Os mercados de Natal fazem parte do cenário de final de ano de todas as cidades europeias. Eles são divertidos e ajudam a criar o clima de família e de aconchego tão associados à época natalina. Para aqueles que estão super ansiosos, veja os principais mercados de natal em Paris em 2018.

Para a decepção de muitos turistas, ano passado não aconteceu o mais famoso mercado de Natal de Paris, o da avenida Champs Élysées. O cancelamento e a não renovação da permissão de exploração do espaço teve como razão a “qualidade medíocre das atrações e dos produtos vendidos”. Em meio às comidas típicas e aos produtos artesanais regionais franceses havia também muitos produtos industrializados “made in China” que nada tinham a ver com a França ou a época natalina. Segundo a prefeitura de Paris, o local e o público merecem um evento de mais qualidade e com mais conforto.

E em 2018? Esse ano mais uma vez o mercado de Natal da Champs Élysées não irá acontecer porém ele será transferido para o Jardin des Tuileries, um local que pertence ao museu do Louvre e não à cidade de Paris.

Já a iluminação de Natal da avenida Champs Élysées será inaugurada dia 22/11 e vai até o dia 09/01/2019.

Principais mercados de Natal em Paris

Espalhados por toda a cidade, os mercados de Natal de Paris oferecem comidas típicas da época e das principais regiões francesas; produtos artesanais franceses e de outras partes do mundo, além de animações e diversões. Veja abaixo os principais mercados de Natal de Paris em 2018:

  • Mercado de Natal do Jardim des Tuileries. Esse é o reformulado e melhorado mercado de Natal que acontecia na avenida Champs Élysées. São cerca de 120 chalés vendendo comidas e produtos típicos das várias regiões francesas, roda gigante de 50 metros de altura e pista de patinação no gelo. De 24 de novembro 2018 a 06 de janeiro 2019. Metrô linha 1, estação Tuileries.
  • Mercado de Natal da Canopée des Halles. 1° mercado de Natal do Forum des Halles, o grande centro comercial na região central de Paris conhecida com Les Halles (clique aqui e aqui e leia nossos artigos sobre ela). De 1° de dezembro a 6 de janeiro 2019. Segundas e terças de 10h as 20h30, de quarta a sádado de 10h as 21h e domingos de 11h as 20h. Metrô linhas 1, 4, 7, 11 e 14; estação Châtelet.
  • Mercado de Natal na praça do Hôtel de Ville (prefeitura de Paris). Depois de algum tempo ausente, o mercado de Natal volta à praça da prefeitura de Paris, no Marais. De 14 de dezembro a 6 de janeiro 2019. Metrô linhas 1 e 11; estação Hôtel de Ville.
  • Mercado de Natal da Notre-Dame de Paris. Acontece na vizinha Square René Viviani (rue du Fouarre / quai Montebello, onde fica a árvore mais antiga de Paris com mais de 400 anos) e não na praça em frente à catedral de Notre Dame. De 14 a 23 de dezembro 2018. Metrô linha 4; estação Cité ou Saint Michel e linha 10, estação Maubert – Mutualité.
mercados de Natal em Paris

Mercado de Natal da Notre-Dame de Paris (foto: 

  • Mercado de Natal de Saint Germain des Prés. O mais tradicional mercado de Natal de Paris que acontece próximo à igreja de Saint Germain des Prés. De 1° a 31 de dezembro 2018. Metrô linha 4, estação Saint-Germain-des-Près.
  • Village de Natal de La Défense. Apesar de não ser exatamente em Paris e sim no bairro/região próxima conhecida como La Défense (clique aqui e leia sobre ela), esse é o maior mercado de Natal da capital com cerca de 350 chalés. De 22 de novembro a 29 de dezembro 2018. Metrô linha 1, estação La Défense.
mercados de Natal em Paris

Village de Natal de La Défense


mercados de Natal em Paris

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.