Tree na Place Vendôme

Tree na Place Vendôme

Se não fosse o “acontecimento” artístico/cultural da destruição da obra de arte que ficou conhecida como o sex-toy anal da Place Vendôme, eu não teria visto a exposição do artista americano Paul McCarthy.

Um resumo para aqueles que não acompanharam a polêmica: durante e Feira Internacional de Arte Contemporânea, em Paris, uma obra de McCarthy foi montada na Place Vendôme. Uma vez instalada, a obra foi destruída por grupos ligados à movimentos tradicionalistas. Argumento: Tree, o nome da obra, na realidade não era uma árvora e sim um sex toy anal.

Na minha humilde opinião, a bela praça Vendôme está tão desfigurada por obras, tapumes e guindastes que uma agressão a mais passaria despercebida.

Mas com o ato do vandalismo, a obra – árvore ou sex toy –  se tornou símbolo da “expressão reacionária francesa”  e da “luta a favor da liberdade de expressão”.

E foi assim que a curiosidade me levou até o museu Monnaie de Paris para conhecer melhor McCarthy, considerado um dos grandes artistas contemporâneos. Na realidade, estava a procura de obras que ultrapassassem a pobreza conceitual da polêmica Tree.

Factory

Chocolate Factory

As fotos dão uma visão geral da exposição Chocolate Factory.

Antes de chegarmos na fábrica de chocolate, na bela escadaria da Monnaie de Paris, o artista instalou uma floresta de Trees.

Chcolate Factory

Chcolate Factory

Entrando na Factory, três aspectos chamam a atenção: o perfume do chocolate, o contraste entre a obra e a elegância do local e a metáfora absurda entre a cor do chocolate e excrementos.

McCarthy montou uma fábrica de chocolate onde duas operárias “bonecas Barbie” produzem, como autômatas, plugs anais e papais noéis carregando sex-toys de chocolate.

R

Papais noéis

Chocolate Factory

Chocolate Factory

Em seguida, as figurinhas de chocolate são estocadas nas salas seguintes, entre camas desfeitas e desmontadas e vídeos projetados nas paredes.

Chocolate Factory

Chocolate Factory

Nestes vídeos o artista geme e resmunga enquanto escreve palavras como stupid fucker artist, stupid American insulting France…

O percurso termina em uma lojinha onde os visitantes podem comprar os chocolates da Factory.

Valeu pela beleza da Monnaie de Paris, pelas margens do Sena e pela companhia.

Monnaie de Paris: 11 Quai de Conti, 75006. Estação Pont Neuf, linha 7.


bolsas hermèsNa nossa agência online Minha Viagem Paris você vai descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.