Viajar de carro pela França pode parecer simples, mas não é.

Viajar de carro pela França não requer somente as qualidades que definem um bom motorista. Conduzir em cidades ou estradas onde circulamos pela primeira vez requer também dominar regras locais.

Pensamos neste artigo após um grave acidente ocorrido dia 20 de dezembro 2016 na França. O acidente envolveu 50 veículos, causou 5 mortes e numerosos feridos.

Cito somente este pelo seu caráter excepcional, mas todos os dias ocorrem acidentes menores – provocados pelas mesmas causas – nas estradas.

...

Viajar de carro

Regras a respeitar 

. A ótima qualidade das estradas francesas pode induzir ao aumento da velocidade. Um motorista menos habituado às auto-estradas com várias pistas, revestimento impecável, declives e curvas suaves aumenta a velocidade sem se dar conta.

Em situação normal a velocidade na autoroute é 130. Com chuva e neve, 110. Com visibilidade inferior a 50 metros, 50. Nas estradas nacionais, os números caem para 90, 80, 50. E dentro das cidades para 50, 50, 50.

Primeiro cuidado: respeite a velocidade indicada nas placas.

. Como o limite de velocidade máxima é alto, o respeito da distância de segurança entre os carros é um item fundamental. O acidente citado acima ocorreu exatamente pelo não respeito desta regra.

Segundo cuidado: respeite a distância de segurança entre os carros. Nas estradas, a distancia mínima fica indicada com desenhos no asfalto. O não respeito da distância de segurança gera uma multa de 135 euros.

. Se acontecer um acidente na estrada, cuidado redobrado! Diminuir a velocidade para olhar o que acontece nas outras pistas é arriscado e causa do suraccident. Quer dizer, o acidente que agrava um acidente anterior. O caso citado acima envolveu 50 carros quase todos eles em situação de suraccident.

Terceiro cuidado: se for testemunho de um acidente não diminua a velocidade repentinamente. Se tiver a impressão de que o acidente acabou de acontecer, diminua a velocidade após o carro acidentado. Sempre atento para evitar outros acidentes, chame o número de urgência.

. A qualidade da auto estrada e tão boa que dirigir se torna monótono. Como as auto estradas não passam por cidades e que a paisagem é sempre a mesma o condutor desliza para um torpor. Muito cuidado para não dormir, sobretudo em longos trechos sem curvas.

Quarto cuidado: pare inúmeras vezes, o ideal é uma pausa café a cada 1h30. Não dirija se dormiu mal na noite precedente. Pesquisa recente prova que dormir 5 ou 6 horas equivale ao risco de ter um acidente dirigindo com 0,8 g de álcool no sangue. A taxa de álcool autorizada é de 0,5 g por litro de sangue.

CUIDADOS par quem vai viajar no INVERNO

. Se for viajar no inverno, alugue carro com pneus adapatados para a neve.

. Consulte os sites de meteorologia locais para se preparar e saber se encontrará pela frente neve, neblina, chuva. Já tivemos relatos de viajantes que foram obrigados a um retorno repentino. Diante de nevasca inesperada eles perderam reservas e toda a organização da viagem.

. Se for sair das auto-estradas e pegar estradas pequenas, tome cuidade redobrado em relação à neve. Estas estradas não tem a mesma estrutura de apoio e de segurança. Caso queira explorar vilarejos recomendamos que alugue um carro mais potente. Um 4×4 por exemplo, com tração em todas as rodas.

. Em caso de neve e frio, os vidros do carro ficam congelados. Tenha no porta malas pás e produtos para descolar o gelo dos vidros das janelas.

Dicas suplementares

. Para alugar o carro, a maioria das empresas pede, alem da carteira internacional, a carteira de motorista brasileira original.

. Evite dirigir dentro das grandes cidades – trânsito infernal e dificuldade para encontrar estacionamentos. Os transporte públicos são sempre a melhor opção em Paris, Lyon, Bordeaux, Marseille…

. Caso você não siga a dica acima, evite entrar ou sair das cidades grandes nos horários de pico. Você corre o risco de enfrentar longos trechos com o trânsito extremamente lento.

Atenção, leia a legistação sobre circulação no site oficial do governo (clique aqui).


Viajar de carroAcesse no site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.