Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris

Para iniciar este assunto polêmico, um parágrafo que vai me salvar em situações difíceis no futuro.

Se hospedar em Paris intra-muros já é uma vantagem imensa. Neste caso todos os bairros são bons e com o metrô a vida fica fácil. Sei que às vezes o turista se hospeda fora de Paris, nas cidades que se encontram após o Anel Periférico. Se esta escolha for ditada por questões econômicas, a solução é válida. Neste caso veja se o hotel se encontra perto de uma estação do metro parisiense. Certas linhas cruzam a fronteira da cidade e vão até as cidades vizinhas.  Muita vezes não se trata de uma escolha e o turista se encontra do outro lado do periférico por falta de informações ou por informações incorretas. Uma regra fácil é verificar o código postal do endereço do hotel. Os ceps parisienses começam todos com  o número 75.

Foto: Sérgio T Gonçalves

Eu não me hospedaria em Montmartre. Bairro romântico com ruelas e escadas, bares, restaurantes e discotecas. Bairro com personalidade forte e interessante.  Mas não me hospedaria aí por duas razões. Quem a conhece sabe bem que esta área está afastada de todos os pontos turísticos. Que para pegar metro ou ônibus é necessário subir escadarias e contornar ruelas. Que o metrô Abesses não é fácil com seu elevador lento e sujo.

Quem o conhece sabe também que este bairro atrai uma população boêmia, jovens animados e divertidos mas também grupos sociais complicados. Sobretudo a parte mais turística do bairro, aquela que fica nas proximidades da igreja Sacre-Coeur. O turista brasileiro, já stressado com a violência do Brasil, pode se sentir ameaçado.

Eu evitaria também os limites da cidade. Estes hotéis que estão na divisa entre Paris, o periférico e as cidades vizinhas e que se encontram perto das Portas de Paris: Porte de Clichy, Porte de la Villette etc . Não que a situação seja perigosa, simplesmente porque estes endereços também estão afastados dos centros turísticos e estas regiões não são agradáveis.  Estas áreas limítrofes tendem a serem apropriadas por aqueles que foram expulsos do centro. Quando ainda frequentava os escritórios de atendimento aos estrangeiros e fazia fila durante horas para pedir a permissão de residência no solo francês, me encontrava nestes espaços periféricos que escondem o que não deve ser visto.

Acho que com calma e muita pesquisa o turista pode encontrar um hotel mais central por preços equivalentes aos destes hotéis.

A discussão está aberta.

Publicidade

Veja Também

Como pedir nos restaurantes em Paris? Saiba ler um cardápio francês

Quanto um turista gasta por dia em Paris?

Domingo dia 30 de março passamos para horário de verão

1225 pitacos, participe desta conversa

  1. JulianaGfS disse:

    Olá, Rodrigo!
    O que vc acha do 11 – Republique? Encontrei um hotel barato neste bairro, já no limite entre o Marais (Hotel Beaumarchais). Vi que eh próxima do centro. Eh uma boa região para andar a noite? Obrigada!

  2. Mayra disse:

    Ola Rodrigo! Minha irma indicou o site e amei!
    Vou para Paris em maio com meu marido e alugamos um apartamento na 26, Rue du Rivoli – 75004. O que vc acha da localizacao? Qual linha do metro irei utilizar dentro da cidade e do Orly pra la e de la pro Orly? E pra ir pra Versailles? Muito obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Mayra, a região é ótima, fica no Marais, bem animada e cheia de lojas, bares e restaurantes. A linha de metrô mais próxima é a 1, estação Saint-Paul.
      Para ir de Orly até o endereço faça assim: em Orly, pegue o trem automático Orlyval até a estação ‘Antony’, pegue então o trem RER B e ir até a estação ‘Châtelet – Les Halles’. Lá pegar o metrô linha 1 (sentido ‘Château de Vincennes’) e descer na estação ‘Saint-Paul’.
      Para ir a Versailles: na estação ‘Saint-Paul’ pegue o metrô linha 1 (sentido ‘La Défense’) até a estação ‘Concorde’. Lá pegue a linha 8 (sentido Balard) e desça na estação ‘Invalides’. Lá pegue o trem RER C5 com destino final ‘Versailles – Rive Gauche’. Desça nessa estação e siga o fluxo de pessoas a pé até o castelo.
      Abraços.

  3. Raquel PHILLIPS disse:

    Olá rodrigo! Eu e meu namorado ficaremos no hotel de l’alma na 7. Pretendemos não andar tanto de metro. O que me diz do hotel e região!? Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Raquel, a região é sofisticada e calma. A rue Saint-Dominique que fica bem próxima é uma rua comercial cheia de lojas, bares e restaurantes. Vocês estão relativamente próximos de vários pontos turísitcos.
      Abraços.

  4. Guga disse:

    Rodrigo, iremos a Paris em setembro, somos 2 casais. Gostaríamos de saber sua opinião sobre a localização do hotel Ibis Paris Maine Montparnasse no 14ème. Parabenizamos e agradecemos pelo serviço que o blog presta.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Guga, a região é calma e segura. Só acho um pouco afastada do centro turístico. Vocês terão sempre que pegar o metrô para fazer os passeios, mas isso é simples.
      Abraços.

  5. Luciana disse:

    Olá, novamente, Rodrigo!
    Foi difícil pq tb não consegui fechar o hotel citado anteriormente. Por fim, reservei o “Grand Hôtel Dechampaigne”, na 17 Rue Jean Lantier, 01. Louvre – Châtelet. (indicação de uma amiga)
    Já estou pontuando os locais que vou visitar, mas tem um em especial que me atrai, que é o Hôpital de la Salpêtrière(pq estudo Psicologia e tem toda uma história).
    Enfim, vc sabe se as visitações são livres ou devem ser agendadas?
    Desculpa te importunar tanto!? rs…
    Muito obrigada por toda atenção!
    Abçs,
    Luciana

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luciana, não achei nenhuma informação no site do hospital a respeito de visitação. Acho que essa possibilidade não existe.
      Abraços.

  6. maria de lourdes veloso disse:

    Rodrigo, esqueci-me de colocar o código da região: 110 Rue Legendre Paris, 75017.
    Ps. complemento da mensagem anterior

  7. maria de lourdes veloso disse:

    Olá Rodrigo, vc já me respondeu a uma pergunta sobre onde ficar em Paris, porém tive que trocar minha reserva e devo ficar no Art Hotel Batignolles, na 110 Rue Legendre Paris. Gostaria de saber se é um bom lugar para uma mulher sozinha. Obrigada

  8. Nazme disse:

    Sérgio você vai gostar do ResidenceRome nos últimos três anos ficamos hospedados nele.

  9. Carolina disse:

    Boa tarde a todos!
    Meu noivo e eu estamos planejando nossa lua de mel a Paris e Nice, em Novembro. Gostaria muito, por gentileza, de sua ajuda nesta decisão: pesquisamos, em Paris, o Concorde Montparnasse (40 Rue du Commandant Mouchotte/Place Catalogne, 75014) e o Mercure Paris Centre Tour Eiffel (20 Rue Jean Rey/Cedex 15, 75015). Ficam bem localizados? Dependeremos muito do metrô? Sabem informações sobre o estado de conservação/limpeza destes hotéis?
    Muito obrigada e parabéns pelo excelente trabalho de vocês!

  10. Lívia Braga disse:

    Olá Rodrigo, estou em duvida em alguns hoteis, e não sei qual seria melhor… poderia me dar uma ajuda? São eles: Hôtel de l’Europe, 7 rue des Moines, 17. Palais des Congrès, 75017 Paris ; Hotel Bertha ,1 rue Darcet Angle 20, Bld Des Batignolles, 17. Palais des Congrès, 75017 Paris ; Campanile Paris 19 – La Villette,147 – 151 avenue de Flandres, 19. Buttes-Chaumont, 75019 Paris
    Obrigada pela ajuda, e se possível assim que vir este post aguardo resposta, pois estes hoteis estão quase esgotados… vou em maio. Obrigada mais uma vez

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Lívia, eu não ficaria de jeito nenhum no Campanile Paris, acho longe e a região é meio “áspera”. Os 2 primeiros ficam bem próximos um do outro em uma região mais residencial de Paris. Eu me hospedaria no Hotel Bertha pois ele fica mais próximo de uma estação de metrô.
      Abraços.

  11. Angelica disse:

    Olá Rodrigo! Gostaria de saber se na região central de Paris é seguro mexer no Iphone na rua, para olhar referências, mapas etc. ou se o mais aconselhável é sempre que precisar usar o celular procurar fazê-lo dentro de um café. Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Angelica, na teoria é seguro. Todo mundo consulta o celular o tempo todo em todos os lugares. Preste atenção se você estiver dentro do vagão do metrô perto da porta e em locais muito cheios/movimentados.
      Abraços.

  12. Juliana disse:

    Rodrigo, estou refazendo minha pesquisa agora por Bairros. Quais as principais regiões você indicaria, tanto pela localização quanto pela segurança a noite!
    Muito obrigada, mais uma vez, por sua disposição em ajudar-nos!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Juliana, para ficar hospedada na região mais central de Paris escolha os seguintes arrondissements: 1, 2, 4, 5 (a parte do Quartier Latin), 6 (a parte de Saint-Germain), 7 (perto dos Invalides), 8 (perto da Igreja da Madeleine até a avenida Haussmann) e 9 (na região dos grands magasins).
      Abraços.

  13. Juliana disse:

    Olá, Rodrigo!
    Quero agradecer as dicas! Já havia reservado um Hotel em Montmartre, mas, conforme sua recomendação, resolvi mudar! Encontrei um muito barato em 33 Rue Des Martyrs, Opéra – O Clauzel. Já li sobre o hotel que não é lá essas coisas! O que você poderia me dizer a respeito da região? Desculpe a pergunta, mas estou enlouquecida nessa busca por hospedagem em Paris! Todos os recomendados no site ou estão lotados para maio ou são caros demais para nosso orçamento! Obrigada!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Juliana, essa região, apesar de um pouco longe dos pontos turísticos (o metrô resolve isso fácil), é bem animada e jovem, há muitos restaurantes e bares, principalmente na rue des Martyrs.
      Abraços.

  14. Sergio disse:

    Ola, vou abusar: Tenho reserva no Residhome Opera, nº 30 da Rua Joubert, a cerca de 240 metros da estação Saint Lazare e perto das grandes lojas. Qual sua opinião sobre a área? é segura, a frequência é boa ?

  15. Renata disse:

    Olá Rodrigo, boa noite! depois de ler seus posts, achei melhor pedir sua opinião em qual hotel ficar, estou em dúvida em três opções, Arès Tour Eiffel (7 rue du Géneral de Laminat, Porta de Versalhes), Vic Eiffel (92 Boulevard Garibaldi, Montparnasse) ou Secret Paris (2 Rue de Parme, Ópera). gostaria de saber sua opinião, qual dessas opções seria mais segura e bem localizada. Agradeço de antemão pela ajuda!!!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Renata, eu ficaria no Secret Paris pois ele está mais próximo das áreas turísticas dos que os anteriores. A região não é tão sofisticada e tranquila quanto a do Vic Eiffel mas não é ruim.
      Abraços.

  16. Julia disse:

    A região do Grand Hotel Amelot é boa, ou melhor não ficar por lá?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Julia, é boa sim. Você vai estar bem próxima da região do Marais que é super animada e cool. Fica só um pouco longe para ir a pé aos pontos turísticos mas o metrô resolve isso facilmente.
      Abraços.

  17. Julia disse:

    Estou pensando em me hospedar em um apart na rua Rambuteau perto do Pompidou. A localização é boa ou devo escolher outra?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Julia, ótima localização, bem central e prática. Há vários, bares, restaurantes e lojas na região que é bem animada e charmosa.
      Abraços.

  18. Julio Soares disse:

    Valeu Rodrigo… Li o link sobre os golpes aqui de Paris. Infelizmente não sou o único que ficou decepcionado com isto.
    Aproveitando da sua boa vontade gostaria de saber se tem depoimento de viajantes que foram assaltados no trem (RER)indo para o Aeroporto. Volto no próximo Domingo por volta das 08h da manha e estou preocupado pois estou com várias malas.
    O que você sugere? Abs

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Júlio, não existe esse depoimento. Não se preocupe, muitas outras pessoas também estarão indo para o aeroporto nesse mesmo trem.
      Abraços.

  19. Evie disse:

    Olá Rodrigo!
    Estou indo para Paris semana que vem com um grupo de amigos e ficaremos hospedados em um hotel que fica praticamente em frente a estaçao terminal da linha 4, Porte de Clignancourt. A regiã0 é muito perigosa? O que me preocupa mais é que temos um voo saindo do ORLY às 7h, e como será impossivel chegar com a antecendência necessária de metrô, vamos ter que pegar um táxi… Você tem alguma recomendação? Sabe se o site taxileader.net (encontrei no google) é confiavel e se podemos reservar por ele sem medo? Obrigada.

  20. maria de lourdes veloso disse:

    Olá Rodrigo, estou indo a Paris em maio e reservei o hotel Saint Augustin Elyseés na 9 Rue Roy, 75008. Gostaria de saber se a localização é boa.
    Aguardo retorno, obrigada

  21. Marcos disse:

    Rodrigo.
    Bom dia
    Ainda não fiz as reservas , mas no final do ano, estou disposto a hospedar-me (7 pessoas)em um hotel perto da porte de montmartre , proximo ao metro Garibaldi…ficarei apenas 2 dias…vou de van..e pretendo deixar ela estacionada próximo ao centro…fazer os passeios no sabádo…ir de metro até o hotel…voltar no domingo para o “centro” de metro e depois seguir viagem
    o hotel é bem mais em conta e como vamos em 7 pessoas , penso que será uma boa economia,
    O ambiente na região é “tranquilo”??
    Digo isto por que em outra visita que fiz com minha esposa, “quase” fui assaltado em uma região central….nas redondezas da notre-dame..
    Obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Marcos, essa região é fora da cidade de Paris, por isso os preços mais em conta. Ela não é das melhores, é aconselhável muita atenção com as bolsas e celulares.
      Abraços.

  22. Julio Soares disse:

    Olá Rodrigo,
    Estou em Paris em férias com minha esposa Priscila e após um susto que tomamos hoje na escadaria da igreja Sacre-Coeur, decidi pesquisar sobre os lugares perigosos em Paris…
    O primeiro pagina que encontrei foi a sua, a qual tenho que parabeniza-lo pelo cuidado e dicas interessantes, portanto resolvi deixar meu alerta aos turistas que forem visitar a Igreja.
    Antes que pensem que sou racista ou preconceituoso me antecipo dizendo que sou negro, brasileiro e com orgulho, mas existem uns tipos muito estranhos na rampa de acesso as escadarias tentando “supostamente” vender uma pulseiras que são trançadas em seu pulso e justamente neste momento, um deles abordou minha esposa e outro pegou no meu braço meio que a força e tentou arrancar minha aliança.
    Não acredito até agora que passei por isto de uma forma tão inocente, vindo de uma cidade como São Paulo, me deixei levar pelo lugar e esqueci dos riscos.
    Normalmente uso uma imitação de aliança e por me sentir seguro, logo hoje estava com a original!
    Cuidado! Quando forem até este lugar que realmente é muito bonito, não usem anéis, alianças, relógios, etc… Uso uma câmera fotográfica grande, porém isto não pareceu interessar a eles.
    Boa sorte a todos!!!

  23. Luciana disse:

    Olá Rodrigo! Obrigada pela dica anterior!
    Acabei demorando e fiquei sem vaga no hotel citado antes. :O(
    Chequei outro, mas não sei se é tão bom quanto. Me parece ser uma localização melhor. Fica na Rue de Rennes, 159 – 75006
    O hotel é o Royal Saint Germain .
    Abçs

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luciana, a rue de Rennes é uma rua de comércio bem importante e segura na região de Saint-Germain, você vai estar super bem localizada. Há muitas lojas, bares e restaurantes ao redor.
      Abraços.

  24. Roberta disse:

    Olá Rodrigo, vou ficar três meses em Paris e consegui um apartamento no Marais, rue au Maire. Você considera perigoso? Um abraço e obrigada pelas dicas valiosas!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Roberta, o Marais é uma região super simpática e gostosa, nada perigosa. Você vai conseguir fazer vários passeios a pé.
      Abraços.

  25. Valeria disse:

    Olá Rodrigo, vou a Paris e comprei um pacote onde o Hotel já esta incluido. O Nome dele é Novotel Paris est, , na Av de la republique 1 , Bagnolet. O que vc me diz sobre essa localização? Não posso trocar o hotel, mas mesmo assim gostaria da sua opiniao. Já comprei oguia da Conexao Paris e pretendo usar para fazer os passeios. E a primeira vez que estou indo.O lugar é perigoso? o Hotel é ruim?Obrigada

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Valeria, o hotel não é ruim mas ele fica fora de Paris. Apesar de haver uma estação de metrô próxima (linha 3), você não vai poder fazer nenhum passeio a pé. Terá sempre que pegar o metrô.
      Abraços.

  26. Anita disse:

    Vou a Paris agora em Abril para participar na Maratona de Paris, ficarei hospedada na “Rue Ramey, Montmartre – Pigalle, 75018 Paris” que me diz da zona?
    Desde já Obrigada

  27. Luciana disse:

    Muito obrigada, Rodrigo!

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.