O interior da França é maravilhoso e vale a pena conhecê-lo na primavera, no verão e no outono.

Já no inverno, a viagem pede uma organização mais detalhada e ficamos tributários da meteorologia e dos hotéis e restaurantes abertos nesta estação.

A organização da viagem no inverno exige carros com pneus adapatados à neve e conhecimentos dos usos e costumes locais. Certas pequenas cidades românticas e encantadoras, com janelas floridas e varandas cheias de turistas, se transformam, no inverno, em cidades fantasmas. Absolutamente tudo fechado e coberto pela neve. Por isso não pegue estrada sem um circuito definido. A aventura romântica de pegar o carro sem projeto definido e ir parando onde quisermos não é apropriada neste caso.

Strasbourg no inverno

Strasbourg no inverno

Por isso, se quiser conhecer o interior da França no inverno sugerimos regiões organizadas para atrair o turista o ano todo. Alguns exemplos: o Mont Saint Michel, um roteiro pela Alsácia que inclua Strasbourg e Colmar e seus mercados de Natal, a visita de cidade de Bordeaux e seus vinhedos, a visita de Beaune, Dijon e os vinhedos da Borgonha ou então desça em direção ao Mediterrâneo. Marseille, Nice, Cannes, Menton são cidades grandes com restaurantes e hotéis abertos o ano todo e com eventos que animam o inverno da Côte d’Azur. Sem contar, é claro, com a visita dos castelos do Vale do Loire que continuam abertos no inverno.

De todas as opções citadas, a Alsácia é a mais típica, onde a presença do inverno é marcante. Ela é linda nas outras estações. Mas no inverno ela adquire um aspecto surreal.

Strasbourg no inverno

Strasbourg no inverno

O Mercado de Natal de Strasbourg é famoso e seu ambiente mágico. Sobretudo, no final do dia, quando as luzes das decorações e das vitrines brilham e que os cantos de Natal ressoam nas Igrejas. Este Mercado é uma tradição secular, pois encontramos referências em manuscritos que datam de 1605.

Strasbourg e o Mercado de Natal ao lado da Catedral

Strasbourg e o Mercado de Natal ao lado da Catedral

O Mercado de Natal de Strasbourg funciona do dia 28 de novembro até dia 31 de dezembro9 e ocupa várias ruas e praças do centro da cidade, sobretudo a praça Broglie e a praça da Catedral. Centenas de comerciantes oferecem produtos tradicionais, decorações típicas de Natal e delícias da culinária local.

Não deixe de consultar o programa cultural do evento, sempre rico e variado com concertos, corais e gospels que lotam a Catedral e as igrejas.

As fotos acima foram tirados do site oficial do Natal de Strasbourg.

Clique aqui para ter acesso ao site oficial do Natal de Strasbourg.

A Côte d’Azur é agradável no inverno. As temperaturas são mais amenas e as cidades funcionam normalmente. Nesta época temos a divertida e surpreendente Festa do Limão de Menton, que atrai multidões. Leia informações sobre este evento aqui. Ou então o Carnaval de Nice com seus desfiles de carros alegóricos. Leia mais aqui.

No inverno a bela mansão Villa Ephrussi de Rothschild, situada pertinho de Nice continua aberta e você pode visitá-la. Verifique somente os horários exatos clicando aqui.

Bordeaux é também uma cidade grande e cosmopolita. Sua programação cultural no inverno é intensa. E vários produtores de vinho da região ficam abertos para visitas e degustações o ano todo. Clique aqui para ver a lista dos castelos e suas vinículas.

Se você tiver a informação correta, tenho certeza que vai adorar o inverno francês.

Transportes:

  • Avião: Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Carro: Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
  • Ônibus: Esta é a opção mais barata, consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.

Bolas de Natal em Cristal da AlsáciaAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.