POST ATUALIZADO EM NOVEMBRO 2012

Eu descobri que os leitores ficam confusos entre as opções para baratear o preço dos transportes em comum. Quais são estas opções?

Para os turistas,  a RATP criou o Paris Visite. Com ele, o turista tem acesso ilimitado ao metrô, aos ônibus, ao RER, à linha Orlyval (que liga o aeroporto de Orly ao RER) e ao teleférico de Montmartre. Você pode comprá-lo para um, dois, três ou cinco dias consecutivos. E você pode escolher a distância a ser percorrida: zonas 1 a 3 (apenas Paris) ou  zonas de 1 a 5 (além de Paris, inclui aeroportos, EuroDisney e Versailles).

Exemplo de preços:

Um dia, zonas 1 a 3, adulto: 10,25 euros

Cinco dias, zonas 1 a 3, adulto: 32,70 euros

Agora, vamos comparar com outras opções para você ter uma ideia de preço:

  • Um tiket de metrô para andar em Paris custa 1.70 euros. Um carnet (ou seja, 10 tikets) custa 12.70 euros.

Se você pretende ficar 5 dias e vai usar até 4 tikets por dia (uma boa média para se ter como base de cálculo),  comprar 2 carnets sai mais barato: do que o Paris Visit de 5 dias –  25.80 euros em vez de 32,70 euros.

Acontece que, incluido no preço do Paris Visit, o turista ganha uma série de descontos como:

– 20% de desconto no Arco do Triunfo e na Conciergerie

– 25% de redução nos Bateaux Parisiens

– 10% de desconto nas compras nas Galerias Lafayette.

Maravilhoso tudo isto. Mas a grande indagação é a seguinte: um turista em Paris, tem tempo suficiente para aproveitar de todos estes descontos? E em cinco dias? Cabe a você decidir. A única maneira de saber qual a opção mais barata é planejar a estadia, escolher os passeios, decidir quantos tikets de transportes serão utilizados por dia e fazer as contas.

Mas a história não acabou. Ainda tem a carta Navigo, a antiga carte orange, a opção dos parisienses. A Navigo, zonas 1 e 2,  é válida por uma semana e custa 19,15 euros. Por mês, a tarifa é de 62,90 euros.

No final das contas, pode ser a carta Navigo a opção mais barata. Você pode comprar esta carta nos guichets da RATP e em mais de 1.ooo pontos de venda espalhados por Paris, como cafés, bancas de jornais etc… Trata-se de um cartão magnético que você passa diante de uma tela na entrada dos ônibus ou dos metrô.

Não, a novela não acabou. Acontece que o Navigo semanal é válida de segunda a domingo. Se o turista chega em Paris na quinta ou sexta feira esta opção não é a melhor.

Acabei de descobrir que não só os leitores ficam confusos, eu estou perplexa.

Se alguém tiver uma sugestão, seja bem vindo.

www.ratp.fr

 

Leia também: