Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris

Para iniciar este assunto polêmico, um parágrafo que vai me salvar em situações difíceis no futuro.

Se hospedar em Paris intra-muros já é uma vantagem imensa. Neste caso todos os bairros são bons e com o metrô a vida fica fácil. Sei que às vezes o turista se hospeda fora de Paris, nas cidades que se encontram após o Anel Periférico. Se esta escolha for ditada por questões econômicas, a solução é válida. Neste caso veja se o hotel se encontra perto de uma estação do metro parisiense. Certas linhas cruzam a fronteira da cidade e vão até as cidades vizinhas.  Muita vezes não se trata de uma escolha e o turista se encontra do outro lado do periférico por falta de informações ou por informações incorretas. Uma regra fácil é verificar o código postal do endereço do hotel. Os ceps parisienses começam todos com  o número 75.

Foto: Sérgio T Gonçalves

Eu não me hospedaria em Montmartre. Bairro romântico com ruelas e escadas, bares, restaurantes e discotecas. Bairro com personalidade forte e interessante.  Mas não me hospedaria aí por duas razões. Quem a conhece sabe bem que esta área está afastada de todos os pontos turísticos. Que para pegar metro ou ônibus é necessário subir escadarias e contornar ruelas. Que o metrô Abesses não é fácil com seu elevador lento e sujo.

Quem o conhece sabe também que este bairro atrai uma população boêmia, jovens animados e divertidos mas também grupos sociais complicados. Sobretudo a parte mais turística do bairro, aquela que fica nas proximidades da igreja Sacre-Coeur. O turista brasileiro, já stressado com a violência do Brasil, pode se sentir ameaçado.

Eu evitaria também os limites da cidade. Estes hotéis que estão na divisa entre Paris, o periférico e as cidades vizinhas e que se encontram perto das Portas de Paris: Porte de Clichy, Porte de la Villette etc . Não que a situação seja perigosa, simplesmente porque estes endereços também estão afastados dos centros turísticos e estas regiões não são agradáveis.  Estas áreas limítrofes tendem a serem apropriadas por aqueles que foram expulsos do centro. Quando ainda frequentava os escritórios de atendimento aos estrangeiros e fazia fila durante horas para pedir a permissão de residência no solo francês, me encontrava nestes espaços periféricos que escondem o que não deve ser visto.

Acho que com calma e muita pesquisa o turista pode encontrar um hotel mais central por preços equivalentes aos destes hotéis.

A discussão está aberta.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

Veja Também

Museus gratuitos: 1° domingo do mês

Paris: regras de sobrevivência no metrô

Estudantes: como alugar um studio em Paris

1408 pitacos, participe desta conversa

  1. Edmilson Ribeiro disse:

    Bom dia Rodrigo. Eu e minha esposa estaremos visitando Paris no final de Outubro e nos hospedaremos no IBIS MONTMARTRE, 5 Rue Caulaincourt 18 th arr.
    O local é bom e seguro?

  2. Nathalia disse:

    Olá Rodrigo,
    Eu e meu namorado temos uma reserva no bairro de St. Denis para o próximo mês. Alguma recomendação?
    Obrigada e parabéns pelo site.
    Nathalia

  3. Fabio disse:

    Ola Rodrigo,
    Desculpa incomodar com mais uma de tantas perguntas quanto ao lugar para ficar em paris. É que realmente é importante para mim. Eu morei um 1 mês Montmartre. Adorava o lugar, mas, infelizmente, vou precisar me mudar, então, acabei achando um apartamento em Clichy, precisamente na rue Curton, o preço é ótimo e a proprietária fala portugues. Essas coisas me fizeram simpatizar e pensar em alugar o apartamento. Gostaria de saber se a região é razoável e se há, de fato, algum perigo. Tenha em mente que ficarei ao menos 4 meses em Clichy.
    Muito obrigado pelo excelente trabalho que fazes.

  4. Reginaldo disse:

    Rodrigo, estou indo a Paris em abril/2015 e ficarei hospedado no Ibis tour eifell em cambronne
    este hotel esta bem localizado e o bairro é seguro para andar a pé a noite? abs.

  5. Micael Madeira disse:

    Ola, Robrigo.
    Gosto do seu blog e do jeito de toda, e boa informacao. PARABENS.
    Vou a Paris em novembro e ficar hospedado num hotel na Avenue de clichy. E gostaria de saber, se e de bom ambiente, ou problematico. Se posso passear a noite tranquilo. Onrigado. Abraco.

  6. nicoletti disse:

    Rodrigo
    Sou Nicoletti,trabalho na GLM Turismo, vendi um pacote que eu não tenho como escolher os hotéis.Como será a primeira vez que eles irão a Europa estou meio insegura quanto aos hotéis.
    A opção final sairá de 4 hotéis.Não tem problema se for longe, gostaria de saber se há como pegar metrô ou outro tipo de condução.Eles têm boas condições financeiras, podem também fazer de táxi, por isso a distância do centro também me interessa.Pode me ajudar?Os hotéis são:Novotel Paris Est (S)
    Mercure IvryQuay de Sene (S)
    Frankilin T
    Ibis Bagnolet
    Se você quiser alguma informação sobre hotéis e dicas de viagem sobre outros destinos, tenho bastante coisa,podemos trocar informações.
    atenciosamente
    Nicoletti

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Nicoletti, não achei esse “Frankilin T”.
      Novotel Paris Est e Ibis Bagnolet são bem próximos, fora de Paris mas servidos pela linha 3 do metrô cuja estação final fica perto desses hotéis. Prefiro essa localização do que a do Mercure Ivry Quay de Seine, que não tem metrô tão perto.
      Abraços.

  7. Rute Carvalho disse:

    Olá Rodrigo, boa noite.
    Estarei em Paris dia 19/09/14, reservamos o hotel BEST WESTERN OPERA BATIGNOLLES, mas ainda não estou muito segura do local. O que vc acha desse hotel? A região é muito longe e perigosa? Pretendemos andar muito a pé, nessa região, vc tem alguma dica a dar? Outra coisa, compramos o guia do Conexão Paris(5 roteiros em 4 dias), onde ficaremos inviabiliza o cumprimento do guia? Desde já agradeço. abraços.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rute, a região é segura mas é um pouco afastada. Vocês teriam sempre que usar o transporte público para chegar ao “centro turístico” da cidade.
      A localização não inviabiliza o cumprimento do guia. Vocês podem pegar o metrô próximo ao hotel e ir até os pontos de partida de cada roteiro.
      Abraços.

  8. Daniela Luisa disse:

    Vou a Paris em novembro e o agente de viagem ofereceu duas opções de hotel, Hotel Ibis Bagnolet e Hotel Franklin, Montreuil. Sei que ficam fora de Paris. As localidades são seguras? Obrigada.

  9. Luiz disse:

    Rodrigo, estou com uma duvida cruel… É a primeira vez que eu é minha esposa vamos pra Paris, e muito democrática que ela é, deixou TUDO para eu resolver. Quero me hospedar em um hotel da rede Mercure, estou em duvida entre o Grenelle e o Champs Elysées. Qual fica melhor localizado?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luiz, as regiões de ambos os hotéis são boas e seguras, a do Champs Élysées é mais sofisticada e residencial. No Grenelle você vai ter mais comércios de apoio como supermercados, cafés, restaurantes ao redor.
      Abraços.

  10. euclydes disse:

    Rodrigo, boa noite.
    Na viagem que faremos a Paris, achamos um site, que oferece um passeio de barco um city tour de ônibus e uma visita a torre Eiffel (sem fila).
    Você sabe me dizer onde podemos achar um passeio igual e informar o site??

  11. Gabrielle disse:

    Boa noite !
    Gente, pesquiso, pesquiso, e não não consigo decidir. Muita dúvida pelo enorme desconhecimento. Ajudem-me, por gentileza: quais bairros vocês me indicariam para alugar um apartamento ? Para facilitar a indicação de vocês: 1 – Farei um curso de 4 semanas na Sorbonne, logo seria interessante um bairro próximo (ideal) ou não muito distante (média de 30 a 40 m, no máximo, utilizando metrô ou ônibus); 2- Proximidade a supermercados, padarias, bares / restaurantes (com preços razoáveis, não necessariamente turísticos); 3 -Próximo ao metrô; 4 – Não seja perigoso ou inabitado à noite. Agradeço o espaço.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Gabrielle, difícil um local que cumpra todos esses requisitos. Procure no 5° arrondissement (Quartier Latin, Jardin des Plantes).
      Abraços.

  12. Sophia disse:

    Michele, já fiquei hospedada nesse hotel em 2005 (!!), mas depois disso aluguei apartamentos nas proximidades (av. de La Motte-Picquet, rue de La Fédération, rue Jean Nicot…) para temporadas posteriores, a última em 2013. É uma região segura, com boa oferta de comércio, restaurantes, cafés e fácil acesso, seja por metrô ou ônibus, às principais atrações da cidade. Para compras, vá à bem próxima rue du Commerce. Para opções de cafés e restaurantes charmosos, atravesse o boulevard de Grenelle e vá em direção ao Champ de Mars. A região das ruas Saint-Dominique e Grenelle, nas proximidades da rue Cler, é uma ótima opção de restaurantes, cafés e lojas.

  13. Michele disse:

    Olá Rodrigo! Meu marido e eu vamos para Paris em dezembro. Vamos nos hospedar no Ibis Rue Cambronne, cerca de 1km da Torre Eifel. Essa região é segura? Vamos chegar dia 25/12, nessa data terá algo para fazer/conhecer a noite?

  14. Francisco disse:

    Estarei indo final de setembro a Paris ,(primeira vez) e ficarei no hotel Belfast , na av. Carnot.
    é uma região segura?

  15. Leo Cruz disse:

    Rodrigo, estamos com reserva para o outono no Hotel Opera Cadet, na Rue Cadet. É uma boa região? Sem perigomparanchegar a noite?
    Desde já obrigada.

  16. Alessandra C E R Ferreira disse:

    Adorei seu blog, Rodrigo! O que vc poderia dizer sobre o Bagnolet, soube que fica na periferia.Eu e meu marido vamos p França em Abril/15 pela primeira vez.Contactamos uma agência que nos indicou um hotel nesta região. Estamos muito reticentes, é facil ir para o centro de Paris?Como nos deslocaremos pela cidade? Quais as vantagens e desvantagens que pode nos oferecer….Agradeço todo e qualquer comentário.
    Obrigada
    Alessandra

  17. alexandre disse:

    Caro Rodrigo

    eu minha esposa e filha de 15 anos residimos em Orlando na florida e iremos em novembro a paris.
    minha duvida e cm hoteis:

    hotel du cadran
    hotel mayet
    novotel bercy

    qual voce me aconselharia ficar

    aqui em Orlando estou a sua disposicao

    abraco

    alexandre

  18. Priscila disse:

    Ola Rodrigo, tdo bem?
    Estou indo a Paris em Lua de Mel, no próximo mês, mas fechei o pacote quando ainda não conhecia o Conexão Paris. Estaremos hospedados no Adagio Access Asnieres-Sur-Sei, já verifiquei ser um pouco longe dos pontos turísticos, mas perto de uma estação. Gostaria de saber se o bairro é bom.
    Abraços

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Priscilla, na verdade o hotel fica fora de Paris em uma cidade vizinha (Asnieres-Sur-Seine). Infelizmente eu não a conheço.
      Abraços.

  19. Amanda disse:

    Olá Rodrigo tudo bom?

    Vi um studio para ficar na Rue Stephenson no site airbnb é seguro?

    Obrigada

  20. Rômulo Batista disse:

    Boa noite Rodrigo!
    Vou com minha família à Paris em outubro, e só agora vi uma postagem sua onde você diz que o Hotel Campanile Saint Denis fica numa área áspera e distante dos principais pontos turísticos. Gostaria de saber se tem estação do metrô nas proximidades do hotel e qual a distancia aproximada até a Champs Elyssés? Obrigado.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Rômulo, o hotel, na verdade, não fica em Paris e sim na cidade de Saint Denis (ao norte de Paris). A linha de metrô que serve a região é a 13 e a estação mais próxima do hotel é a Basilique de Saint-Denis. Com a linha 13 você chega até o começo da Champs Elysées (estação Champs-Élysées – Clemenceau).
      Abraços.

  21. Talita disse:

    Olá Rodrigo!
    Estarei em Paris no período de 29/09 a 04/10 e estou tendo dificuldades para encontrar hospedagem econômica, muitos locais que me foram indicados já estão lotados.
    Encontrei essa pousada e não encontrei mais nehuma referência dela na internet (somente no booking), vc saberia me dizer se a localização é boa? Já ouviu falar desse estabelecimento?
    Le Petit Montrouge – 27 rue Brézin, 14. Torre de Montparnasse, 75014 Paris

  22. Carolina disse:

    olá Rodrigo, quais bairros vc sejam pouco mais baratos vc indica que sejam mais seguros e tranquilos? mesmo que seja distante, se tiver fácil acesso de metro para os pontos turísticos, é o que eu procuro! Agradeço desde já!

  23. Priscila disse:

    Boa tarde Rodrigo!
    Vou à Paris em janeiro e pretendo ficar em um hotel neste endereço: 135 Avenue De Saint-Ouen
    17. Palais des Congrès, fica colado na Porte de Saint-Ouen station e gostaria de saber se essa região é tranquila embora seja afastada do centro ou, tenho a opção de ficar em Bastille (bem próximo a estação de metrô) qual das duas localizações é mais indicada levando em consideração o fator segurança? Obrigada!!

  24. Daniela Pinheiro disse:

    Oi Rodrigo! É na cidade, creio eu. É em Hauts-de-Seine, ao lado de Levallois. Mais uma vez, obrigada.
    Abs

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Daniela, a cidade fica bem ao lado de Paris e é servida pela linha 13 do metrô. Mas eu te aconselho a procurar algo mais central e comparar os valores. Pesquise em sites como o Paris Atittude.
      Abraços.

  25. Elvira disse:

    Olá, Rodrigo
    Gostaria de saber se o hotel berta e bom e se esta bem localizado, você me indica um hotel???

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Elvira, não conhecemos o hotel. A região é um pouco afastada do centro turístico da cidade mas nada que o metrô não resolva. Ele fica perto de Pigalle e de Montmartre.
      Abraços.

  26. Daniela Pinheiro disse:

    Olá Rodrigo! Um conhecido meu está me oferecendo um imóvel para alugar por longa temporada, em Paris, no bairro de Clichy. Meu objetivo em Paris já não é mais fazer turismo convencional, mas “ficar de bobeira”, aproveitando férias, fazer cursos de francês e de vez em quando, dar um pulo em outras cidades da França ou quiçá de outros países. Você acha que vale a pena ou é melhor declinar da oferta? Desde já agradeço pela sua atenção. Abs

  27. Rodrigo Lavalle disse:

    Viviane, onde é a sua universidade?
    Abraços.

Próximos 50 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.