Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris

Para iniciar este assunto polêmico, um parágrafo que vai me salvar em situações difíceis no futuro.

Se hospedar em Paris intra-muros já é uma vantagem imensa. Neste caso todos os bairros são bons e com o metrô a vida fica fácil. Sei que às vezes o turista se hospeda fora de Paris, nas cidades que se encontram após o Anel Periférico. Se esta escolha for ditada por questões econômicas, a solução é válida. Neste caso veja se o hotel se encontra perto de uma estação do metro parisiense. Certas linhas cruzam a fronteira da cidade e vão até as cidades vizinhas.  Muita vezes não se trata de uma escolha e o turista se encontra do outro lado do periférico por falta de informações ou por informações incorretas. Uma regra fácil é verificar o código postal do endereço do hotel. Os ceps parisienses começam todos com  o número 75.

Foto: Sérgio T Gonçalves

Eu não me hospedaria em Montmartre. Bairro romântico com ruelas e escadas, bares, restaurantes e discotecas. Bairro com personalidade forte e interessante.  Mas não me hospedaria aí por duas razões. Quem a conhece sabe bem que esta área está afastada de todos os pontos turísticos. Que para pegar metro ou ônibus é necessário subir escadarias e contornar ruelas. Que o metrô Abesses não é fácil com seu elevador lento e sujo.

Quem o conhece sabe também que este bairro atrai uma população boêmia, jovens animados e divertidos mas também grupos sociais complicados. Sobretudo a parte mais turística do bairro, aquela que fica nas proximidades da igreja Sacre-Coeur. O turista brasileiro, já stressado com a violência do Brasil, pode se sentir ameaçado.

Eu evitaria também os limites da cidade. Estes hotéis que estão na divisa entre Paris, o periférico e as cidades vizinhas e que se encontram perto das Portas de Paris: Porte de Clichy, Porte de la Villette etc . Não que a situação seja perigosa, simplesmente porque estes endereços também estão afastados dos centros turísticos e estas regiões não são agradáveis.  Estas áreas limítrofes tendem a serem apropriadas por aqueles que foram expulsos do centro. Quando ainda frequentava os escritórios de atendimento aos estrangeiros e fazia fila durante horas para pedir a permissão de residência no solo francês, me encontrava nestes espaços periféricos que escondem o que não deve ser visto.

Acho que com calma e muita pesquisa o turista pode encontrar um hotel mais central por preços equivalentes aos destes hotéis.

A discussão está aberta.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Museus gratuitos: 1° domingo do mês

Paris: regras de sobrevivência no metrô

Estudantes: como alugar um studio em Paris

1395 pitacos, participe desta conversa

  1. Rute Carvalho disse:

    Olá Rodrigo, boa noite.
    Estarei em Paris dia 19/09/14, reservamos o hotel BEST WESTERN OPERA BATIGNOLLES, mas ainda não estou muito segura do local. O que vc acha desse hotel? A região é muito longe e perigosa? Pretendemos andar muito a pé, nessa região, vc tem alguma dica a dar? Outra coisa, compramos o guia do Conexão Paris(5 roteiros em 4 dias), onde ficaremos inviabiliza o cumprimento do guia? Desde já agradeço. abraços.

  2. Daniela Luisa disse:

    Vou a Paris em novembro e o agente de viagem ofereceu duas opções de hotel, Hotel Ibis Bagnolet e Hotel Franklin, Montreuil. Sei que ficam fora de Paris. As localidades são seguras? Obrigada.

  3. Luiz disse:

    Rodrigo, estou com uma duvida cruel… É a primeira vez que eu é minha esposa vamos pra Paris, e muito democrática que ela é, deixou TUDO para eu resolver. Quero me hospedar em um hotel da rede Mercure, estou em duvida entre o Grenelle e o Champs Elysées. Qual fica melhor localizado?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luiz, as regiões de ambos os hotéis são boas e seguras, a do Champs Élysées é mais sofisticada e residencial. No Grenelle você vai ter mais comércios de apoio como supermercados, cafés, restaurantes ao redor.
      Abraços.

  4. euclydes disse:

    Rodrigo, boa noite.
    Na viagem que faremos a Paris, achamos um site, que oferece um passeio de barco um city tour de ônibus e uma visita a torre Eiffel (sem fila).
    Você sabe me dizer onde podemos achar um passeio igual e informar o site??

  5. Gabrielle disse:

    Boa noite !
    Gente, pesquiso, pesquiso, e não não consigo decidir. Muita dúvida pelo enorme desconhecimento. Ajudem-me, por gentileza: quais bairros vocês me indicariam para alugar um apartamento ? Para facilitar a indicação de vocês: 1 – Farei um curso de 4 semanas na Sorbonne, logo seria interessante um bairro próximo (ideal) ou não muito distante (média de 30 a 40 m, no máximo, utilizando metrô ou ônibus); 2- Proximidade a supermercados, padarias, bares / restaurantes (com preços razoáveis, não necessariamente turísticos); 3 -Próximo ao metrô; 4 – Não seja perigoso ou inabitado à noite. Agradeço o espaço.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gabrielle, difícil um local que cumpra todos esses requisitos. Procure no 5° arrondissement (Quartier Latin, Jardin des Plantes).
      Abraços.

  6. Sophia disse:

    Michele, já fiquei hospedada nesse hotel em 2005 (!!), mas depois disso aluguei apartamentos nas proximidades (av. de La Motte-Picquet, rue de La Fédération, rue Jean Nicot…) para temporadas posteriores, a última em 2013. É uma região segura, com boa oferta de comércio, restaurantes, cafés e fácil acesso, seja por metrô ou ônibus, às principais atrações da cidade. Para compras, vá à bem próxima rue du Commerce. Para opções de cafés e restaurantes charmosos, atravesse o boulevard de Grenelle e vá em direção ao Champ de Mars. A região das ruas Saint-Dominique e Grenelle, nas proximidades da rue Cler, é uma ótima opção de restaurantes, cafés e lojas.

  7. Michele disse:

    Olá Rodrigo! Meu marido e eu vamos para Paris em dezembro. Vamos nos hospedar no Ibis Rue Cambronne, cerca de 1km da Torre Eifel. Essa região é segura? Vamos chegar dia 25/12, nessa data terá algo para fazer/conhecer a noite?

  8. Francisco disse:

    Estarei indo final de setembro a Paris ,(primeira vez) e ficarei no hotel Belfast , na av. Carnot.
    é uma região segura?

  9. Leo Cruz disse:

    Rodrigo, estamos com reserva para o outono no Hotel Opera Cadet, na Rue Cadet. É uma boa região? Sem perigomparanchegar a noite?
    Desde já obrigada.

  10. Alessandra C E R Ferreira disse:

    Adorei seu blog, Rodrigo! O que vc poderia dizer sobre o Bagnolet, soube que fica na periferia.Eu e meu marido vamos p França em Abril/15 pela primeira vez.Contactamos uma agência que nos indicou um hotel nesta região. Estamos muito reticentes, é facil ir para o centro de Paris?Como nos deslocaremos pela cidade? Quais as vantagens e desvantagens que pode nos oferecer….Agradeço todo e qualquer comentário.
    Obrigada
    Alessandra

  11. alexandre disse:

    Caro Rodrigo

    eu minha esposa e filha de 15 anos residimos em Orlando na florida e iremos em novembro a paris.
    minha duvida e cm hoteis:

    hotel du cadran
    hotel mayet
    novotel bercy

    qual voce me aconselharia ficar

    aqui em Orlando estou a sua disposicao

    abraco

    alexandre

  12. Priscila disse:

    Ola Rodrigo, tdo bem?
    Estou indo a Paris em Lua de Mel, no próximo mês, mas fechei o pacote quando ainda não conhecia o Conexão Paris. Estaremos hospedados no Adagio Access Asnieres-Sur-Sei, já verifiquei ser um pouco longe dos pontos turísticos, mas perto de uma estação. Gostaria de saber se o bairro é bom.
    Abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Priscilla, na verdade o hotel fica fora de Paris em uma cidade vizinha (Asnieres-Sur-Seine). Infelizmente eu não a conheço.
      Abraços.

  13. Amanda disse:

    Olá Rodrigo tudo bom?

    Vi um studio para ficar na Rue Stephenson no site airbnb é seguro?

    Obrigada

  14. Rômulo Batista disse:

    Boa noite Rodrigo!
    Vou com minha família à Paris em outubro, e só agora vi uma postagem sua onde você diz que o Hotel Campanile Saint Denis fica numa área áspera e distante dos principais pontos turísticos. Gostaria de saber se tem estação do metrô nas proximidades do hotel e qual a distancia aproximada até a Champs Elyssés? Obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rômulo, o hotel, na verdade, não fica em Paris e sim na cidade de Saint Denis (ao norte de Paris). A linha de metrô que serve a região é a 13 e a estação mais próxima do hotel é a Basilique de Saint-Denis. Com a linha 13 você chega até o começo da Champs Elysées (estação Champs-Élysées – Clemenceau).
      Abraços.

  15. Talita disse:

    Olá Rodrigo!
    Estarei em Paris no período de 29/09 a 04/10 e estou tendo dificuldades para encontrar hospedagem econômica, muitos locais que me foram indicados já estão lotados.
    Encontrei essa pousada e não encontrei mais nehuma referência dela na internet (somente no booking), vc saberia me dizer se a localização é boa? Já ouviu falar desse estabelecimento?
    Le Petit Montrouge – 27 rue Brézin, 14. Torre de Montparnasse, 75014 Paris

  16. Carolina disse:

    olá Rodrigo, quais bairros vc sejam pouco mais baratos vc indica que sejam mais seguros e tranquilos? mesmo que seja distante, se tiver fácil acesso de metro para os pontos turísticos, é o que eu procuro! Agradeço desde já!

  17. Priscila disse:

    Boa tarde Rodrigo!
    Vou à Paris em janeiro e pretendo ficar em um hotel neste endereço: 135 Avenue De Saint-Ouen
    17. Palais des Congrès, fica colado na Porte de Saint-Ouen station e gostaria de saber se essa região é tranquila embora seja afastada do centro ou, tenho a opção de ficar em Bastille (bem próximo a estação de metrô) qual das duas localizações é mais indicada levando em consideração o fator segurança? Obrigada!!

  18. Daniela Pinheiro disse:

    Oi Rodrigo! É na cidade, creio eu. É em Hauts-de-Seine, ao lado de Levallois. Mais uma vez, obrigada.
    Abs

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Daniela, a cidade fica bem ao lado de Paris e é servida pela linha 13 do metrô. Mas eu te aconselho a procurar algo mais central e comparar os valores. Pesquise em sites como o Paris Atittude.
      Abraços.

  19. Elvira disse:

    Olá, Rodrigo
    Gostaria de saber se o hotel berta e bom e se esta bem localizado, você me indica um hotel???

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Elvira, não conhecemos o hotel. A região é um pouco afastada do centro turístico da cidade mas nada que o metrô não resolva. Ele fica perto de Pigalle e de Montmartre.
      Abraços.

  20. Daniela Pinheiro disse:

    Olá Rodrigo! Um conhecido meu está me oferecendo um imóvel para alugar por longa temporada, em Paris, no bairro de Clichy. Meu objetivo em Paris já não é mais fazer turismo convencional, mas “ficar de bobeira”, aproveitando férias, fazer cursos de francês e de vez em quando, dar um pulo em outras cidades da França ou quiçá de outros países. Você acha que vale a pena ou é melhor declinar da oferta? Desde já agradeço pela sua atenção. Abs

  21. Viviane disse:

    Rodrigo, vou ficar 6 meses em Paris fazendo parte de meu doutorado. Devo ir agora em novembro e estou em dúvidas do bairro mais adequado para morar. Gostaria de um lugar que não fosse perigoso, que tivesse fácil acesso às universidades e perto de mercado e serviços. Tenho 29 anos e não gostaria de um lugar muito barulhento ou tumultuado. Gostaria de um local bem parisiense para curtir ao máximo o estilo da cidade.
    O que você sugere?

  22. marcelo borba disse:

    Rodrigo parabens por este blog as dicas sao sempre muito valiosas.gostaria de saber se esse bairro monparnasse e perigoso andar a noite por essas ruas desse bairro?

  23. Cisa Lima disse:

    Oi Rodrigo, irei a Paris em início de outubro com minha mãe de 78 anos mais bem ativa, gostaria de saber se nesse período é muito frio ou se chove e também o que você acha da gente ficar hospedada nos hoteis do Quartier latin, nos localizados na Rue du Sommerard ou Rue Saint Sulpice. Esse bairro é perigoso á noite? Obrigada, você tem ajudado a muitas pessoas…Deus lhe ajude!!

  24. denise piva disse:

    olá Rodrigo,
    minha primeira vez em Paris, gostaria de saber de a região 13, é um lugar bom para ficar, se é próximo aos pontos turísticos ou de fácil acesso, hotel Citadines Place D’ Itale Paris. obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Denise, a região é boa mas um pouco afastada do centro turístico. Nada que o metrô não resolva. Na estação Place d’Italie, perto do seu hotel, você tem uma grande oferta de linhas que te levam para todos os cantos da cidade.
      Abraços.

  25. Camila disse:

    Olá Rodrigo,
    Parabens pelo blog!
    Gostaria de saber se Saint Denis – Hotel Campanile é muito longe de Paris e se é perigoso?

    Muito obrigada

  26. EUCLYDES disse:

    Olá Rodrigo, eu novamente incomodando hehehe.
    Gostaríamos de saber se existe algum lugar para compra básicas, tipo outlet.
    Grane abraço.

  27. Rodrigo Lavalle disse:

    Carina, esse hotel fica fora de Paris mas bem perto da cidade. A região não é muito bonita e aprazível mas o metrô que a serve (linha 3) é bem útil e rápido.
    Não fica perto do aeroporto CDG. Qualquer local próximo ao aeroporto CDG é longe de Paris.
    Abraços.

  28. Rodrigo Lavalle disse:

    Marcus, existe sim. O passe se chama Paris Visite e existe para 1, 2, 3 ou 5 dias. Se você pretende ficar só na cidade de Paris compre o mais simples (zonas 1-3), se você pretende usar o passe para ir e voltar dos aeroportos, ir à Disney e à Versailles compre o mais abrangente (zonas 1-5).
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.