[POST ATUALIZADO EM OUTUBRO DE 2019] Uma alternativa mais simples – e teoricamente mais rápida – para se fazer os procedimentos da detaxe são os terminais do sistema PABLO

Nesse post estamos complementando e ampliando as informações sobre detaxe presentes no nosso artigo anterior sobre o assunto.

O que é e como obter a détaxe

A détaxe é a devolução do valor do imposto TVA – embutido no preço da mercadoria – à qual os não moradores da União Europeia têm direito. A fim de poder solicitar o reembolso, o valor das compras feitas em uma mesma loja em um único dia deve ser superior a 175 euros.

Ao pagar, informe ao lojista que você quer fazer a détaxe e se prefere receber o reembolso em espécie ou no cartão de crédito. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.

O comerciante lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil. O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto.

Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usam o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos de Paris (CDG e Orly). O sistema PABLO pretende agilizar a vida do turista.

O sistema e o formulário PABLO

Implantado em 1° de janeiro de 2014 nos aeroportos em Paris (CDG e Orly), o sistema PABLO é uma alternativa mais simples para se fazer os procedimentos da detaxe. Ele permite que o processo de validação do formulário recebido na loja seja feito de forma eletrônica, nos próprios terminais PABLO, sem a necessidade de passar pelos atendentes da aduana/alfândega.

detaxe

Terminais de détaxe Pablo, disponíveis nos aeroportos em Paris

Passo a passo do processo de validação do formulário PABLO:

1) Antes de fazer o check-in e despachar as bagagens, vá até um terminal PABLO com o seu passaporte, sua passagem, o(s) formulário(s) PABLO e os artigos comprados. Veja abaixo a localização dos terminais PABLO nos aeroportos Orly e CDG.

2) Escolha a língua desejada na tela. Passe o código de barras do(s) formulário(s) no leitor ótico do terminal.

3) O visto eletrônico emitido (mensagem “OK bordereau confirmé”  com uma “carinha” sorrindo na tela do terminal) funciona como o carimbo dos serviços aduaneiros.

4) Se você escolheu o reembolso pelo cartão ou se já o recebeu na loja em que fez as compras ou em casas de câmbio como a Global Blue (clique aqui), pronto! Se escolheu o reembolso em espécie, vá até o guichê da casa de câmbio Travelex para receber o dinheiro. Veja abaixo a localização da Travelex nos aeroportos Orly e CDG.

Para facilitar a vida, recomendamos sempre pedir o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie. Isso evita ter que, na sequência do procedimento acima, entrar na fila sempre longa da casa de câmbio Travelex para receber a restituição em dinheiro. Você receberá todo o valor no seu cartão de crédito, alguns meses depois.

5) Caso a “carinha” do item 3 não apareça sorrindo e o processo não tenha dado certo, siga as instruções na tela. Será preciso ir ao guichê para ser atendido por um funcionário da aduana.

Veja o videozinho abaixo (em inglês) para obter mais explicações sobre o procedimento:

Localização dos quiosques/terminais do sistema PABLO e dos guichês tradicionais da aduana:

  • Orly

Orly zonas 1 – 2 (antigo terminal Orly Oeste): Nível 0, perto da Porte 22a

Orly zona 4 (antigo terminal Orly Sul): Nível 0, perto da Porte 47d

  • Charles de Gaulle

Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6

Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5

Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 4

Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 3/4

Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)

Terminal 3: nível Départs (Partidas), dentro da zona internacional

Localização das lojas e/ou guichês Travelex:

  • Orly

Orly zonas 1 – 2 (antigo terminal Orly Oeste): Nível Départs (Partidas)

  • Charles de Gaulle

Terminal 1: nível Départs (Partidas), zona pública, Nível 1, Hall A

Terminal 2A: nível Départs (Partidas), em frente à Porte 6

Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12

Terminal 2D: nível Départs (Partidas), zona pública, Porta 6

Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas), Porte 12

Terminal 3: nível Départs (Partidas), dentro da zona internacional

Ressalvas gerais:

  1. Os quiosques PABLO não aceitam as guias comuns. Se ao fazer as compras em Paris você receber guias de détaxe comuns e também guias PABLO, o mais prático é juntar todas e fazer os procedimentos nos guichês tradicionais da aduana com um atendente.
  2. Se você for embarcar em Orly nas zonas Orly 3 (prédio novo) ou Orly 4 (antigo terminal Orly Sul), peça o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie pois nessas zonas (3 e 4) não há a casa de câmbio Travelex para fazer a restituição em dinheiro. Somente nas zonas 1 – 2 (antigo Terminal Orly Oeste) existe Travelex (nível Départ).

A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.