Estação metrô parisiense

Estação metrô parisiense

“Hoje, dia 03/12/13, fui abordado de maneira grosseira e ríspida por fiscais do metro querendo o meu ticket.

Estava com minha esposa e mais um casal amigo. Não sabíamos que tínhamos de manter o ticket do metro durante todo o trajeto e ficamos surpresos com a abordagem de três policiais. Infelizmente tínhamos jogado os nossos nos cestos de lixo, logo após a entrada no metro. Nos cobraram 45 euros cada um por estarmos sem o bilhete.

Mas o que mais me assustou foi a truculência dos fiscais e o constrangimento que passamos.

Acho que deveriam ter uma abordagem mais cordial com os turistas que tanto prestigiam essa cidade. Me senti muito mal e sem reação. Mais um pouco nos levavam presos.

Aceito que estávamos errados por negligencia e desconhecimento, mas nos trataram como ladrões, aos gritos e perfilados ao muro.

Incidente esse que quero esquecer pois adoro a frança e os franceses.

Fica só um alerta aos brasileiros que visitam Paris: fiquem com o ticket o tempo todo dentro do metro.”

Relato enviado por um leitor do Conexão Paris. Considero inadmissível o comportamento dos fiscais da RATP.

Nas estações do metrô, o aviso sobre e obrigatoriedade de conservar o ticket durante todo o trajeto encontra-se em pequeno quadro escondido em algum lugar. Para terem uma idéia, eu nunca consegui achar esta advertência em nenhuma estação do metrô parisiense.

Na minha opinião, a empresa estabelece, para os turistas, uma contribuição financeira forçada. Durante um controle, os franceses que estiverem sem ticket estão voluntariamente em situação de infração da lei. Mas os turistas? De maneira alguma e os controladores sabem disto.

Leia também:


Guarde o ticket do metroAcesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.