A SNCF, a empresa francesa que administra os transportes ferroviários, oferece um serviço que se chama “viajar de mãos vazias”. Já discutimos aqui no blog sobre a dificuldade de viajar de trem, na França, com malas pesadas. Os cais para o embarque são longos e os passageiros caminham muito até o vagão. Além disto o compartimento para as malas grandes se encontra, às vezes, separado dos assentos e os roubos são frequentes. E por último, descobri que os trens limitam o número de bagagens a dois volumes por pessoa. Não sabia disto. O controle não deve ser rígido porque nunca vi o controlador pedir aos passageiros o pagamento de multas por excesso de bagagem. Mas é bom saber a existência deste limite.

Por isto aconselho viajarem com uma malinha pequena e quando comprarem suas passagens, comprem também este serviço da SNCF que funciona da seguinte maneira. A SNCF pega as malas no endereço indicado e as entrega, 24 horas mais tarde, no endereço desejado. A primeira mala custa 38 euros e as seguintes, 20 euros cada.

Um outro serviço, que eu pessoalmente acho excelente, é a possibilidade de colocar, na véspera da sua viagem, o seu carro dentro de um trem e no dia seguinte encontrá-lo à sua espera na cidade de destino. Por exemplo,  a viagem Paris Marseille de carro dura em torno de oito horas. São oito horas de monotonia,  de auto-estradas onde não se vê nada a não ser postos de gasolina. O que faço? Na véspera da viagem entrego o carro à SNCF, no dia seguinte pego o TGV, faço este mesmo percurso em três horas e quando chego a Marseille, meu carro já está lá me esperando. Para um carro de tamanho médio, o preço deste serviço gira em torno de 250 euros. O que eu iria gastar com gasolina e pedágio seria um pouco menos que este valor. Mas o conforto e a segurança desta viagem de train+auto vale a pena o acréscimo no preço.

Para a maioria dos turistas este último serviço tem pouca utilidade. O mais barato e confortável é pegar o trem e alugar o carro na cidade de destino. Mas aí vai a dica, nunca se sabe, não é?

Clique aqui para acessar a página do serviço.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.