Aproveitando a passagem de uma amiga pela cidade, fomos testar o tão comentado e amado bistrô 6 Paul Bert. O Conexão Paris já o havia citado de leve em dois outros artigos: Paris, almoço simples, barato e sublime e Os novos melhores restaurantes de Paris de acordo com a Condé Nast Traveler.

O restaurante fica no limite entre o 11° e o 12° arrondissements de Paris, em uma região (depois da Praça da Bastilha) não muito turística e até meio sem graça. O ambiente é aquele típico dos bistrôs tradicionais – bem cuidado mas sem muitas firulas, porém com aquilo que faz a diferença: bons talheres, boas taças e guardanapos de pano.

Como fizemos a reserva em cima da hora, só conseguimos mesa para o primeiro serviço, às 19:30. Fomos os primeiros a chegar e ser antendidos mas logo depois o local lotou. Só franceses e americanos, esses últimos até bem à vontade, pareciam habitués.

No jantar é servido um menu com 2 entradas, prato principal e sobremesa (ou queijo) por 44€. Para cada uma dessas etapas há 3 opções de pratos. Nossa garçonete disse que todas as etapas da refeição se situavam entre uma entrada e um prato principal – conceitual e quantitativamente falando. OK, já estávamos assentados e não mais poderíamos fugir.

Ao ver a carta de vinhos eu me animei pois eles tinham 3 vinhos da Côtes du Jura. Não sei se eles são bons ou ruins, mas gostei de todos os vinhos dessa região que já bebi. São leves porém com personalidade. O vinho que nós pedimos – um Arbois La Pépée – estava ótimo.

Meu primeiro prato foi mariscos (couteaux et coques) com batata cremosa e cebola defumada. A cebola estava uma delícia!

Entrada 1: couteaux et coques

Entrada 1: couteaux et coques

O segundo prato: vieiras (saint-jacques) com cogumelos, nabo, rabanete e espinafre. Passou em brancas nuvens.

Entrada 2: Saint-Jacques

Entrada 2: Saint-Jacques

Nesse momento nos entreolhamos com aquela cara de “fizemos um mau negócio”.

Veio então o “prato principal”, pato selvagem (colvert) com cenoura grelhada. Intenso, rico e saboroso. Redimiu os anteriores em 50%.

Prato principal: pato selvagem

Prato principal: pato selvagem

Como sobremesa pedi o Cannoli au citron de Sicile et sorbet au fromage frais. Um “canudinho” feito praticamente de caramelo, recheado com mousse de limão siciliano e acompanhado de sorvete de queijo. Divino. Muito doce e muito azedo. O melhor de todos os pratos, sem sombra de dúvida.

Sobremesa: cannoli au citron de Sicile

Sobremesa: cannoli au citron de Sicile

O atendimento é super atencioso. Enquanto esperávamos foi oferecido salaminho fatiado como tira-gosto e, após a sobremesa, delicadas madeleines. O staff (salão e cozinha) é jovem e super simpático.

No fim achamos a experiência decepcionante. Como disse minha amiga muita mineiramente: “Faltou afeto e coração nessa comida. Depuraram tanto pra chegar numa perfeição estética e conceitual que tiraram a alma dela. Essa refeição não satisfaz aquela necessidade de conforto que a gente busca quando come”. Algumas vezes porém, não é conforto o que procuramos na comida, mas que o desconforto seja, pelo menos, instigante.

Além disso, como a cozinha é aberta, o jeito foi chegar em casa e colocar toda a roupa na máquina de lavar.

6 Paul Bert; 6 rue Paul Bert, 75011; metrô linha 8, estação Faidherbe – Chaligny.


restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris