Esse artigo faz parte da série “Paris Sem Gastar Muito”. Clique aqui para ler todos os posts.

Para conhecer as delícias da gastronomia francesa você não precisa reservar um restaurante caríssimo, pedir um prato cujo pomposo nome rivaliza com os títulos de teses acadêmicas e esvaziar sua conta bancária.

jambon/beurre

jambon/beurre

Basta escolher um dos endereços abaixo, pedir um jambon/beurre – sanduíche baguette+manteiga+presunto parisiense – uma taça de vinho e pronto. Felicidade garantida!

Este é um dos meus rituais gastronômicos preferidos. Inverno ou verão, na hora do almoço, um jambon/beurre bem feito acompanhado por um bom vinho tinto e para finalizar um cafezinho.

Le Figaro.fr acabou de publicar a lista dos melhores jambon/beurre de Paris. Conheço e aprovo o do Lazare e o do L’Avant Comptoir. Os outros, podem ter certeza, serão testados com prazer.

Atenção: a baguette deve ser crocante, a manteiga de excelente qualidade e o presunto, o verdadeiro. Aquele que vem com o osso, cortado na frente do cliente.

Os endereços do Le Figaro são:

Lazare, brasserie recém inaugurada na Gare Saint Lazare. Aproveite para ler artigo que escrevemos sobre este delicioso restaurante clicando aqui. Um dos melhores jambon/beurre de Paris. Preço:7.50 euros. Parvis de la Gare Saint Lazare, rue Intérieure, 75008 Paris.

Le Petit Vendôme, pequeno endereço no centro de Paris oferecendo um verdadeiro presunto e uma boa baguette. 8 rue des Capucines, 75002 Paris. Preço, 4.10 euros.

6 Paul Bert, o terceiro endereço de Bertrand Aubovneau na mesma rua. Nós conhecemos o bistrôt Paul Bert, que alguns críticos consideram como o único verdadeiro bistrô de Paris, e o l’Écailler, restaurante servindo somente peixes. Não conhecemos o endereço mais recente, 6 Paul Bert. De acordo com o jornal, esta épicerie/cave oferece quatro escolhas de sanduíches preparados com chorizo, patês, terrines e o nosso querido jambon/beurre com manteiga meio salgada, baguette crocante, presunto impecável, mostarda e pepinos em conserva. Tenho que provar! 6 rue Paul Bert, 75011 Paris. Preço, 6 euros.

Gontram Cherrier, midiático padeiro parisiense, oferece também um excelente jambon/beurre com manteiga meio sal e suas deliciosas baguettes. Cherrier possui uma padaria em Montmartre. Anote o endereço para uma pausa almoço quando estiver visitando o bairro. Dizem que suas tortas salgadas são sublimes. 22 rue Caulaincourt, 75018 Paris. Preço, 3.80 euros.

L’Avant-Comptoir, um dos meus endereços preferidos em Paris para um aperitivo no balcão (leia o artigo clicando aqui), vende sanduiches memoráveis. Compre um jambon/beurre preparado com duas fatias de presunto artesanal, um pão perfeito e manteiga de primeiríssima qualidade. Deguste alí mesmo, no balcão, ou então suba até o jardim Luxembourg e inicie-se na arte do piquenique. 3 carrefour de l’Odeon, 75006 Paris. Preço, 4 euros.

Leia o artigo do Figaro.fr aqui.

restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.