Onde eu não me hospedaria em Paris

Paris é formada por 20 distritos, os chamados arrondissements. Em volta de Paris, há uma imensa periferia, formada por centenas de pequenas cidades – algumas lindas e agradáveis, outras difíceis e violentas.

Se hospedar em Paris mesmo (ou seja, em um dos 20 arrondissements da cidade) já é uma vantagem imensa. Não importa em que bairro esteja, você vai sempre estar a no máximo 500 metros de uma estação de metrô.

Sei que às vezes o turista se hospeda fora de Paris, nas cidades que se encontram após o Anel Periférico. Se esta escolha for ditada por questões econômicas, a solução é válida. Neste caso veja se o hotel se encontra perto de uma estação do metrô parisiense. Certas linhas cruzam a fronteira da cidade e vão até as cidades vizinhas.

Mas às vezes, o turista se encontra do outro lado do periférico por falta de informações ou por informações incorretas. Uma regra fácil é verificar o código postal do endereço do hotel. Os CEPs parisienses começam todos com o número 75. Ou seja, 75001 é o primeiro arrondissement; 75002, o segundo e assim por diante, até 20.

Eu não me hospedaria em Montmartre. Bairro romântico com ruelas e escadas, bares, restaurantes e discotecas. Bairro com personalidade forte e interessante. Mas não me hospedaria aí por duas razões. Quem a conhece sabe bem que esta área está afastada de todos os pontos turísticos. Que para pegar metro ou ônibus é necessário subir escadarias e contornar ruelas. Que o metrô Abesses não é fácil com seu elevador lento e sujo.

Quem o conhece sabe também que este bairro atrai uma população boêmia, jovens animados e divertidos mas também grupos sociais complicados. Sobretudo a parte mais turística do bairro, aquela que fica nas proximidades da igreja Sacre-Coeur. O turista brasileiro, já estressado com a violência do Brasil, pode se sentir ameaçado.

Eu evitaria também os limites da cidade. Estes hotéis que estão na divisa entre Paris, o periférico e as cidades vizinhas e que se encontram perto das Portas de Paris: Porte de Clichy, Porte de la Villette etc. Não que a situação seja perigosa, simplesmente porque estes endereços também estão afastados dos centros turísticos e estas regiões não são agradáveis. Estas áreas limítrofes tendem a serem apropriadas por aqueles que foram expulsos do centro. Quando ainda frequentava os escritórios de atendimento aos estrangeiros e fazia fila durante horas para pedir a permissão de residência no solo francês, me encontrava nestes espaços periféricos que escondem o que não deve ser visto.

Acho que com calma e muita pesquisa o turista pode encontrar um hotel mais central por preços equivalentes aos destes hotéis.

A discussão está aberta.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1660 pitacos, participe desta conversa

  1. Douglas Azevedo disse:

    Olá Marco Alcantara! Obrigado pelo aviso! Infelizmente (ou não, espero..) eu já fechei o pacote que incluía a estadia no 17º. (Próximo ao Porte de Clichy ). No site do booking, vi vários comentários bons sobre a região. Mas sua dica com certeza vai me direcionar com relação ao uso do cartão. Algo a mais que você possa indicar? Se quiser pode me escrever direto no dgs.nvn@gmail.com . Obrigado!

  2. Karleska disse:

    Rodrigo a minha duvida é se endereço: 7, rue Duvergier 75019 Paris é perigoso. Se optar por estudar la qual seria um bom lugar para ficar, sem ser no 19°.

  3. Karleska disse:

    Rodrigo estou em dúvida entre duas escolas, uma fica: 27 boulevard des Italiens, 75002 Paris
    A outra fica em: 7, rue Duvergier 75019 Paris

  4. Karleska disse:

    Pesoal estou planejando ir a Paris em Outubro 2015 e uma das escolas que tenho feiro contato para fazer meu curso de francês fica no 19°ème…estou na duvida e insegura pelos que tenho buscado de lugares para ficar em Paris. Se ficar estudar nessa escola não me hospedaria no mesmo distrito, qual seria a melhor opção? estou na duvida até se deveria estudar la, por conta do deslocamento…

  5. Marco Alcantara disse:

    Douglas Azevedo eu fiquei no 17º arr. e foi a pior experiência da minha vida. Procure outro local. Tome cuidado quando passar cartão de crédito e débito nas lojas. Elas emitem que não foi autorizado e quando vc olha foi debitado! Local de periferia e cheio de golpistas.

  6. Antonio Oliveira disse:

    Rodrigo, parabéns pelo artigo, estou morando em Lille e quero ir a paris na semana que vem, um colega me desaconcelhou me hospedar acima do Sena, pois diz que é mais barra pesada. Eu achei hoteis legais com excelente relação custo beneficio em la defense e la villete. O que você me diz zm relação a estes lugares? Devo procurar outras opções? Gostei de la defense pela linha 1 do metro, alem do hotel que moderno; em la villete o hotel é moderno tb e esta a 1min da estação porte de la villete. Ja vi em mais de um blog aue se hospedar perto de portes não é legal. Mas ouço muito falar aue a qualidade de hoteis em Paris de três e duas estrelas as vezes não corresponde, é inferior.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Antônio, somente algumas áreas do norte de Paris, ou seja, algumas áreas ao norte da região acima do Sena são barra pesada. La Défense e La Villette são muito longe do centro turístico da cidade, você terá sempre que usar o transporte público para se deslocar. La Défense fica fora de Paris mas é servida pela linha 1 do metrô que é a principal linha turística. Dentro do conceito do seu amigo, La Villette seria barra pesada.
      Abraços.

  7. Patrícia disse:

    Boa noite Rodrigo. Excelentes as suas dicas. Irei a Paris em julho e alugamos um apartamento no Marais, bem perto da estação Saint-Paul. Estou super insegura e gostaria de saber se, por esta região é perigoso chegar ao anoitecer.

  8. Douglas Azevedo disse:

    Olá Rodrigo! Por favor, eu e minha noiva iremos para Paris agora em Julho ficaremos em: 4 Boulevard Berthier, 17º arr. Por acaso vc tem informações sobre o bairro? Alguma dica específica. Sei que ele fica em torno de 4 ou 5 km da região central, mas ficaremos de frente para uma estação de metro (Porte de Clichy). O Aluguel de bicicletas e rodar pela cidade com elas é tranquilo? Obrigado!!

  9. Bibiane Rodrigues Borges disse:

    Pessoal, dica valiosa: estou escrevendo aqui porque realmente estou muito satisfeita com o lugar que aluguei sem indicação, apenas com busca em sites para locação de apartamentos. Estou em Paris há 10 dias, ficaremos 20 dias. Estou hospedada em um apartamento alugado, no Quartier Latin, 6’arrsmt, 50 euros a diária, mto bem instalada, e o apê é super bem localizado. Estamos a 3 quadras dos Jardins de Luxemburgo, indo a pé a todos os pontos turísticos! Temos mercados, padarias, lojas, cafés e restaurantes próximos. Temos uma estação de metrô na nossa esquina! Enfim, quis compartilhar pois quando estava procurando onde ficar pesquisei muito e fiquei em uma dúvida enorme de que bairro ficar, e se era confiável a locação do apartamentos pelo site… Segue o link do site e do apartamento! Abçs! http://www.aluguetemporada.com.br/imovel/p921543a?utm_campaign=HAAB_OWN_INQ_HASC_inquiry_PPS&utm_content=propid_text_o_lprop&utm_term=20150309&utm_source=SYS&utm_medium=email

  10. Santos disse:

    Rodrigo. Muito obrigado.

  11. Santos disse:

    Rodrigo. Parabéns pelo blog mais uma vez. Acesso sempre. Vamos a Paris em outubro. Gostei de um apartamento na rue de lá grange aux belles no canal saint martin. O que acha da localização? É seguro? De fácil deslocamento?

  12. Rodrigo Lacerda disse:

    Oi xará, a região entre Bastille e Nation é boa? Preciso de ficar em um Adagio e o mais barato que achei é lá. A outra opção é um perto da Torre Eiffel mas o valor sobe consideravelmente.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.