O mundo, em geral, e o brasileiro, em particular, adora champanhe! Sempre que postamos algo sobre a bebida nas redes sociais (como essas stories aqui), chovem perguntas e comentários. Respondemos abaixo algumas das mais frequentes dúvidas sobre o champanhe.

O champanhe é o produto de luxo francês mais conhecido e consumido no mundo. Segundo dados de 2014, a cada segundo são abertas 2 garrafas de champanhe em algum lugar do planeta. Apesar do seu caráter festivo e alegre, sempre ligado às comemorações, celebrações e conquistas, a produção do champanhe segue protocolos, regras e procedimentos específicos e rígidos.

duvidas sobre o champanhe

Um brinde a Paris (foto: )

1) Só a França produz champanhe?

Sim, e apenas os vinhos produzidos na região de Champagne podem se chamar assim. Demais vinhos espumantes produzidos em outros regiões francesas (Alsácia, Borgonha, Bordeaux etc) são chamados cremants. Assim como os vinhos efervescentes produzidos no norte da Itália são chamados proseccos e aqueles produzidos na região espanhola da Catalunha são chamados cava e não champanhe.

2) E por que somente os vinhos produzidos na região de Champagne podem ser chamados de champanhe?

Porque o champanhe é o produto, a expressão, a materialização do terroir (solo + clima) da região de Champagne. Então, mesmo que outras regiões francesas e outros países produzam vinhos efervescentes com a mesma técnica utilizada em Champagne, somente os vinhos elaborados na região de Champagne e com uvas ali cultivadas, podem ser chamados de champanhe.

dúvidas sobre o champanhe

Vinícola na região de Champagne (foto:

3) Quais são as uvas usadas na produção de champanhe?

Chardonnay (uva branca), pinot noir (uva roxa) e meunier (uva roxa). O champanhe é quase sempre feito a partir de uma mistura dessas 3 uvas. Essa mistura, chamada assemblage, é uma verdadeira arte e distingue uma marca/produtor do outro.

4) O que é um champanhe blanc de blancs?

É um champanhe feito exclusivamente com a uva Chardonnay. Há também os champanhes blanc de noirs, feitos exclusivamente de uvas pinot noir ou meurier ou de uma mistura das duas.

5) Então, como o champanhe blanc de noirs é feito somente com uvas roxas, ele é escuro?

Não. Na fabricação do champanhe, a uva é espremida para retirar a polpa (que é clara tanto na uva branca quanto na uva roxa) e a casca (que é o que dá a cor vermelha do vinho, no caso da uva roxa) é descartada. Não há portanto o processo de maceração.

6) O que é um champanhe millésime?

Além de ser feito da assemblage de 3 tipos diferentes de uvas, o champanhe tradicional é feito da mistura de vinhos produzidos no ano em questão com vinhos de reserva (do ano anterior e de 2 anos antes). Os champanhes millésimes são feitos somente com uvas colhidas no mesmo ano da fabricação. Somente os champanhes millésimes têm a data de produção no rótulo. Os champanhes millésimes são feitos quando se teve um bom ano nas plantações. Os melhores millésimes são 1928, 1929, 1945, 1955, 1990 e 1996.

duvidas sobre o champanhe

Caves de champanhes (foto: 

7) A região de Champagne produz vinho sem ser champanhe?

Sim, mas muito pouco. Há os coteaux champenois (tinto, branco e rosé) e os rosés des Riceys.

8) O que significa os termos Extra brut, Brut, Extra sec, Sec, Demi sec e Doux?

Esses termos se referem ao teor de açúcar do champanhe:

  • Extra brut: teor de açúcar de 0 a 6 gramas por litro
  • Brut: menos de 12 gr/l
  • Extra sec: entre 12 e 17 gr/l
  • Sec: entre 17 e 32 gr/l
  • Demi sec: entre 32 e 50 gr/l
  • Doux: mais de 50 gr/l

Há ainda o champanhe Brut nature com menos de 3 gramas de açúcar por litro.

Quanto menos açúcar mais “seco” é o champanhe.

9) Qual a diferença entre o champanhe produzido pelas grandes marcas/maisons e o feito por pequenos produtores?

Nem sempre o champanhe mais caro ou aquele vindo de uma grande marca vai ser o melhor ou com melhor custo-benefício. Dizem os especialistas que quando compramos o champanhe de uma maison famosa estamos basicamente pagando pela marca (uns dizem 50%, outros 80%!).

10) Devo colocar o champanhe no congelador antes de servir?

Não! Jamais! O champanhe não deve ser servido gelado e sim fresco (entre 4 e 7 °C). Coloque a garrafa em um balde com água e gelo durante meia hora ou na geladeira de 3 a 4 horas antes de servir.


Na degustação ‘Tour de Vinhos Franceses’ das Galeries Lafayette, você vai descobrir curiosidades e aprender mais sobre os vinhos de seis regiões francesas. O tour começa com uma taça de champanhe e passa para vinhos da BorgonhaBordeaux, Vale do Loire, entre outros. Aprenda também algumas dicas para saborear e harmonizar corretamente os vinhos e como ler e compreender seus rótulos. Leitores do Conexão Paris têm 10% de desconto na degustação, clique aqui para fazer a sua reserva e use o código GLCONEXAO para obter o desconto.

Veja também os outros cursos que a Lafayette oferece na sua loja principal: maquiagem e macarons, clique aqui.


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.