Existe uma armadilha que pode colocar os turistas em uma situação embaraçosa e cara: a cilada se encontra na rede do metrô e do RER de Paris e até mesmo os franceses caem nela.
Antigamente o metrô circulava pela zona número 1, o que quer dizer Paris, e o RER circulava entre Paris e a sua periferia (zonas 2 a 6 ). Com o tempo certas linhas do metrô foram desenvolvidas além do limite da cidade podendo atingir até a zona 3. Hoje, tanto o metrô quanto o RER circulam por Paris e pela periferia.
Isto cria a seguinte situação:
Se uma pessoa pegar, por exemplo, a linha de metrô número 1 para o bairro que se chama La Défense (que se encontra na zona 3 ), ela vai pagar 1.70 euros, o preço do ticket para a zona 1. Mesmo quando o metrô sai da zona 1 o valor do ticket continua sendo o desta zona.
Esta pessoa pode, também, ir ao La Défense pelo RER A. O ticket vai custar 2,65 euros pois não se trata mais de uma viagem de metrô, e sim de RER e o La Défense se encontra na zone 3.
Acontece que com o ticket de metro da zona 1 você pode pegar o RER. Além disso, em algumas estações, você consegue pegar tanto o metrô quanto o RER, como por exemplo na Gare du Nord, em Châtelet-Les Halles e na Porte Maillot, a última estação da zona 1. Mas é proibido ultrapassar o limite da zona 1, dentro do RER, com o ticket que custa 1.70 euros.
É aí que se encontra a cilada. Turistas e franceses não prestam atenção neste detalhe e pegam o RER A para o La Défense com o ticket da zona 1. Claro que na saída do metrô os controladores estão à espera dos infelizes.
Aproveito este artigo para lembrar a todos que o ticket do metrô deve ficar guardado em lugar seguro até o final da viagem. A qualquer momento as pessoas podem ser controladas e devem provar que compraram o ticket. Como moro na estação Chausée d’Antin, a estação das Galerias Lafayette, vejo todos os dias os fiscais multando os pobres turistas que jogaram fora o ticket logo após a catraca da entrada.
Leia também:
- Compre o passe do transporte online e mande entregar em seu hotel
- Qual passe vale mais a pena: Paris Visit, Navigo ou Carnet?
- Valores dos tickets do metrô em Paris.
- O passe de metrô em Paris que é válido por um dia
- Relato de um leitor que for multado no metrô
- As estações de metrô e RER Châtelet e Les Halles em Paris
- Acidentes no metrô de Paris
- Vale a pena pegar o metrô com malas?
470 Comentários
Mariana
vou a Paris dia 01 maio. Estou hospedada perto da estaçao Pernety
gostaria de Saber o valor do taxi, pois como nao conheço a cidade e nao falo frances, acho que o taxi sera a melhor opçao para chegar no hotel
Rodrigo Lavalle
Mariana, você quer saber o valor do táxi do aeroporto até o hotel?
Tania
Olá, estou com algumas dúvidas sobre o transporte Irei a paris dia 30 de janeiro , ficarei hospedada prox a estacao de metrô cambronne , quero ir até a disneyland , qual ticket me aconselha?ficarei 4 dias em Paris , sendo somente 1 dia na disney e os demais no centro de Paris . Desde já agradeço !
Rodrigo Lavalle
Tania, na quinta-feira (tem que ser feito na quinta-feira) faça o cartão Navigo Découverte e carregue-o com a recarga semanal (que valerá até o domingo, dia 02/02). Com esse cartão você poderá andar de metrô, ônibus, trem RER (o trem RER A liga Paris a Disney) ilimitadamente. Clique aqui e leia nosso artigo que explica tudo sobre o cartão Navigo Découverte.
HELENA ROMANO
Rodrigo, me enganei, chego pela Gare -De-Lyon, mas acredito que tenha táxi oficial em frente a estação, não é?
Rodrigo Lavalle
Helena, você nem precisa ir até a rua. Os táxis chegam até a entrada da estação, que fica afastada da rua.