A França não se resume aos vinhos. Existem vários outros tipos de bebidas francesas além dos mundialmente famosos vinho e champanhe.

Quando se fala em bebidas francesas, o primeiro exemplo que nos vem à mente é o vinho. Mas ele não é o único. Quando o assunto é bebida alcoólica, a França é bem prolífica e variada. Cada região do país tem a(s) sua(s) bebida(s) típica(s).

Algumas são tão mundialmente conhecidas quanto os vinhos de Bordeaux; outras, mais obscuras. Algumas já tiveram seus dias de glória e caíram no esquecimento; outras, continuam populares.

Veja abaixo alguns exemplos:

Região Noroeste

  • Cidra: famosa e típica bebida da Bretanha obtida a partir da fermentação do suco de maças.
  • Bénédictine: digestivo/licor criado pelo monge beneditino Dom Bernardo Vincelli em 1510 na cidade de Fécamp, perto do Havre, na Normandia.
  • Calvados: também originária da Normandia, é um destilado feito a partir da cidra.

Cidra (foto: PHILIPIMAGE no Shutterstock)

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do LouvreParis com CriançasEssencial da Provence


 

Região Nordeste

  • Vodca Grey Goose: uma das melhores e mais famosas vodcas do mundo é feita na Picardie usando trigo da região.
  • Grand Marnier: licor de laranja originalmente produzido em Neauphle-le-Château, perto de Versailles, com laranjas amargas da região.
  • Ratafia: espécie de licor feito com o bagaço das uvas já utilizadas na fabricação do vinho ou champanhe. A mais famosa vem da região de Champagne.
  • Kronenbourg: cervejaria criada em Strasbourg, na Alsácia, em 1664. Sua cerveja “1664” é mais popular na França e também a cerveja francesa mais vendida no mundo. Na França todos a chamam de “seize” (16, em francês).

Cerveja 1664 da marca Kronenbourg (foto: no Shutterstock)

Região Sudeste

  • Crème de cassis: licor feito na região da Borgonha, é mais famoso por ser um dos ingredientes dos coquetéis Kir (vinho branco + licor de cassis) e Kir Royal (champanhe + licor de cassis).
  • Ricard: a mais famosa marca de pastis – bebida feita de anis – nasceu em Marseille. Em Paris, o restaurante Chez Janou, situado no Marais, possui enorme variedade de marcas de pastis.
  • Rinquinquin: bebida originária da Provence feita com folhas de pessegueiro que são deixadas macerando em vinho branco.

Pastis da marca Ricard, de Marseille

 


No site da Tiqets você compra ingressos antecipados para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.

Use o código 5CONEXAO para obter 5% de desconto.


 

Região Sudoeste

  • Cointreau: outra famosa marca de licor feito com cascas de laranja e açúcar de beterraba. Assim como o Grand Marnier é um dos ingredientes do icônico coquetel Cosmopolitan. Foi criado na cidade de Angers, cujo castelo medieval visitamos recentemente (clique aqui para ler o artigo).
  • Cognac: o famoso digestivo que acabou dando nome a esse tipo de bebida surgiu ao redor da cidade de Cognac, na região da Dordogne.
  • Armagnac: espécie de conhaque feito de uvas na região da Gascogne. Já falamos sobre ele aqui.

Cosmopolitan, um coquetel feito com Cointreau (foto: Ryzhkov Photography no Shutterstock)

Leia também:


 

 


Encontre o menor preço para a sua passagem aérea no site Passagens Promo, sempre com ofertas atualizadas para todos os destinos.

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqtes.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rentalcars.

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris

* necessário