O espaço beleza e perfumaria da Galeries Lafayette Paris Haussmann esconde preciosidades que passam despercebidas pelos clientes mais apressados.

Situado no térreo do prédio principal do grande magasin, esse espaço é mais conhecido pelas famosas marcas de perfumes e cosméticos que ali são vendidas: Chanel, Dior, Guerlain, MAC. Porém, para além dessas mega marcas internacionais, existem outras que são quase segredos da longa história da indústria da beleza francesa. Em uma recente visita eu descobri as seguintes pérolas:

ESMALTES:

– Kure Bazaar

O grande diferencial da marca é a sua fórmula menos tóxica onde 85% da composição são produtos naturais extraídos do algodão, milho, batata e trigo. Kartika Luyet, modelo italiana nascida no Brasil, teve a idéia de desenvolver e fabricar esmaltes com menos substâncias químicas quando ficou grávida de seu primeiro filho. Sucesso imediato entre as grávidas e as pessoas alérgicas. Além disso, por não impermeabilizar as unhas, deixando que a água passe através dele, o esmalte da Kure é bastante procurado pelas mulheres muçulmanas pois elas precisam lavar as mãos (incluindo as unhas) antes das orações.

Esmaltes Kure Bazar à venda nas Galeries Lafayette

Esmaltes Kure Bazaar à venda nas Galeries Lafayette

– SinfulColors

Marca americana que produz uma linha para a Galeries Lafayette. Além dos vidros de tamanho tradicional, possui também a prática e econômica opção mini-vidro. A caixa-presente com 3 mini-vidros é uma fofura e uma ótima idéia de lembrancinha.

SinfulColors, marca de esmaltes da Galeries Lafayette

SinfulColors

MAQUIAGEM:

– Bourjois

Marca francesa de maquiagem super tradicional e acessível, considerada a prima (popular) da Chanel. Fundada em 1863 na região dos teatros de Paris, a Bourjois teve como primeiro criador o comediante Joseph-Albert Ponsin que produzia cosméticos e perfumes para atores e atrizes da época. Hoje em dia oferecem uma gama completa de maquiagem. Seu produto emblemático é o pó de arroz de Java que vendia 2 milhões de unidades por ano no início do século passado.

Bourjois, maquiagem a preços acessíveis

Bourjois, maquiagem a preços acessíveis

– Longcils Boncza

Especializada em maquiagem para os olhos desde os anos 50, a marca foi criada pelo Doutor Boncza para os maquiadores profissionais do cinema e do teatro. O produto mítico é o rímel sólido a base de cera de abelha e cera vegetal Le Cake Mascara. Como para utilizá-lo é preciso colocar um pouco de água, diz a lenda que as francesas usavam o próprio cuspe. Acho que a lenda procede pois, como o cuspe é mais viscoso – e de mais fácil acesso – que a água, a mistura ficaria menos aguada. Brincadeiras à parte, a durabilidade do rímel é excelente e ele continua a ser usado pelas atrizes do teatro francês.

A mítica Cake Máscara, à venda na Galeries Lafayette

A mítica Cake Mascara, à venda na Galeries Lafayette

ACESSÓRIOS:

– Alexandre de Paris

Marca de acessórios de cabelo fundada pelo famosíssimo “maître coiffeur” francês Alexandre. Foi ele quem criou o penteado de Elizabeth Taylor no filme Cleopatra, além de ter trabalho com várias outras atrizes e mulheres da realeza mundial. Os produtos são haut de gamme, totalmente feitos à mão na França utilizando as melhores matérias-primas (até couro de iguana e de cobra) e mão de obra especializada. Todos tem 1 ano de garantia. Obviamente tanta perfeição se reflete no preço. Os arcos, presilhas, fivelas e arranjos são lindos e chiques. Há opções para o dia a dia, para eventos de gala e casamentos.

Acessórios para os cabelos, por Alexandre de Paris

Acessórios para os cabelos, por Alexandre de Paris

PERFUMES:

– Cartier

Apesar de ser mais conhecida por suas jóias e relógios, a Cartier investe também na perfumaria. Sua coleção mais refinada é a Les Heures de Parfum: um perfume para cada hora do dia e um 13° chamado La Treizième Heure, nomeado em homenagem a loja da marca no número 13 da rue de la Paix. Essa coleção, desenvolvida pela perfumista da marca Mathilde Laurente, só é vendida nas lojas da Cartier e na Galeries Lafayette.

Perfumaria, by Cartier

Perfumaria, by Cartier

– Nina Ricci

Famosa por seu perfume L’Air du Temps, na Galeries Lafayette a marca oferece uma coleção especial de frascos de perfume feitos em cristal pela marca francesa Lalique. Presente ideal para os colecionadores/acumuladores.

Ninna Ricci em frascos de cristal Lalique

Nina Ricci em frascos de cristal Lalique

Lembrem-se: leitores do Conexão Paris ganham 10% de desconto nas compras na Galeries Lafayette. Basta imprimir o voucher e apresentá-lo antes das compras.


Leia todos os artigos sobre as Galeries Lafayette, clique aqui

Galeries Lafayette Paris Haussmann: 40 boulevard Haussmann, 75009. Metrô linhas 7 e 9, estação Chausée d’Antin – La Fayette ou linhas 3, 7 e 8, estação Opéra.