Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris

Para iniciar este assunto polêmico, um parágrafo que vai me salvar em situações difíceis no futuro.

Se hospedar em Paris intra-muros já é uma vantagem imensa. Neste caso todos os bairros são bons e com o metrô a vida fica fácil. Sei que às vezes o turista se hospeda fora de Paris, nas cidades que se encontram após o Anel Periférico. Se esta escolha for ditada por questões econômicas, a solução é válida. Neste caso veja se o hotel se encontra perto de uma estação do metro parisiense. Certas linhas cruzam a fronteira da cidade e vão até as cidades vizinhas. Muita vezes não se trata de uma escolha e o turista se encontra do outro lado do periférico por falta de informações ou por informações incorretas. Uma regra fácil é verificar o código postal do endereço do hotel. Os CEPs parisienses começam todos com o número 75.

Foto: Sérgio T Gonçalves

Eu não me hospedaria em Montmartre. Bairro romântico com ruelas e escadas, bares, restaurantes e discotecas. Bairro com personalidade forte e interessante. Mas não me hospedaria aí por duas razões. Quem a conhece sabe bem que esta área está afastada de todos os pontos turísticos. Que para pegar metro ou ônibus é necessário subir escadarias e contornar ruelas. Que o metrô Abesses não é fácil com seu elevador lento e sujo.

Quem o conhece sabe também que este bairro atrai uma população boêmia, jovens animados e divertidos mas também grupos sociais complicados. Sobretudo a parte mais turística do bairro, aquela que fica nas proximidades da igreja Sacre-Coeur. O turista brasileiro, já estressado com a violência do Brasil, pode se sentir ameaçado.

Eu evitaria também os limites da cidade. Estes hotéis que estão na divisa entre Paris, o periférico e as cidades vizinhas e que se encontram perto das Portas de Paris: Porte de Clichy, Porte de la Villette etc. Não que a situação seja perigosa, simplesmente porque estes endereços também estão afastados dos centros turísticos e estas regiões não são agradáveis. Estas áreas limítrofes tendem a serem apropriadas por aqueles que foram expulsos do centro. Quando ainda frequentava os escritórios de atendimento aos estrangeiros e fazia fila durante horas para pedir a permissão de residência no solo francês, me encontrava nestes espaços periféricos que escondem o que não deve ser visto.

Acho que com calma e muita pesquisa o turista pode encontrar um hotel mais central por preços equivalentes aos destes hotéis.

A discussão está aberta.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1570 pitacos, participe desta conversa

  1. Ana Paula disse:

    O que acha do bairro Cambronne, Lina?
    Hotel Ibis?

  2. Ana Carolina disse:

    Olá, bom dia!! Adoro o Conexão Paris!! Estou vendo um apartamento na Rue Geoffroy L’Angevin, esquina com a Rue du Temple, bem próximo ao Centre Georges Pompidou, gostaria de saber, por gentileza, se é uma região tranquila qto à segurança, pra se chegar à noite. Abraços

  3. Vanessa disse:

    Boa tarde

    Estarei em Paris em maio e fechei o hostel St Christopher’s Paris Gare du Nord (endereço 5 rue de Dunkerque). Gostaria de saber se a região é boa para se hospedar, se há algum cuidado além dos normais a ser tomado?

    Desde já agradeço.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Vanessa, essa região é um pouco “áspera” mas não é violenta ou perigosa. Você vai ficar um pouco afastada do centro turístico da cidade e terá sempre que usar o transporte público para se deslocar mas isso é super tranquilo. O metrô linha 4 que você pega Gna are du Nord (pertinho do albergue) te deixa no centro.
      Abraços.

  4. Isabel Rey Madeira disse:

    Teresa, a Rue des Boulagers é ótima! Tem uma patisserie que é tudo de bom, com uma de se comer resando. Fico hospedada alí perto, na Rue Moufe. É uma região ótima para se hospedar.

  5. Márcia disse:

    estamos entre esse íbis berthier porte de clichy e o íbis paris gare du nord TGV. qual a sua opinião?
    Muito obrigada

  6. Márcia disse:

    Estamos indo pra Paris em julho e escolhi o hotel íbis paris berthier porte de clichy – 10 rue Bernard Buffet – 75017 PARIS
    como é esse endereço..eu não conheço..é bom?
    os comentários no trip advisor são bons.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Márcia, não conhecemos o hotel mas a região é um pouco afastada do centro turístico da cidade. Você terá sempre que usar o transporte público para se deslocar.
      Abraços.

  7. julli disse:

    E o bairro Lafayette? Nos dersm a sugestao de um hotel nesse bsirro. Obrigada

  8. Simone Gomes disse:

    Olá Rodrigo! estou indo com o meu marido em 18/04/15 e iremos nos hospedar no West Bern Hotel Mercedes, que fica na Avenue de Wagram, no oitavo arrondssement! Reservei o hotel pelo HOTWIRE pela primeira vez! confesso q a ansiedade está grande! É um bom hotel? e a localização é boa ? poderemos andar a noite pelas proximidades em segurança?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Simone, não conheço o hotel. A região é boa e segura, um pouco residencial. Você vai estar um pouquinho afastada do centro turístico da cidade, terá sempre que utilizar o metrô para se deslocar.
      Abraços.

  9. Teresa Gomes disse:

    Somos um casal de meia idade e vamos a Paris em maio. Alugamos um apartamento na rue des boulangers.
    O que você acha da região? É segura?

  10. Amanda disse:

    Olá, eu ja comprei meu hotel e ele fica fora de Paris, em Malakoff, proximo a estaçao Malakoff- Plateau de Vanves. Escolhi essa opçao por motivos economicos, mas depois que comprei ouvi falar que esse bairro é feio e perigoso. O que vcs tem a dizer ? Fiquei preocupada.

  11. Carla Martins disse:

    Olá Rodrigo irei a Pais no fim deste mês e as informações do site estão a ajudar imenso :) Em principio iremos ficar no Libertel Canal Saint Martin, na 5 Avenue Secretan. É um bom hotel? E a zona é boa/segura?
    Obrigada

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.