Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
Os 20 arrondissements ou distritos de Paris
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1089 Comentários
conexaoparis
Richard
O 15 é residencial e tranquilo.
Pode andar de metro sozinho e sem medo.
De Cambronne até a torre são 8 quadras. Pertinho.
richard
Olá, gostaria de saber se o bairro 15 é perigoso, pois estamos indo para 2, rue Cambronne – 75015 PARIS, gostaria de saber se é possivel andar a pé ou ateh mesmo de metro sozinho e sem medo, e tambem mais ou menos a distancia deste ponto ateh a torre eiffel, de bicicleta, pois estamos pretendendo andar de bike todos os dias, como um verdadeiro parisience! obrigado.
P.s: li e gostei muito do seu blog, obrigado pelas informaçoes.
conexaoparis
Patrícia
O ponto é ótimo, esta rua está no melhor bairro de Paris, o &.
Você vai ficar perto do Bon Marché e da Grande Epicérie de Paris. Este é o melhor endereço da cidade em termos de gastronomia. Olhe o que escrevi sobre o Bon Marché e a Grande…no blog.
Dentro da Grande Epicerie tem um pequeno restaurante italiano ótimo. Ele está no primeiro andar. Entre no térreo e suba as escadas à direita.
conexaoparis
Maria Lucia.
Nunca prestei atenção neste detalhe. Sei que os supermercados vendem produtos para cachorros. Sei que o BHV (department Store do Marais0 tem uma loja especial para eles. Mas é só. Perto da Caumartin tem vários supermercados, como um grande Monoprix na rue de Provence.
Maria Lucia
Lina, as informações que vc disponibiliza são as mais interessantes e completas que já vi sobre Paris. Vou em setembro com uma amiga e já estava com o roteiro organizado quando conheci seu blog. Pensava em mostrar a ela alguns pontos que queria rever, mas agora mudei de ideia. São tantas as possibilidades que estou selecionando, que os 15 dias não vão ser suficientes. Parabéns pelo seu trabalho!
A propósito, vou ficar na Rue de Caumartin (9ème) e queria saber se vc conhece algum pet shop por aqueles lados. Obrigada pela tremenda ajuda que está me dando.
PATRICIA
Lina , tudo bem?
Tenho sempre lido seu site e estarei em Paris em maio ,vamos ficar na rua Vaneau em Saint Germain , é um bom local? Perto de lá tem cantinas italianas com massas com frutos do mar? Dá para andar pelos pontos turisticos a pé ,de onde estaremos?
Parabéns pelo seu blog !!!!
Patricia
conexaoparis
Augusto
Esta parte do 17 é popular e menos bonita que a parte oeste do mesmo bairro. Mas é tranquila e segura. Tem várias estações de metro próximas. Tudo depende de onde se encontra o lugar onde se hospedará.
Augusto
Parabéns pelo blog,
gostaria de saber se o 17 bairro, mas precisamente a rua nollet, é tranquilo e seguro para andar a noite e se possui meios de transporte de facil acesso perto.
Grato pela atenção.
conexaoparis
Daniela
Eu não conheço o hotel. Esta linha de metrô é ótima. A mais moderna, sem chofer. Quer dizer, sem greves.
Este bairro é residencial e popular. Passou por grandes reformas e se o preço do hotel for bom é uma boa opção. A linha 14, a sua, vai te deixar no centro de Paris rapidinho.
Daniela
Lina,
Você poderia me ajudar novamente? Eu li um comentário seu sobre a Place d’ Italie e achei que talvez seja uma boa opção para se hospedar, mesmo para quem visita a cidade pela primeira vez como é o nosso caso. Eu encontrei um hotel chamado Residence Richemont, por acaso você o conhece? Está localizado na Rue Jean Colly, próximo ao metrô Olympiades. Acredita que perderíamos muito tempo com nossa locomoção (até os pontos turísticos)?
Obrigada novamente pela sua atenção.
Um abraço,