A horta das Galeries Lafayette existe desde 2015 no telhado da famosa loja de departamentos. É possível fazer uma visita guiada nesse belo jardim secreto.

Apesar de Paris ter cerca de 490 espaços verdes oficiais entre bosques (2), parques (17), jardins (145), praças (275) e outros, a prefeitura da cidade possui um programa para torná-la ainda mais verde chamado Végétalisons Paris (Vegetalizemos Paris).

O objetivo do programa é aumentar a área verde em Paris e é focado tanto no cidadão e na propriedade privada quanto nos espaços e prédios públicos. A prefeitura fornece alvarás; informações práticas; dicas e sugestões de quais plantas utilizar em cada caso; cursos e até mesmo terra, plantas, sementes e árvores aos interessados.

Vegetalização de um telhado no 13° arrondissement de Paris

No âmbito do espaço público, a vegetalização pode ocorrer nas varandas, terraços, pátios internos e tetos dos prédios públicos com a implantação de jardins ornamentais ou hortas. Nas vias públicas o objetivo é o plantio de mais árvores; instalação de jardineiras de madeira em calçadas e estacionamentos (e até mesmo no asfalto, ao longo do meio fio); a construção de jardins ao longo das fachadas dos prédios e o cultivo de pequenas hortas aos pés das árvores de rua já existentes.

Canteiros na calçada em rua do 10° arrondissement de Paris

No âmbito do espaço privado (tanto de particulares quanto de empresas), incentivasse o mesmo tipo de ocupação vegetal, além da vegetalização de muros e fachadas cegas. Esse último não tem a ver com os jardins verticais como aquele do Museu do Quai Branly (que requerem mais cuidados e consomem mais água que um jardim comum) mas sim de plantas trepadeiras que se agarram naturalmente ao muro ou se enrolam em cabos instalados ao longo das paredes.

Vegetalização de muros e fachadas em Paris.

A horta das Galeries Lafayette

Dentro da mesma ideia de vegetalização de espaços urbanos inutilizados, a startup Sous les Fraises, especializada na produção de alimentos orgânicos nas cidades, possui hortas espalhadas por Paris, Lyon e Annecy. A maior e mais conhecida delas fica no telhado das Galeries Lafayette – acima do famoso terraço aberto ao público – e foi implantada em 2015.

horta das Galeries Lafayette

Detalhe da horta vertical das Galeries Lafayette

A horta da Lafayette possui mais de 150 espécies de plantas comestíveis entre frutas, vegetais, legumes e flores, em um total de 18.000 plantas e área de 1.200m². A horta não é horizontal e sim vertical. Tudo é plantado em mantas feitas de feltro e cânhamo – desenvolvidas pela Sous les Fraises – que ficam penduradas em estruturas metálicas.

As fileiras de plantas

Dentre os clientes da horta estão restaurantes parisienses que buscam produtos frescos produzidos localmente e a própria Sous le Fraise que, sob o nome Farmhouse Paris, fabrica cervejas, vodka, gim, balas, doces e biscoitos utilizando ingredientes vindos se suas próprias hortas.

A visita

Recentemente fizemos um tour guiado à horta da Lafayette – o único meio de visitar o local – e ficamos maravilhados não só com o projeto em si mas também com as belas vistas de Paris que o local proporciona. Segundo a guia, a horta produz por ano cerca de 5 toneladas de tomates!

Vista da Opéra Garnier a partir da horta da Lafayette

Eles também fazem intercâmbio de sementes com outros países afim de divulgar e preservar certas espécies. É impressionante ver a variedade de plantas cultivadas e a extensão da horta, que serve também como fonte de alimento para as abelhas que moram no telhado da vizinha Opéra Garnier.

Para reservar um tour guiado à horta da Lafayette, clique aqui.

A Torre Eiffel vista da horta da Lafayette

Outras atividades e benefícios das Galeries Lafayette

Além da visita à sua horta, as Galeries Lafayette oferecem também uma série de outras atividades na sua loja: degustação de vinhos e queijos, cursos de macaron, ateliê de maquiagem e um desfile semanal com as novidades da estação. Os leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto em todas elas. Clique aqui para ler nosso artigo que explica tudo direitinho.

Clique aqui e saiba quais os benefícios as Galeries Lafayette oferecem aos leitores do Conexão Paris durante o ano de 2019.

Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra. Horários: segunda a sábado de 09:30 as 20:30 e domingos de 11:00 as 19:00.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris