A região de Montmartre, imortalizada pelo filme da Amélie Poulain, que fica ao norte de Paris, no bairro 18, é uma das regiões mais bucólicas e charmosas da cidade por causa de suas ruazinhas arborizadas, seus pintores de rua, seus cafés e cabarés. Além disso, como fica no alto de uma colina, oferece uma das mais lindas vistas da cidade.

As charmosas ruelas arborizadas de Montmartre

As charmosas ruelas arborizadas de Montmartre

Moulin Rouge

O Moulin Rouge, um dos mais tradicionais cabarés da cidade

Em Montmartre fica também a famosa igreja Sacré-Coeur.

Sacré Coeur

A igreja de Sacré Coeur

Geralmente, os turistas do mundo inteiro se limitam a visitar a igreja e  a famosa Place des Tertres, ocupada por pintores de rua que fazem caricaturas dos turistas e retratam a cidade.

Place des Tertres

Place des Tertres. Foto de Stephen Carlile no Flickr.

Mas tem muito mais coisa pra ver em Montmartre e você não deve se limitar a este circuito turístico banalizado. Ande  pelas escadas e ruelas do bairro para descobrir o que realmente contribui para que Montmartre seja um dos bairros mais charmosos de Paris.

Para ajudar você, seguem algumas pequenas dicas de passeios, tanto para a parte mais turística quanto para as ruas e cantinhos escondidos que os parisienses visitam.

Moulin Rouge, café da Amélie Poulain e Abbesses:

O Moulin Rouge, um dos mais famosos cabarés de Paris, fica no boulevard de Clichy. Desça na estação de metrô Blanche e logo verá o cabaré. Pegue a rue Lepic, à direita do Moulin Rouge, uma rua de comércio alimentar, tipicamente parisiense.

No número 15, está uma das maiores estrelas do bairro: o café do filme da Amélie Poulain! Lotado de turistas, o café vale a pena se você for um fanático pelo filme. Senão, siga em frente. (Leia o post sobre o café da Amélie Poulain).

Vire à direita na rue des Abbesses e preste atenção no charme deste cantinho de Paris. Você vai chegar na praça des Abbesses onde está situada uma das belas estações de metrô art nouveau.

Metrô Abbesses

Entrada da estação de metrô Abbesses – Foto de Steve Cadman, no Flickr

Na Place Abesses, você verá uma pequena praça onde fica o Muro do Eu Te Amo (Le Mur des Je t’Aime). Trata-se de uma parede onde a frase Eu te Amo está escrita em mais de 300 idiomas.

O muro dos Je t'Aime

O muro dos Je t’Aime

Continue caminhando na Abbesses e em seguida pegue a rua d’Orsel e vire na rue des Trois Frères à esquerda. Na esquina da Rue des Trois Frères e da Rue Tardieu, você vai ver as escadarias para chegar até a igreja da Sacré Coeur. Daí, é só subir. Você pode ir pelos caminhos tradicionais, de bondinho ou pelas escadas laterais. Ou você pode pegar um caminho alternativo e aproveitar para conhecer o mercado de tecidos Saint-Pierre.

Veja também em Montmartre:

Onde comer em Montmartre:

 Obs.: Este post foi escrito originalmente em 2008. Republicamos hoje com informações e textos atualizados.