Escrevo este artigo porque uma leitora do blog caiu em uma cilada que se encontra no site da SNCF. Durante o processo de compra da passagem de trem, em um dado momento o site oferece passagens com descontos para menores de 25 anos e para maiores de 60 anos. A tendência, para aqueles que se enquadram nestas duas categoria, é comprar estas passagens mais baratas. Aí é que está a cilada, porque não basta ter 60 ou 24 anos para ter direito aos descontos oferecidos. É preciso também comprar carteirinhas que custam em torno de 65 euros. Para os que moram aqui e utilizam o trem como meio de transporte, tudo bem, as carteirinhas são válidas durante um ano. Mas para quem vai viajar somente uma ou duas vezes, o valor da carte senior (para os maiores de 60) e da carte 25 anos anula a vantagem do desconto obtido.

Acordei para esta problema após o ocorrido com a leitora que comprou a passagem com desconto e agora terá que comprar, também,  a carteirinha. Durante a viagem, os maiores de 60 e menores de 25 que se beneficiaram dos descontos devem mostrar a passagem e a famosa carteirinha. Caso contrário são multados.


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.