Para quem quer aproveitar a viagem à França para ir às compras, é importante entender como funciona e conhecer as vantagens da Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Paris e na França. Detaxe é a devolução – para os não residentes na União Europeia – do valor dos impostos embutidos no preço da mercadoria.
Escrevemos esse post para esclarecer as dúvidas recorrentes dos leitores em relação ao procedimento do détaxe e dar dicas em relação às compras de Duty Free.

Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Pqris: fila na alfêndega no aeroporto Charles de Gaulle
1. Como conseguir o reembolso das mercadorias compradas na França?
- Para ter direito a solicitar o reembolso, o valor das compras feitas em uma mesma loja em um único dia deve ser superior a 175 euros.
- Ao pagar, informe que você quer fazer a détaxe. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
- Você deverá informar ao lojista se prefere receber o reembolso em espécie ou como crédito no cartão de crédito.
- O comerciante lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil. O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto. Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usam o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos parisienses (CDG e Orly) e em alguns outros aeroportos franceses como Nice e Nantes (clique aqui e leia nosso artigo sobre o formulário PABLO).
- Você só pode fazer este procedimento quando estiver deixando a Europa. Portanto, se sua viagem inclui vários países, você deverá apresentar os formulários de détaxe na alfandêga do aeroporto no qual fará o check-in para a viagem de volta ao Brasil.
- A détaxe pode ser feita até 3 meses após a data da compra.
2. Devo pedir o reembolso, em espécie ou no cartão de crédito?
- Geralmente, ao solicitar o reembolso em espécie, o pagamento é feito no aeroporto. Neste caso, após apresentar os formulários ao funcionário da alfândega ou validá-los no terminal PABLO, você deverá enfrentar outra fila para o reembolso, nas lojas Travelex.
- Algumas lojas fazem o reembolso no momento da compra (caso das Galeries Lafayette, clique aqui para saber mais). Mesmo nestes casos, você deverá finalizar o procedimento de détaxe no aeroporto, validando o formulário seja nos terminais PABLO, seja no guichê da alfândega com o funcionário. Caso contrário, o valor reembolsado será cobrado em seu cartão de crédito com um acréscimo de 2%.
- Caso prefira ficar livre da fila de reembolso, a melhor opção é pedir a devolução no cartão. Neste caso, os créditos demoram cerca de dois meses para entrar no cartão. E não acontecem todos simultaneamente.
3. Devo passar na alfândega antes ou depois do check-in?
- Se as suas compras estiverem na mala a ser despachada, você deve fazer o procedimento de détaxe antes do check-in pois o oficial pode solicitar a apresentação das mercadorias compradas.
4. Onde ficam os guichês da alfândega nos aeroportos de Paris?
- Orly:
– Terminal Sud: nível Départs (Partidas), porte G
– Terminal Ouest: nível Arrivées (Chegadas), porte E - Charles de Gaulle:
– Terminal 1: nível CDGVAL, hall 6
– Terminal 2A: porte 5
– Terminal 2C: porte 4
– Terminal 2E : nível Départs (Partidas), porte 8
– Terminal 2F : nível Arrivées (Chegadas), em frente à porte 10
– Terminal 3: nível Départs (Partidas), dentro da zona internacional
5. Quanto tempo demora o procedimento no aeroporto?
- As filas costumam ser longas por isso sugerimos que você chegue com pelo menos três horas de antecedência.
- Os vôos da Air France para o Brasil saem do terminal 2E no aeroporto Charles de Gaulle. Mas você pode fazer o procedimento em qualquer outro terminal.
6. O que é melhor, fazer as compras em Paris e solicitar o reembolso ou fazer compras no Duty Free?
Depende do que você vai comprar. O Duty Free no aeroporto Charles do Gaulle é excelente, com muitas lojas e uma enorme variedade. Se não quiser perder tempo com compras em Paris e se não for comprar muitas coisas (mais de 175 euros em uma mesma loja, no mesmo dia), pode ser melhor deixar para fazer compras no Duty Free. Assim, você fica livre do procedimento da detaxe, que é chato e muito demorado. Mas é óbvio que há muito mais variedade em Paris.
7. Dica da Air France: faça suas compras Duty Free a bordo.
Os voos internacionais da Air France têm suas próprias lojas com venda Duty Free a bordo, onde você compra já sem os impostos.
Veja as demais dicas da Air France:
- Documentos, vistos e malas
- Como fazer o upgrade para a classe executiva
- O aeroporto Charles de Gaulle e transfers para Paris
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Documentos e vistos para entrar na França
- Como ter uma viagem mais confortável
- Saiba como acumular milhas em dobro
- Para entrar na Europa, seu passaporte deve estar válido por pelo menos 3 meses
- Como viajar de Paris para outras cidades da França e da Euro
328 Comentários
Tiffany
Olá! Ótimo post!
Fiquei com uma dúvida: eu posso fazer o detax, ir para o Brasil e depois voltar para a França ou precisa esperar um tempo?
Fabíola
Boa tarde!
Sabe me dizer se compras pela internet também dão direito à restituição do IVA?
Queria comprar o iphone pelo site da apple, mas estou com medo de não conseguir a restituição do IVA. Será que na hora da retirada na loja eles me dão o formulário?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Fabíola, é mais complicado e cada site tem suas regras e procedimento. O ideal e mais simples é comprar na loja.
Eddy
Olá!
Estou indo para Paris e irei comprar algo acima de 300 euros em uma única loja.
Minha dúvida é: se eu pagar em dinheiro consigo fazer o Tax Refund?
Se eu pagar com um cartão de débito Europeu consigo fazer o Tax Refund?
Acredito que eu meu cartão de crédito brasileiro não terá limite suficiente para a compra integral.
Aguardo.
Muito obrigado desde já!
Excelente site!
Rodrigo Lavalle
Eddy, sim, pagando em dinheiro você consegue fazer o Tax Refund. Infelizmente não sabemos lhe informar se pagando com um cartão de débito Europeu você consegue fazer o Tax Refund.
Ivo
Bom dia
Estarei em uma viagem pela Europa e no retorno, saio de Munique pela lufthansa, conexão para a latam em CDG. Eata conexão tem duração prevista de 2:15 horas
Pelas regras tenho de fazer o tax refund no último aeroporto. Neste caso faço o procedimento em Munique ou em Paris?
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Ivo, você deve fazer a détaxe no aeroporto no qual fará o check-in de volta para o Brasil, no seu caso, creio ser em Munique.