Quando estiver na Champs Élysées, admire as esculturas do telhado do Grand Palais.

O comentário de uma follower na nossa conta Instagram revelou minha paixão pelas duas esculturas que decoram o telhado do Grand Palais. Há anos, passo e repasso e a cada vez levanto os olhos para ver um dos quadriges. Quadrige é o nome dado ao carro puxado por quatro cavalos usado na antiguidade.

Esculturas do telhado do Grand Palais

O Grand Palais possui dois quadriges. Um do lado Sena e outro do lado Champs Élysées. Tenho uma preferência por este último.

Os dois conjuntos possuem assinatura de Georges Récipon, artista francês falecido em 1920. Sem dúvida alguma, os quadriges do Grand Palais são as obras mais famosas deste escultor. Ele é autor também de duas belas esculturas da ponte Alexandre III representando ninfas.

Os quadriges de Récipon são em cobre. O conjunto do lado Champs Élysées representa a “Imortalidade à frente do Tempo”. O do lado Sena a “Harmonia dominando a Discórdia”. Todas as duas possuem um movimento maravilhoso, animadas por um sopro exuberante.

Esculturas Grand Palais. Foto: ÉMOC, Patrick Tourneboeuf

Na origem, a cor da pátina deveria se marron “florentino”, como a cor das ninfas da ponte. A direção do monumento preferiu o verde claro, que é o mesmo verde chamado “réséda” das estruturas metálicas do interior do Grand Palais. Esta cor valoriza a leveza das esculturas.

Esculturas Grand Palais. Foto ÉMOC, Patrick Tourneboeuf

De 2001 até 2004 o Grand Palais passou por uma grande reforma. Neste momento Paris ficou sem seus quadriges. Eles foram retirados do telhado e tratados contra a corrosão. Durante três meses, peça por peça foi desmontada. Em seguida estocadas no interior da grande nef para serem mais tarde transportadas e restauradas em atelier fora de Paris.

Esculturas Grand Palais. Foto ÉMOC, Patrick Tourneboeuf

Em 2004 estes chefs-d’oeuvre de leveza, com suas doze toneladas cada, puderam de novo voar no céu de Paris à 30 metros acima do solo.

Grand Palais: 3 avenida do Général Eisenhower, 75008.


Esculturas do telhado do Grand Palais

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.