Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris

Para iniciar este assunto polêmico, um parágrafo que vai me salvar em situações difíceis no futuro.

Se hospedar em Paris intra-muros já é uma vantagem imensa. Neste caso todos os bairros são bons e com o metrô a vida fica fácil. Sei que às vezes o turista se hospeda fora de Paris, nas cidades que se encontram após o Anel Periférico. Se esta escolha for ditada por questões econômicas, a solução é válida. Neste caso veja se o hotel se encontra perto de uma estação do metro parisiense. Certas linhas cruzam a fronteira da cidade e vão até as cidades vizinhas.  Muita vezes não se trata de uma escolha e o turista se encontra do outro lado do periférico por falta de informações ou por informações incorretas. Uma regra fácil é verificar o código postal do endereço do hotel. Os ceps parisienses começam todos com  o número 75.

Foto: Sérgio T Gonçalves

Eu não me hospedaria em Montmartre. Bairro romântico com ruelas e escadas, bares, restaurantes e discotecas. Bairro com personalidade forte e interessante.  Mas não me hospedaria aí por duas razões. Quem a conhece sabe bem que esta área está afastada de todos os pontos turísticos. Que para pegar metro ou ônibus é necessário subir escadarias e contornar ruelas. Que o metrô Abesses não é fácil com seu elevador lento e sujo.

Quem o conhece sabe também que este bairro atrai uma população boêmia, jovens animados e divertidos mas também grupos sociais complicados. Sobretudo a parte mais turística do bairro, aquela que fica nas proximidades da igreja Sacre-Coeur. O turista brasileiro, já stressado com a violência do Brasil, pode se sentir ameaçado.

Eu evitaria também os limites da cidade. Estes hotéis que estão na divisa entre Paris, o periférico e as cidades vizinhas e que se encontram perto das Portas de Paris: Porte de Clichy, Porte de la Villette etc . Não que a situação seja perigosa, simplesmente porque estes endereços também estão afastados dos centros turísticos e estas regiões não são agradáveis.  Estas áreas limítrofes tendem a serem apropriadas por aqueles que foram expulsos do centro. Quando ainda frequentava os escritórios de atendimento aos estrangeiros e fazia fila durante horas para pedir a permissão de residência no solo francês, me encontrava nestes espaços periféricos que escondem o que não deve ser visto.

Acho que com calma e muita pesquisa o turista pode encontrar um hotel mais central por preços equivalentes aos destes hotéis.

A discussão está aberta.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Onde comprar lembrancinhas de Paris?

Dicas legais para os viajantes

Como é a viagem das crianças desacompanhadas

1329 pitacos, participe desta conversa

  1. Joana disse:

    Rodrigo, boa noite. Vc sabe se o endereço a seguir é um bom local para se hospedar? Encontrei um apto na airbnb e gostaria de saber se a localização vale a pena.
    Endereço: Rue de la Faisanderie, 10 min andando da Champs Élysées e Trocadero.

    Obrigada!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Joana a região é boa e sofisticada. Talvez um pouco afastada do centro turístico. Na verdade fica a uns 20 minutos a pé do Arco do Triunfo.
      Abraços.

  2. euclydes disse:

    Rodrigo, bom dia. Estamos indo a Paris em dois casais.
    Gostaríamos de gastar ate R$ 350,00 por diária.
    Vimos 4 hotéis da rede IBIS em Paris e que o valor esta dentro do que necessitamos.
    Gostaria de saber se a locomoção deles ate o centro turístico é fácil e seguro a noite.

  3. Graziella disse:

    Ola,tudo bem?
    Gostaria da sua ajuda para avaliar a localizacao do ibis Pere Lachaise (rue de la folie reginault,11). Ele aparece como Bastilha-Republique. Mas no mapa fica proximo do cemiterio.
    Obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Graziella, a localização não é das mais centrais. Você terá sempre que usar o metrô para ir ao centro turístico. A região é residencial e normal.
      Abraços.

  4. Kátia Barbosa disse:

    Rodrigo, mas esse endereço é perigoso para voltar à noite sozinha? Ou é melhor não circular à noite? 6, Rue de Clignancourt, Paris, Ilha de França 75018, França.
    Outra questão: para ir do Charles de Gaulle melhor pegar um taxi, pela proximidade, ou é melhor pegar o ônibus AirFrance + metrô?
    Muito obrigada, viu?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Kátia, não é perigoso mas é preciso ficar atenta. No CDG pegue o trem RER B e desça na Gare du Nord. A Gare du Nord se comunica internamente com a estação La Chapelle (você terá que andar um pouco). Na estação La Chapelle pegue o metrô linha 2 (sentido Porte Dauphine) e desça na estação Barbès – Rochechouart. Você pode também pegar um táxi na Gare du Nord, o valor deve ser por volta de 15/20 euros.
      Abraços.

  5. Mariana disse:

    Oi Rodrigo..
    Parabéns pelo site! Muito bom!
    Estou indo com meu marido pela primeira vez a Paris em novembro e estamos pensando em ficar hospedados em Montmartre, pois soube que era um bairro boemio. Porém já vi alguns sites falando sobre a segurança a noite neste bairro e fiquei receosa. Vi um apt na rue Feutrier e outro na rue Robert Planquette. Vc recomendaria? Eu e meu marido gostamos de ficar hospedados em lugares que a noite tenha movimento, gente na rua e por isso tinhamos pensado em Montmartre. Muito obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mariana, a rue Robert Planquette é menos afastada e fica próxima da rue des Abbesses e do boulevard de Clichy, bem movimentados.
      Abraços.

  6. Kátia Barbosa disse:

    Rodrigo, sei que você não indica ficar em Montmartre, mas me diga, por favor, o que acha especialmente deste endereço:
    6, Rue de Clignancourt, Paris, Ilha de França 75018, França.
    Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Kátia, eu já morei bem perto e acho a região feia e sem charme. Porém fica perto da linha 4 do metrô que são super práticas para o turista.
      Abraços.

  7. Dette disse:

    Rodrigo.Parabéns por sua disponibilidade em ajudar.Vou pela 1ªvez,sózinha e gostaria de ficar 1 mês para conhecer tudo,museus,lojas,café,Teatros,consertos,muitas coisas que não vi em excursão.Pretendo alugar um apto.Vi um ótimo apto.à rue aint-Marc Paris 2-6rue Le Goff-Boulevard de Rochechouart.O Sr.recomenda o local? Quais os melhores bairros p/uma senhora 60a.passear sózinha?Grata

  8. Jackeline disse:

    Bom dia Rodrigo, adorei suas dicas, parabéns!
    Por favor, vou à Paris em Outubro e pretendo me hospedar 76, Boulevard de Strasbourg, 10. Gare du Nord, oque você acha desta localização? Tem alguma sugestão de bairro pois pretendo andar a pé. Obrigada

  9. Greice Zirr disse:

    Ola, a tempos venho acompanhando seu blog, parabéns! Dia 09/07 eu e uma amiga vamos passar 3 dias em Paris, e reservamos um Formula1, no endereço 29, Rue du Docteur Babinski, vimos que era deslocado mas ao lado do metro Porte de Saint-Ouen… mas lendo seu artigo e pesquisando mais agora, estou morrendo de medo de ir para la!!! O que voce acha?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Greice, realmente essa região não é das mais bonitas, agradáveis e centrais. Se vocês acharem um hotel de preço equivalente mais próximo ao centro turístico de Paris, seria mais indicado.
      Abraços.

  10. Milena disse:

    Rodrigo vou com o meu namorado em setembro e estamos em dúvida entre dois hoteis, o Adagio Opera e o Mercure Opera Garnier, qual vc indica? Esses bairros são tranquilos para andar a noite?Obrigada aguardo sua resposta.

  11. Michelle disse:

    Olá Rodrigo, estou a procura de hostels em Paris para ficar 7 dias sozinha, já olhei vários, gostei muito de um acho que é o melhor Saint Christopher Gare Du Nord Paris que fica na rua : 5 rue de Dunkerque, 75010 Paris, França e outro hostel Young and happy que fica na rua: 80 rue Mouffetard, París, França que está na Quartier Latin. Você acha as localizações boas?

  12. Raul Pinheiro disse:

    Estou visualizando aptos pelo Air Bnb e achei um bastante bom, no entanto, fica meio afastado e pesquisei sobre a região, chegando ao seu blog. Mas poderia dar um palpite mais específico sobre essa rua “Rue Germaine Dir, Clichy, Ilha de França 92110″ ? Eu vi que tem um metrô perto e no anúncio diz que chega no centro em 15 minutos de metrô.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raul, esse endereço não fica em Paris. Clichy é uma cidade próxima “colada” em Paris. Eu não conheço a região mas optaria por um apartamento mais perto do centro turístico da cidade.
      Abraços.

  13. Gabriela disse:

    Olá Rodrigo, gostaria de saber se o FIAP (30 rue Cabanis – 75014. Glacière / Denfert-Rochereau) fica em uma boa localização. Obrigada!

  14. Janine Santos disse:

    Olá Rodrigo, tudo bem? Parabenés por este seu adorável trabalho. Eu e uma amiga passaremos 30 dias em Paris e estamos buscando um apartamento legal para alugar, que nos possibilite deslocamentos a pé, de bike e, em último caso, de transporte público. Li os comentários que fizestes acima e foram muito úteis.
    De todas as buscas que fiz encontrei bons locais, com bons preços nas regiões de République, Montmartre, Passy, Belleville e Duplex. Você pode fazer um breve comentário sobre estas regiões, excluindo Montmartre que já foi comentada anteriormente. Obrigada e um grande abraço!!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Janine, apesar de não ter os endereços exatos de cada apartamento, eu optaria pela região da République que é a mais central de todas. Em segundo lugar Dupleix. Passy é a mais sofisticada e afastada.
      Abraços.

  15. Edson Shinohara disse:

    Meu filho irá se hospedar na 77 rue Riquet, 75018 Paris, em La Chapelle, gostaria de saber se é um bairro perigoso.

  16. Fabiolla disse:

    oi tudo bem? Vou para paris pela 1° vez agora em set/14. Queria saber se o hotel Comfort Hotel Gare de l’Est fica em uma regiao muuito perigosa para andar a noite? Caso vc nao recomende, qual seria a melhor regiao para ficar? pensei em ficar proxima as estações gare du nord e gare d lést por que chegamos de londres para paris, ficamos alguns dias em paris e depois vamos p amsterda, bruxelas e sul d frança

  17. Ana Costa disse:

    Infelizmente comprei um pacote com Special Tour e eles reservaram o Hotel Ibis Bagnolet. Não há possibilidade de cancelarmos. Minha pergunte é: está área é realmente muito insegura que não possamos permanecer 3 noites lá? Qual o horário máximo que podemos chegar de metrô lá? Caso seja de fato extremamente perigoso, prefiro cancelar às minhas custas este hotel.

  18. Jéssica disse:

    Olá, boa noite. Primeiramente, ótimo artigo. Muito bom para clarear dúvidas de quem não conhece a França (como eu!).
    Bem, minha pergunta é se em Saint-Denis a condução para Paris é eficaz ? É muito longe ?
    Desde já, obrigada pela atenção!

  19. Eduardo disse:

    Olá, acompanhamos o conexão paris já faz um tempo, parabéns pelo blog, tem ótimas dicas!
    Vamos para Paris em setembro eu e minha namorada e vamos ficar no hotel Americain, pois foi o melhor custo benefício que encontramos, com excelente preço e ótimos comentários na internet, o endereço é: 72, rue Charlot, 75003 Paris . Você sabe se essa rua é tranquila? Não é perigoso para voltarmos sozinhos à noite? Pois vamos fazer Londres bate e volta um dos dias da viagem e vamos chegar tarde. Obrigado! Abraços!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Eduardo, esse rua é uma das mais legais da região do Marais, cheia de lojas e restaurantes legais. O Marais é super seguro, vocês não terão problemas.
      Abraços.

  20. Natalia disse:

    Olá Rodrigo!
    Eu e meu noivo estamos pensando em nos hospedar em algum daqueles hotéis da rede adagio access. … (ja viu q nossa idéia é gastar o mínimo possível com hospedagem mas ficarmos em segurança)… a agência nos passou três hotéis q nos interessamos o primeiro em la vilette. ..o segundo em charenton e o terceiro em Clichy ( este terceiro está dando 20 min a pé ate cruzar a linha adentro para Paris. …e também o hotel mais “novo”) … Também aceito sugestão de uma opção boa e barata neste mesmo patamar! .. Muitíssimo obrigada! !

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Natalia, em termos de segurança o hotel em Charenton é melhor. Vocês vão estar perto da linha 8 que atravessa Paris. Nesse patamar você só vai conseguir hotéis ou fora de Paris ou bem afastados do centro.
      Abraços.

  21. Clarissa Costa disse:

    Olá Rodrigo! Show de bola o blog…está ajudando muito….sabes me dizer se a região 10 e arr…próximo a Gare du Nord…hotel excelsior republique…é perigosa para chegar a noite…???..obrigada!!!!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Clarissa, esse hotel fica mais próximo à Place de la République, a região é segura e bem servida de metrôs. Você vai estar próxima à região do Marais e do Canal Saint-Martin.
      Abraços.

  22. maira lins disse:

    Sim Rodrigo, um lugar bonito e legal de se ficar, onde houvessem antiquários e lojas de arte e também um lugar para correr. Meu marido ficaria doido se não pudesse correr 3 vezes por semana. Eu me contento em andar, se tiver um parque maravilhoso para ficar admirando com uma pista boa para correr e perto de coisas legais de se olhar e comer… Quero o melhor dos mundos, não? Obrigada

  23. Neftalí disse:

    Andressa, o lugar onde nos hospedamos as vezes faz a diferença na nossa percepção da cidade. Se você gosta do Ibis, sugiro gastar 50 Reais a mais por noite e ficar no Ibis Cambronne Tour Eiffel, em um bairro muito agradável. Custa pouco mais de 1000 Reais por 4 noites no começo de agosto.

  24. Andressa Vargas disse:

    Oi Rodrigo! Parabéns pelo site! Está me ajudando bastante! Vou fazer uma eurotrip com o meu namorado, e vamos passar por Paris no início de agosto. Como nosso orçamento é apertado, estamos com muita dificuldade de encontrar hospedagem até R$ 800, para 4 noites. Para evitar algum inconveniente com o quarto, pesquisamos os hotéis da rede Ibis, e encontramos o Ibis Paris Porte de Vanves Parc des Expositions e o Ibis Paris Boulogne Billancourt. Você poderia dar a sua opinião? Ou alguma sugestão de hospedagem boa e barata para casais? Muito obrigada!!!

  25. Maira Lins disse:

    Rodrigo,achei uma casinha no Airbnb muito recomendada fica na Avenue de Clichy 75017. Você recomendaria este lugar? Passaremos 10 dias e gostamos de flanar. Gostaria que nos indicasse por favor um local aprazível e perto de antiquários e cafés. Pode ser? Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Maíra, eu acho essa região afastada do circuito turístico e interessante da cidade. Vocês terão sempre que pegar o metrô. Você gostaria que eu te indicasse um local para se hospedar que fosse perto de antiquários?
      Abraços.

  26. Rodrigo Lavalle disse:

    Sandra, tenho uma amiga morando nessa rua. Não acho a região boa. Dentro do 18ème procure próximo às estações Abbesses, Lamarck, Jules Joffrin, todas na linha 12. Fuja dos endereços no 18ème próximos às estações da linha 4.
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.