por Rodrigo Lavalle

O Boulevard Beaumarchais, que separa o Alto Marais do 11° arrondissement, está em transformação já faz alguns anos. Seguindo a inevitável onda gentrificadora das grandes cidades, a avenida passou de terra de ninguém – cheia de lojas especializadas em aparelhos fotográficos e motos – a novo corredor cool-fashion-gastrônomico. Paralelo a isso, as lojas e marcas locais francesas estão abandonando o Baixo Marais (que está sendo ocupado pelas grandes marcas internacionais) e migrando para o Alto Marais.

PLI1

Fachada da Maison Plisson

O coroamento desse processo se deu com a abertura recente da Maison Plisson. O local, dividido em 2 lojas, é totalmente dedicado à alimentação. Além de horti-fruti, padaria, adega, açougue e queijaria, há também um café e um restaurante. É uma mini Grande Épicierie de Paris sem a aura de sofisticação mas com uma alma orgânico-conceitual-ecológica. Os itens vendidos passaram por um processo de seleção tão criterioso e complexo que é um milagre o local não ter falido mesmo antes de abrir (veja todas as etapas aqui). A preferência é por produtos franceses e sobretudo por aqueles produzidos ou cultivados próximos à Paris, a fim de reduzir os prazos de entrega e garantir o frescor.

PLI2

As charcuteries

Os preços praticados são semelhantes e, em alguns casos, um pouco mais baratos que os das grandes redes de supermercados franceses. Óbvio que há produtos caros mas o preço quase sempre se justifica pela excelência deles. Uma das estrelas é a “nutella” orgânica feita sem óleo de palma e com mais avelã e menos açúcar que a industrializada.

Ao lado do mercadinho ficam o café e o restaurante com uma varanda super simpática. Melhor se instalar nela pois o salão mesmo é meio apertado. Tudo que é preparado ali vem da própria épicerie.

pli4

A varanda

O empreendimento é de Delphine Plisson que trabalhava na área de moda (na marca francesa Claudie Pierlot) e tem como padrinhos os chefs Yves Camdeborde (do polêmico – aqui no Conexão Paris – Relais Saint Germain) e Bruno Doucet (do excelente Régalade Conservatoire). Esperamos que dê certo.

Maison Plisson: 93 boulevard Beaumarchais, 75003. Metrô linha 8, estação Saint Sébastien – Froissart. Aberta todos os dias de de 8h30 as 21h (domingos de 8h30 as 17h).

Leia também sobre outras lojas no Boulevard Beaumarchais:


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.