Características dos bairros de Paris

A- A+

Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.

Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.

bairros de paris

Os 20 arrondissements ou distritos de Paris

O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.

O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.

Característica-chave dos bairros parisienses

O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.

O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.

O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.

O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).

O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.

O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…

O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.

O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.

O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.

Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.

Leia também sobre esse assunto


capa

O guia do Conexão Paris 5 Roteiros em 4 Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São cinco roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, quatro dias. À venda na nossa agência online Minha Viagem Paris, clique aqui.

 

 

 

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1107 pitacos, participe desta conversa

  1. Natália disse:

    Oii, Rodrigo! Tudo bem? Em janeiro estarei fazendo uma viagem a Paris e estou com grande dúvida de onde me hospedar. Entre o 1 arr, o 4arr e o 7arr, qual seria o melhor? Ou tem algum melhor que esses? Adorei as dicas!! Obrigada.

  2. roberto costa disse:

    Existe em Paris algum bairro só residencial?

  3. Victor disse:

    Está faltando falar do 3. O terceiro arrodissement é o mais procurado hoje, com lojas e restaurantes da moda, museus interessantes e fica perto do 11, o mais descolado, artístico e jovem pedaço de Paris.

  4. Roberta Giordano disse:

    Bom dia Rodrigo, mais uma vez te perturbando por aqui..rsrs. Estou para bater o martelo em um hotel que aparentemente tem um bom custo X benefício relativamente bom, mas queria ouvir sua opinião antes sobre a localização , praticidade e segurança de dia e a noite . Vou com meu filho que é portador de deficiência cognitiva e estou tentado adequar da melhor forma possível, dentro das minhas possibilidade. Não vou ficar quase no Hotel e em um dos dias vamos à Disney Paris, serão 4 dias. Segue o local: Hotel Plaza Opera
    12 Rue De Maubeuge, Paris, Paris, 75009, França. Agradeço desde já pela sempre solicita e rápida resposta.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Roberta, é uma área boa e segura, com muito comércios e restaurantes. Ela não é turística. Vocês estarão próximos das linhas 7 e 12 do metrô, que levam até o centro turístico de Paris.

  5. Stephanie disse:

    Oi! Adorei as dicas!
    Estou indo para Paris em janeiro e estou em dúvida se fico em um apartamento na 2arr ou em um hotel na 6arr… Gostaria de um lugar extremamente seguro e fácil para conhecer os principais pontos turísticos… Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Stephanie, onde é a localização do apartamento no 2° arrondissement? De qualquer forma eu prefiro o 6° arrondissement. É mais central e agradável.

  6. Fátima disse:

    Boa noite Rodrigo, td bem?
    Vou a Paris em outubro e vou me hospedar na Rua Leon-Maurice Nordmann. É um local seguro?

  7. Martha disse:

    Ola, meu nome e Martha e sou tiete do Conexao Paris ha muitos anos .
    Estou indo para Londres em Outubro e minha duvida e a seguinte: quero fazer um bate e volta a Paris. Chegando na Estacao Gare du Nord, a Linha 4 do metro e acessivel dentro da propria Estacao?
    Minha intercao e ir no bairro Saint German de Pres.
    Agora, se eu quiser ficar, por dois dias, tem algum hotel bem simples, bem perto da Estacao do trem?
    Poderiam me orientar?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Martha, obrigado por nos acompanhar! Sim, a linha 4 é acessível dentro da própria Gare du Nord (no subsolo, siga as placas indicativas). Bem perto da Gare du Nord fica o hostel St Christopher’s Gare du Nord, clique aqui para ler sobre ele

  8. Flávia disse:

    Oi Rodrigo, tudo bem? Vou para Paris com meus pais em janeiro (04 noites) e tinha visto o Íbis Paris Gare de L’Est TGV para hospedagem, porém lendo as avaliações do hotel, muitos falam que a região do hotel é perigosa. É isso mesmo? Muito obrigada pelo conteúdo! Flávia.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Flávia, não é perigosa mas, como todo entorno de estação ferroviária, há muitos bêbados e golpistas e não é muito simpática. Clique aqui e veja nossas sugestões de hotéis Ibis com boa localização em Paris.

  9. Alessandra disse:

    Bom dia! Vou com marido e filho e estou pensando em alugar um apt na Rua Saint Dominique. O que acha dessa rua? É segura e de fácil acesso para outros pontos da cidade? Muito obrigada pelo retorno.

  10. Camila Mayara disse:

    Olá, Rodrigo! muito úteis suas informações. Mas ainda estou bem confusa sobre que bairro optar. Vou com meu namorado e queríamos um local com preço ameno (não ligamos para lugar luxuoso), com uma arquitetura mais antiga (tipo a cara de Paris), mas que fique numa região segura onde possamos vagar a pé. Agradeço desde já pela sua opinião.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.