Saber quais são os principais golpes e estar preparado para reagir é a melhor maneira para evitar roubos e problemas em Paris.
Publicamos vários artigos sobre os diversos golpes: golpe do anel (leiam aqui), da pulseirinha (leiam aqui), do blusão de couro (leiam aqui), da dupla conta do restaurante (leiam aqui)…Publicamos um pedido da polícia de Paris no sentido de não comprar nada dos camelôs (leiam aqui).
Pela primeira vez assisti um “ataque” à turistas japoneses.
Estava andando na lateral da Opera Garnier onde se encontra o ponto do Roissybus, o ônibus que liga o aeroporto CDG e Paris. Na minha frente quatro jovens abordavam todos os passantes visivelmente turistas. Abraçavam as pessoas e pediam para assinarem uma petição. Aqueles que respondiam alto, com segurança e certa agressividade ficavam livres das “mocinhas”.
Os franceses se desviavam andando rápido ou atravessavam a rua. Continuei seguindo o grupo porque queria ver o modus operandi.
De repente elas encontraram dois japoneses tímidos e amedrontados. Elas os cercaram e enquanto umas os abraçavam rindo e conversando, outras tentavam abrir bolsas e bolsos.
Confesso que só tive coragem para reagir quando alguns trabalhadores que estavam dentro do espaço da Opera sairam para “espantar” as ditas cujas. Quando vi que não estava sozinha na proteção dos pobres coitados, comecei também à gritar.
Vocês acham que elas foram embora? Não! Riram, fizeram sinais obscenos em nossa direção, se afastaram das vítimas mas continuaram por alí, à procura.
Eu atravessei a rua e fiquei do outro lado as observando. Neste momento tirei estas fotos. Os trabalhadores não voltaram para o interior da Ópera e também ficaram um tempo de ôlho. Elas fizeram várias idas e voltas, tentaram abordar outros japoneses mas não “atacaram” mais.
Continuei meu caminho e na volta elas não estavam mais no setor.
155 Comentários
Caren Floret
Boa tarde, vou chegar em paris as 16:00 para um conexão mais longa em pleno dia 25/12/17 (natal) e vou me hospedar em um hotel ao lado do aeroporto CDG. Quero sair do hotel em torno das 19 e ir à feira de natal no Les Halles, mas também gostaria de dar uma passeada pela Champs elisee e ver as decorações natalinas. Como gosto de andar bastante, é perigoso ir do Les Halles até a champs elisee andando(vi que dá uns 40 minutos a pé- 3 km), mas não teria problema com a distância, mas estou receosa por ser de noite.
Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Caren, não é perigosa mas o mercado de Natal no Halles fecha às 21:00.
Vanessa
Ficarei hospedada no 9º, em frente ao Le Pantruce… pelo que vi é a sua área também, certo? É perigoso andar por essa região a noite? Chegaremos por volta das 21h e queremos ir andando até o Moulan Rouge…
Rodrigo Lavalle
Vanessa, não tem perigo e é perto do Moulin Rouge. Clique aqui e leia nosso artigo sobre essa região.
Davi
Iremos à Paris em março e ficaremos hospedados em Montparnasse. Como está a cidade? A ação das pickpockets e os golpes continuam rolando? Ansiosos por conhecer a cidade e preparados em caso de frio intenso! Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Davi, nos locais de aglomeração de pessoas é preciso ficar atento aos bolsos e bolsas. Leia esse artigo.
Com relação ao clima, em março ainda faz um pouco de frio. Antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site. Assista ao nosso vídeo, clique aqui, com dicas de como se vestir para enfrentar o frio em Paris.
Madalena Costa
Rodrigo
obrigada pelas dicas! óptimo site!! Tenho apartamento marcado na Rue de Clery 88 (2ºarrondissement), procurei uma zona que fosse minimamente central mas pela street view do google maps parece um bocado “estranha” fiquei preocupada, acha que devo procurar outro sitio? Sabe se é seguro?! irei chegar já de noite. Muito obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Madalena, essa é uma região bem comercial, não é perigosa. Também não é a mais linda de Paris. Leia nossos artigos sobre o 2º arrondissement: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/02-arrondissement.
Abraços;
Liliana Ferreira
Brevemente vou a paris e vou ficar na zona de Nanterre, sabe me dizer se é uma zona segura a este nível? E já agora, se nos acontecer algum golpe deste se começarmos a gritar ou a pedir ajuda elas (as romenas) afastam-se?
Rodrigo Lavalle
Liliana, Nanterre é uma cidade próxima a Paris. É bem calma e residencial.
Abraços.
Vinicius Moraes
Boa Noite, lendo essa repostagem fiquei com receios nos planejamentos dos meus passeios. Em determinado dia da.minha estadia, terei que transitar entre a Gare de Lyon até a região do Louvre de noite (22h) com mala de viagem. Estava pensando em pegat metro mesmo, não teria que andar nem 1 quadra. Será que esse trajeto seria tranquilo? Obrogado e parabéns pelo blog.
Rodrigo Lavalle
Vinícius, não há perigo em pegar o metrô da Gare de Lyon até a região do Louvre. As duas áreas são tranquilas.
Abraços.
Alberto
oi Rodrigo, e seguro viajar de metro em paris?somos 8 pessoas vamos estar sempre juntos, isso torna as situaçoes mais seguras?e seguro visitar o louvre e a torre eifel? quais as precauçoes basicas que devemos tomar? muito obrigado pelas informaçoes, abraços.
Rodrigo Lavalle
Alberto, é seguro mas é preciso ficar atento aos batedores de carteiras e golpistas. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2015/03/01/questoes-sobre-seguranca-em-paris/.
Abraços.
Marcio Facione
Vou para Paris e o meu voo de volta é muito cedo no aeroporto de Orly. Estarei próximo ao centro e nesse caso, precisarei pegar uma condução na madrugada. O que vc me indica? Estarei hospedado bem próximo à estação Boucicaut, mas sei que o metro não funciona na madrugada.
Rodrigo Lavalle
Márcio, a única alternativa é o táxi pois o transporte público só começa a funcionar às 05:30 da manhã.
Abraços.
Justina
Ah, são Romenos? No Brasil vamos passar a dizer que são Uruguaios, Bolivianos… Fácil, não é? Penso que todo brasileiro deveria ter a oportunidade de viajar um dia para ver que gente desse tipo tem no mundo todo!!! Estive na Itália e presenciei um casal da meia idade ficar sem dinheiro na entrada das Termas de Caracalla.
Thaís
Olá pessoal, ótimo blog!
Vou à Paris agora em agostos estou em dúvida se devo andar com os passaportes com a gente ou seria melhor andar apenas com uma cópia e deixar os passaportes no cofre do hotel. Minha filha tem 6 anos e tem desconto em algumas atrações, será que aceitam a cópia do passaporte para comprovar a idade?
Rodrigo Lavalle
Thaís, não ande com o passaporte, deixe-o no cofre no hotel. Ande com uma cópia ou tire uma foto com o telefone ou tablet.
Abraços.