O Natal combina com Paris. O friozinho, a beleza da cidade e as vitrines temáticas das grandes lojas de departamento contribuem para o clima aconchegante de celebração. Outra peça chave nas comemorações natalinas são os mercados de rua que surgem nessa ocasião. Apesar de serem relativamente recentes (começaram nos anos 1990), eles já fazem parte da tradição da cidade e são aguardados com ansiedade tanto pelos locais quanto pelos turistas. Neles podemos apreciar as comidas e bebidas típicas dessa época como as castanhas (marrons) assadas e o vinho quente.

Castanhas assadas

Barraquinha vendendo castanhas assadas no Mercado de Natal da Champs Élysées em 2013

O mercado mais tradicional e incontournable da cidade é o que acontece na avenida Champs Élysées mas outras regiões também possuem suas feiras natalinas:

  • Vila de Natal da Champs-Elysées: de 15/11 a 03/01, todos os dias de 12:00 às 00:00. Metrô linhas 1, 8 e 12; estação Concorde. Um dos maiores e mais famosos mercados de Natal de Paris, ele ocupa os primeiros quarteirões da avenida Champs Élysées, da Praça da Concorde até a rotatória na estação Franklin D. Roosevelt. Seus inúmeros chalezinhos vendem comidas típicas de Natal e das várias regiões franceses além de produtos artesanais e lembrancinhas industrializadas. Há também um parquinho de diversões para as crianças, pista de patinação na neve e até um restaurante brasileiro.
Produtos típicos: o delicioso Canelé de Bordeaux

Mercado de Natal da Champs Élysées de 2013

  • Vila do Papai Noel da Praça Saint-Germain-des-Prés: de 28/11 a 04/01, todo os dias de 10:00 às 20:00. Metrô linha 4, estação Saint-Germain-des-Prés. Cerca de 30 chalezinhos de madeira vendendo comidas e bebidas natalinas.
  • Mercado de Natal da Torre Montparnasse: de 10/12 a 31/12, todos os dias. Metrô linhas 4, 6, 12 e 13; estação Montparnasse – Bienvenüe. Mercado aos pés da Torre Montparnasse.
  • Vila de Natal Quai Branly: de 17/12 a 03/01, de 10:00 às 19:00. Metrô linha 6, estação Bir-Hakeim. Mercado ao longo do Sena em frente ao Museu du Quai Branly.
  • Trocadéro on ice: de 18/12 a 03/01. Metrô linha 6 ou 9, estação Trocadéro. Pista de patinação no gelo de 300m2 nos jardins em frente à Torre Eiffel, do outro lado do rio Sena.
  • A Grande Roda Gigante da Praça da Concorde volta a ser instalada no dia 06 de novembro e dessa vez funcionará até o dia 01 de março de 2016. Além disso, ela terá 8 metros a mais contando no total 65 metros de altura. Valor do ingresso: 10€.
A roda gigante da Praça da Concorde (foto: Jean-Pierre Dalbéra no Flickr)

A roda gigante da Praça da Concorde (foto: Jean-Pierre Dalbéra no Flickr)

Leia também:


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.