Lafayette oferecem presentes aos leitores do Conexão Paris nas compras acima de 175€, clique aqui para saber mais.

Endereço: 40 boulevard Haussmann, 75009 | Metrô linhas 7 ou 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 ou 8, estação Opéra. | Funcionamento: segunda a sábado de 09:30 as 20:30 e domingos de 11:00 as 19:00.

O que é a Travel Wifi

A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi móvel na França e/ou Europa e vende chip para celular que funciona na Europa. A empresa oferece desconto aos leitores do Conexão Paris na locação do dispositivo e na compra do chip. Para saber mais detalhes clique aqui e acesse nosso artigo que explica tudo.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.