Por Karen Goldman, chef brasileira que criou os roteiros gastronômicos do Conexão Paris

Restaurante Lazare

Restaurante Lazare

Tenho uma teoria que um restaurante nunca é tão bom quanto no momento que ele abre suas portas. Está tudo novo, o dono e o chef estão lá todos dias, o staff é mais cuidadoso procurando cultivar os clientes, muitas visitas de jornalistas e críticos… enfim.

O Lazare não tinha nem um mês de idade quando, num domingo a tarde, fui lá testá-lo. Sabia que não poderia sair nada de ruim dali já que é um dos meus chefs favoritos que assina a cozinha. Mas a surpresa foi maior que eu esperava.

A única má noticia da refeição: fomos obrigada a pedir o “brunch” de domingo que tem um valor salgado de 38 euros por pessoa.

Mas o brunch do chef Frechon não tem salsicha nem panquecas… É entrada, prato e sobremesa.

Entrada

Entrada

Pra começar foram enviados dois ovos mimosa (ovos recheados com maionese de atum ou caranguejo), escabeche de cavalinha com raiz forte, salada verde, pão e manteiga.

O ovo estava ok, a maionese cremosa bem equilibrada com atum, o molho bechamel quentinho, nada de especial mas misturou bem com a vinagrete cítrica da salada de alface. Já o peixe à escabeche com molho de raiz forte estava muito bom: uma bela cavalinha, grande e carnuda como elas devem ser (nunca compre uma cavala pequena), cozida inteira no vinho branco, acompanhada por gelatina de peixe e pequenas rodelas de cenoura. Muito saborosa, foi uma ótima entrada para acordar o paladar.

Prato principal

Prato principal

O prato: entrecôte de vitela com bacon, mini cebolas confitadas e cogumelos servido na panela de ferro. Esta vitela estava, atenção para o que eu vou falar agora, uma das melhores coisas que já comi na minha vida. Isso mesmo. A carne se desfazia na boca, a faca poderia ser dispensada pois apenas com uma colher poderia cortá-la em pedaços. O molho, era um demi-glacê (caldo de carne reduzido por mais de 12 horas) que foi feito com tanto carinho que parecia que minha vó estava dentro cozinha. Os cogumelos e as cebolas eram levemente adocicados para equilibrar o sabor salgado do molho que misturado ao creme de batatas (pois me recuso a chamar aquela untuosidade de purê) formava a garfada perfeita. Divino. Minhas sinceras parabenizações Monsieur Frechon.

Sobremesa

Sobremesa

Depois, para refrescar o paladar, o chef nos enviou mini morangos silvestres com chantilly, uma pequena bola de sorbet de frutas vermelhas e um fio de torta de chocolate amargo enfeitada com avelãs caramelizadas. Até a torta de chocolate que quando vi pensei “Será?!” superou minhas expectativas: não muito doce, com a base crocante e no tamanho perfeito.

Eu disse que 38 euros era salgado para esta refeição? Reconsidero. Foi doce e prazeroso como o licor de amêndoas que pedi junto com a conta.

Restaurant Lazare: Gare Saint-Lazare, entrada pela passarela interior ou pelo centro comercial nível rua. Tel. 01 44 90 80 80 (vale ligar e fazer uma reserva). Aberto todos os dias até meia-noite. Metro Saint-Lazare linhas 3, 12,13 e 14. Clique aqui para reservar uma mesa.

Leia a proposta de roteiros gastronômicos em Paris clicando aqui.


Guias dos melhores restaurantes em ParisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.