Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris

Para iniciar este assunto polêmico, um parágrafo que vai me salvar em situações difíceis no futuro.

Se hospedar em Paris intra-muros já é uma vantagem imensa. Neste caso todos os bairros são bons e com o metrô a vida fica fácil. Sei que às vezes o turista se hospeda fora de Paris, nas cidades que se encontram após o Anel Periférico. Se esta escolha for ditada por questões econômicas, a solução é válida. Neste caso veja se o hotel se encontra perto de uma estação do metro parisiense. Certas linhas cruzam a fronteira da cidade e vão até as cidades vizinhas. Muita vezes não se trata de uma escolha e o turista se encontra do outro lado do periférico por falta de informações ou por informações incorretas. Uma regra fácil é verificar o código postal do endereço do hotel. Os CEPs parisienses começam todos com o número 75.

Foto: Sérgio T Gonçalves

Eu não me hospedaria em Montmartre. Bairro romântico com ruelas e escadas, bares, restaurantes e discotecas. Bairro com personalidade forte e interessante. Mas não me hospedaria aí por duas razões. Quem a conhece sabe bem que esta área está afastada de todos os pontos turísticos. Que para pegar metro ou ônibus é necessário subir escadarias e contornar ruelas. Que o metrô Abesses não é fácil com seu elevador lento e sujo.

Quem o conhece sabe também que este bairro atrai uma população boêmia, jovens animados e divertidos mas também grupos sociais complicados. Sobretudo a parte mais turística do bairro, aquela que fica nas proximidades da igreja Sacre-Coeur. O turista brasileiro, já estressado com a violência do Brasil, pode se sentir ameaçado.

Eu evitaria também os limites da cidade. Estes hotéis que estão na divisa entre Paris, o periférico e as cidades vizinhas e que se encontram perto das Portas de Paris: Porte de Clichy, Porte de la Villette etc. Não que a situação seja perigosa, simplesmente porque estes endereços também estão afastados dos centros turísticos e estas regiões não são agradáveis. Estas áreas limítrofes tendem a serem apropriadas por aqueles que foram expulsos do centro. Quando ainda frequentava os escritórios de atendimento aos estrangeiros e fazia fila durante horas para pedir a permissão de residência no solo francês, me encontrava nestes espaços periféricos que escondem o que não deve ser visto.

Acho que com calma e muita pesquisa o turista pode encontrar um hotel mais central por preços equivalentes aos destes hotéis.

A discussão está aberta.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1644 pitacos, participe desta conversa

  1. Santos disse:

    Rodrigo. Parabéns pelo blog mais uma vez. Acesso sempre. Vamos a Paris em outubro. Gostei de um apartamento na rue de lá grange aux belles no canal saint martin. O que acha da localização? É seguro? De fácil deslocamento?

  2. Rodrigo Lacerda disse:

    Oi xará, a região entre Bastille e Nation é boa? Preciso de ficar em um Adagio e o mais barato que achei é lá. A outra opção é um perto da Torre Eiffel mas o valor sobe consideravelmente.

  3. Luis Carlos disse:

    Rodrigo, ficarei alguns dias em Paris em junho e aluguei um apartamento na Rue Saint Denis, altura do numero 230, gostaria de saber se a região é tranquila. Parece que é região de prostituição (??). Vi que o acesso ao metro é tranquilo. Fico preocupado apenas com segurança. Obrigado.

  4. Flávia disse:

    Rodrigo, estou indo à Paris no início de Junho e reservei um hotel na rue Jarry, perto do metro Chateau d’eau. Estou com medo de ser uma região perigosa pois vou ficar pouco tempo na cidade e devo chegar tarde no hotel para aproveitar o máximo. O que você acha de lá?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Flávia, acho a região estranha. Hoje em dia ela está mudando bastante e ficando melhor. De qualquer forma em Paris não acontecem ataques e assaltos, só é preciso ficar atenta aos batedores de carteiras e golpistas.
      Abraços.

  5. christiane quentin disse:

    Bom dia! Gostaria de alugar um apto ou casa para ficar aproximadamente 30 dias com 3 crianças pequenas! Na sua opinião qual o melhor bairro com preço bom, é claro, para ficar? Vc indicaria alguma cidade proxima de paris?

  6. Denise disse:

    Oi Rodrigo! Primeiramente, parabéns pelo site! Estou viciada nele! Rsrsrsrs
    Vou em Agosto para Paris, e aluguei um apto para 5 dias na Boulevard de la Villette, exatamente em frente ao Metrô Colonel Fabien. Sei que não está próximo do centro turístico, mas foi o melhor custo x benefício para minha família. Sabe informações sobre comércio/restaurantes e segurança nessa região?
    Muito obrigada! =)

  7. Guilherme disse:

    Olá… Farei um curso em Londres, e estou pensando em visitar Paris durante um final de semana (sei que é pouco tempo, mas é o que terei disponivel). Vi uma promoção para o Hotel Tour Eiffel. É perto da estação de trem Paris Gare du Nord (chegarei de Londres por trem)? Vale a pena? Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Guilherme, não conhecemos o hotel. A região não é a mais linda e central de Paris mas não há problema em se hospedar por ali. Fique somente atento aos golpistas que são muitos no entorno de qualquer estação de trem.
      Abraços.

  8. Andréa disse:

    Olá Rodrigo!
    Irei para Paris em agosto e pretendia ficar em um hotem pem próximo a Gare du Nord, pois chegarei de Eurostar. Pretendi a comprar uma passagem cujo horário de chegada é 23h30min. O bairro é perigoso? É muito tarde para transitar nas rus a pé?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Andréa, essa é uma região onde é preciso ficar atento. Ataques e assaltos não acontecem mas há golpistas e batedores de carteiras.
      Abraços.

  9. Mauricio Bonifati disse:

    Bom dia!

    Estou pensando em me hospedar no ibis Paris Canal Saint Martin, ele fica no 10º distrito. Ele fica muito proximo do metro e gostaria de saber se ainda assim a distancia do centro seria um problema. Além disso, existe algum outro problema com o bairro?

  10. Diego Brunelli disse:

    Boa tarde Rodrigo, reservei o hotel Metropol.. Este é o endereço: Hotel Metropol, 98 Rue de Maubeuge, 75010 Paris, França.

    Acha que será dificil para pegar metro para ir a torre e aeroporto?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Diego, qual aeroporto?
      Para ir à Torre Eiffel pegue o metrô linha 4 (sentido Montrouge) na estação Gare du Nord (5 minutos de caminhada do seu hotel) e vá até a estação Strasbourg – Saint-Denis. Lá troque pela linha 8 (sentido Balard) e desça na estação École Militaire.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.