Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris

Para iniciar este assunto polêmico, um parágrafo que vai me salvar em situações difíceis no futuro.

Se hospedar em Paris intra-muros já é uma vantagem imensa. Neste caso todos os bairros são bons e com o metrô a vida fica fácil. Sei que às vezes o turista se hospeda fora de Paris, nas cidades que se encontram após o Anel Periférico. Se esta escolha for ditada por questões econômicas, a solução é válida. Neste caso veja se o hotel se encontra perto de uma estação do metro parisiense. Certas linhas cruzam a fronteira da cidade e vão até as cidades vizinhas. Muita vezes não se trata de uma escolha e o turista se encontra do outro lado do periférico por falta de informações ou por informações incorretas. Uma regra fácil é verificar o código postal do endereço do hotel. Os CEPs parisienses começam todos com o número 75.

Foto: Sérgio T Gonçalves

Eu não me hospedaria em Montmartre. Bairro romântico com ruelas e escadas, bares, restaurantes e discotecas. Bairro com personalidade forte e interessante. Mas não me hospedaria aí por duas razões. Quem a conhece sabe bem que esta área está afastada de todos os pontos turísticos. Que para pegar metro ou ônibus é necessário subir escadarias e contornar ruelas. Que o metrô Abesses não é fácil com seu elevador lento e sujo.

Quem o conhece sabe também que este bairro atrai uma população boêmia, jovens animados e divertidos mas também grupos sociais complicados. Sobretudo a parte mais turística do bairro, aquela que fica nas proximidades da igreja Sacre-Coeur. O turista brasileiro, já estressado com a violência do Brasil, pode se sentir ameaçado.

Eu evitaria também os limites da cidade. Estes hotéis que estão na divisa entre Paris, o periférico e as cidades vizinhas e que se encontram perto das Portas de Paris: Porte de Clichy, Porte de la Villette etc. Não que a situação seja perigosa, simplesmente porque estes endereços também estão afastados dos centros turísticos e estas regiões não são agradáveis. Estas áreas limítrofes tendem a serem apropriadas por aqueles que foram expulsos do centro. Quando ainda frequentava os escritórios de atendimento aos estrangeiros e fazia fila durante horas para pedir a permissão de residência no solo francês, me encontrava nestes espaços periféricos que escondem o que não deve ser visto.

Acho que com calma e muita pesquisa o turista pode encontrar um hotel mais central por preços equivalentes aos destes hotéis.

A discussão está aberta.

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

1536 pitacos, participe desta conversa

  1. Brenda Araujo disse:

    Olá Rodrigo! Suas dicas são valiosas!
    Passarei 33 dias em um curso na sorbonne e aluguei um ap aos pés da estação porte d’orleans na linha roxa em petit montrouge. Você acha a região segura? Escolhi o local em função do preço e transporte público que levam direto a universidade! Pelas avaliações dos hotéis da região dizem ser bem familiar e parisiense…
    Aguardo seu retorno!
    Obrigada!
    Brenda
    PS. Já havia mandado o comentário outro dia mas pelo visto sumiu!

  2. Sandra disse:

    Olá,
    Gostaria de saber qual desses hotéis está na região mais segura. Se puder priorizar do mais seguro para o menos agradeço. Sei que são longe do centro mas é o que posso pagar ;-)

    ibis budget Paris Porte de Montreuil
    ibis budget Courbevoie Paris la Défense 1
    ibis budget Paris Porte de Montmartre

    Obrigada

  3. neusa disse:

    Foi no Novotel Paris Porte de Montreuil próximo ao Metro :Mairie de Montreuil que fiquei hospedada .Saia de manhã e voltava a noite quando o LÒpen Tour estava em sua ultima volta na Champs-Elysées .Estavamos em duas mulheres Foi tudo bem .

  4. Liana Lins Leite disse:

    Vou ficar 5 dias em Paris no fim de março e me hospedarei no Grenelle paris tour eiffel. Fica no boulevard de Grenelle , 140. gostaria de saber se ele é realmente bem localizado como fala no site. Pois o preço está muito convidativo.

  5. Monica Labuto disse:

    Conheço quem amou Montmartre e nunca vi perigo algum no local ou pessoas estranhas. Não fico lá é ladeira demais e longe do metro, mas quanto a perigo nunca vi nada comprometedor.

  6. MARIA DA GRAÇA disse:

    Estou feliz por ler seus comentários. Estive em Paris muitos anos atrás e fiquei em Montmarte e adorei tudo lá. Vou em maio/15 e pretendia ficar lá novamente, mas após suas ponderações já estou repensando, pois meu momento é outro. Quero hotel simples, bom preço, porém limpo e bem localizado em termos de pontos turísticos, tem alguma sugestão ?

  7. anete fonseca disse:

    Vou a Paris no início de maio, gostaria de saber se hotel na Avenida Tolbiac é um local seguro para se hospedar ?

  8. daniela disse:

    olá, gostaria de saber sua opinião sobre o adagio acess paris reully?
    fica na 13 de reully, bercy_Gare de Lyon, 75012 Paris.
    obg

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Daniela, não conhecemos o hotel. A região é segura. Um pouco afastada do centro turísticos mas isso é facilmente resolvido pela linha 1 do metrô que passa perto (na estação Reuilly – Diderot) e te leva até os principais pontos turísticos.
      Abraços.

  9. raquel Moraes disse:

    Olá, obrigada por responder.
    Largada na Champs Élysées e chegada na Avenue Foch. E o hotel Eiffel Capitol está 9 rue Viala
    15. Porta de Versalhes
    75015 Paris

  10. Raquel Moraes disse:

    Olá, vou fazer a maratona de Paris e gostaria de me hospedar próximo a largada, queria saber Porta de Versalhes é um bom lugar, já que o hotel diz que está a 800 mts da torre e na esquina da estação Dupleix. Obrigada

  11. Diego disse:

    Bom dia Rodrigo,
    Vou a Paris na primeira semana de Abril e fiz reserva no novo Generator Hostel (11 Place du Colonel Fabien). Qual sua opinião sobre a região e localização do mesmo?
    Obrigado, abraço!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Diego, a região é uma pouco afastada do centro turístico de Paris. Vocês terão sempre que usar o transporte público nos deslocamentos.
      Abraços.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.