O que os parisienses acham da igreja Sacre Coeur de Montmartre

A- A+

Os parisienses são implicantes e exigentes. Eles acham o Centre Georges Pompidou orgânico – canos parecendo tripas – as colunas do artista plástico Buren no Palais Royal fora do contexto e a igreja Sacre Coeur de Montmartre horrorosa.

Da janela do meu quarto eu tenho uma vista direta da Sacre Coeur. Meus amigos brasileiros adoram, sobretudo à noite quando, iluminada, ela parece flutuar.

Vista da igreja Sacré Coeur, ao cair da noite

Quando eu cheguei aqui, como todos os turistas, eu gostava da Sacre Coeur. Com o passar do tempo fui educando o meu olhar e acabei como todos os parisienses. Eles dizem que as suas formas redondas, referência a um estilo romano e bizantino, não são elegantes e contrastam com a herança da idade média, o estilo gótico da bela Notre Dame de Paris.

Às vezes penso que afinal de contas ela não é tão feia e o que aconteceu é que fiquei implicante.

 

 

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

53 pitacos, participe desta conversa

  1. Ivana disse:

    Eu achei linda, gostei muito de estar lá mais que na Notre Dame onde senti medo da escuridão. Também consegui uma elevação maior. Voltaria lá com bastante entusiasmo.

  2. Nana Carvalho disse:

    Gostaria que retificassem os erros de ortografia (não combinam com a qualidade desse blog).
    Quanto ao conteudo, vou ter que concordar… Prefiro por exemplo, a beleza e a história de igreja de la Madeleine, no 8eme. Mas não se deve deixar de visitar Montmartre, claro.

  3. Ingryd disse:

    Jura que vc não a acha bonita? Eu a acho linda! =/ Notre Dame é linda também, mas dá mais medo hahahahaha

  4. elenice disse:

    Olá, estou em Paris até dia 16, gostaria muito de visitar Roland Garros, gosto muito dos posts de vcs, mas não achei nada atual… Estou na Rua Lhomond, e prefiro onibus do que metro… obrigada Elenice

  5. Otavio A Leandro disse:

    Sobre Sacre Coeur, um amigo estava tirando fotos, o que ele não viu que era proibido, mas havia muitos turista fotografando e até filmando, então veio um funcionário e começou a gritar alto, eu na defesa fiz o mesmo e ele murchou, dai veio uma senhor falando português e disse o que estava havendo, disse o ocorrido e ela disse que era proibido tirar fotos, eu disse se não era proibido gritar com visitantes, ela disse, sinto muito, então disse que queria falar com a pessoas responsável pela igreja, ela disse que não estava, então disse pra ela que ia reclamar nos meios mais altos, ela disse, então faça, e eu fiz, reclamei na embaixada.

  6. Claudia disse:

    Estou em Paris pela primeira vez, gostaria que o amigo que disse que aqui está cheia de gente estranha se explicasse melhor !! O que é gente estranha pra você ? Negros ambulantes tentando ganhar o pão de cada dia? Refugiadas tentando sobreviver ? Aqui tem problemas sociais como qualquer cidade grande pelo mundo. Não tem nada de estranho nisso.
    Cada uma viu …

  7. Julianna moura disse:

    Vou a Pqris agora depois do Natal, fico até dia 02/01/16. Quais chocolates ou chocolaterias me recomendam? Será que vale a pena passar o dia 01/01 em Londres? Só p conhecer mesmo, já q em Paris vai estar tudo fechado mesmo. Obrigada desde já.

  8. Rogerio Figueiredo disse:

    Estive em Paris em julho de 2015, os franceses que me perdoem, mas Paris perdeu quase todo charme, já não é a mesma de 1988 quando lá estive pela primeira vez. Agora ví muita desordem, tumulto e transito sem controle, excesso de vendedores ambulantes, muita gente estranha, monumentos sem conservação, preços exorbitantes, bastante sujeira e pela primeira vez senti MEDO da cidade… Agora, quando retornar à França não vou mais a Paris, vou em busca do charme perdido no interior, quem sabe, por lá encontro o charme que encontrei em muitas cidades de Portugal: Porto, Aveiro, Coimbra…

  9. ROSE disse:

    Oi!
    Estive em Paris,em setembro de 2014 e volto amanhã,dia 8 de setembro e ficarei novamente em Montmartre,no Mercure,bem pertinho do boulevard du Clichy e da Place.Em momento algum,me senti ameaçada por africanos,aliás,eles foram até muito gentis comigo e com minha mãe.Deve ser porque nos parecemos muito com eles?Mas,subir escadas não faz o meu gênero e eu preferi ir de bondinho.A vista é incrível e acho que
    toda a cidade de Paris,é mágica

  10. Clovis Junior disse:

    Gostaria de saber sobre a segurança nas imediações da catedral. Também, queria saber a vista à catedral é paga.
    Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Clovis, fique atento aos vendedores de pulseirinhas que ficam aos pés da colina onde se situa a catedral. A entrada é gratuita.
      Abraços.

  11. Priscila disse:

    Olá!!! Vou a Paris em junho e gostaria de uma indicação bacana de hospedagem econômica para casal no bairro Montmartre. E qual o clima em Paris para primeira semana de junho? Estou um pouco confusa sobre o que levar. abs, Priscila

  12. Rodrigo Carvalho disse:

    Olá. Boa noite. Estou indo a Paris agora em Abril, Gostaria de saber como faço pra chegar no meu Hotel. Vou tá no aeroporto de Orly. Meu hotel fica próximo a estação de Voltaire. Vou estar com minha mala e uma mochila. É tranquilo ir até lá?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rodrigo, em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony, pegue então o trem RER B e vá até a estação Gare du Nord. Lá pegue o metrô linha 5 (sentido Place d’Italie) e desça na estação République. Lá troque pela linha 9 (sentido Mairie de Montreuil) e desça na estação Voltaire.
      Abraços.

  13. Simone Gomes disse:

    Olá! estou indo a Paris em 18/04/15 e irei me hospedar na Avenue de Wagram, próxima da Champs Eliseé! como irei desembarcar no aeroporto de Orly, qual a melhor e mais barata opção de transporte p a chegada no hotel! Em tempo, estarei em uma boa localização?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Simone, a região é boa, segura sofisticada. Em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony, pegue então o trem RER B e vá até a estação Saint Michel – Notre Dame. Lá pegue o metrô linha 4 (sentido Porte de Clignancourt) e vá até estação Réaumur – Sébastopol. Lá pegue a linha 3 (sentido Pont de Levallois – Bécon) e desça na estação Wagram.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.