Vai acontecer o mercado de Natal na Champs Élysées? Saiba a reposta no artigo abaixo e conheça outros mercados de Natal em Paris.

Muitos leitores têm nos perguntado se o mercado de Natal da avenida Champs Élysées vai acontecer. A resposta é não.

O Conselho Municipal de Paris decidiu cancelar a realização do mercado em 2017. O cancelamento – e a não renovação da permissão de exploração do espaço concedida ao empresário Marcel Campion – tem como razão a “qualidade medíocre das atrações e dos produtos vendidos”. Em meio às comidas típicas e aos produtos artesanais regionais franceses há também muitos produtos industrializados “made in China” que nada tem a ver com a França ou a época natalina. Segundo a prefeitura, o local e o público merecem mais qualidade e conforto. Propostas para o ano de 2018 já podem ser enviadas.

Apesar de ser um evento recente – o 1° mercado de Natal da Champs Élysées aconteceu em 2008, ideia de Campion – ele faz parte do calendário de festas de fim de ano de Paris e também do roteiro dos turistas que visitam a cidade nessa época. Cerca de 15 milhões de pessoas passam pelo mercado todos os anos.

Marcel Campion é especializado em eventos do tipo “parques de diversões”. Ele é também o proprietário da Grande Roda Gigante, instalada todo inverno na Place de la Concorde, e que parece também estar com os dias contados. A prefeitura não quer mais a sua instalação em local tão histórico e importante. Parece que a amizade entre Campion e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, não anda muito bem.

Mas não fiquem tristes! Espalhados pela cidade, acontecerão cerca de 25 outros mercados de Natal onde vocês poderão encontrar todas as comidas e bebidas típicas da estação, tais como: vinho e chocolate quentes, tartiflette, marshmallow e castanhas assadas etc. Veja abaixo 4 opções que acontecem em locais emblemáticos e belos de Paris.

Mercados de Natal em Paris

  • Natal nos Invalides: pela 2ª vez o mercado de Natal se instala em frente aos Invalides e sua cúpula dourada. Além das barraquinhas com comidas e produtos típicos, o evento propõe também uma visita guiada (paga e em francês) de 1 hora à igreja (onde Napoleão está enterrado). De 15 a 31 de dezembro 2017 (fechado dia 25). Todos os dias de 11h30 as 19h (dia 24, de 11h30 as 16h30). Metrô linha 8, estação École Militaire ou linha 13, estação St François Xavier.

Mercado de Natal nos Invalides

  • Village de Natal do Champs de Mars. Em frente à Torre Eiffel. Barraquinhas, comidinhas típicas e até uma pista de patinação no gelo de 300m². De 21 de dezembro 2017 a 8 de janeiro 2018. Todos os dias de 11h as 20h. Metrô linha 8, estação École Militaire.

Mercado de Natal do Champs de Mars

  • Mercado de Natal de Saint-Germain-des-Près. Apesar de pequeno e um pouco apertado, não há como escapar do Mercado de Natal de Saint Germain, um dos mais tradicionais de Paris. Acontece na praça da Igreja de Saint Germain e ao longo do boulevard de mesmo nome, próximo aos míticos Café de Flore, Café des Deux Magots e brasserie Lipp. De 2 de dezembro 2017 a 3 de janeiro 2018. Metrô linha 4, estação Saint-Germain-des-Près.
  • Mercado de Natal do Halles. Pela 1ª vez vai acontecer um mercado de Natal na região do Halles, a grande praça no centro de Paris que vem sendo reformada já há alguns anos (clique aqui e aqui e leia nossos artigos sobre ela). O mercado não acontece na grande praça/jardim em frente ao Forum des Halles e sim ao redor da Fonte dos Inocentes (Place Joachim du Bellay) e promete – além das comidas típicas – produtos artesanais de qualidade vindos de várias partes do mundo. Serão 70 chalés de madeira, uma floresta de árvores de Natal, casa do Papai Noel etc. A imprensa anda dizendo que esse mercado vem substituir o da Champs Élysées. De 27 de novembro a 31 de dezembro 2017. Todos os dias de 10h as 21h, sextas e sábados de 11h a meia noite. Metrô linha 1, 4, 7, 11 e 14 estação Châtelet.

mercados de natal em paris

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda no site Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.