Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
Os 20 arrondissements ou distritos de Paris
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1089 Comentários
Amanda Borges
Oi Lina!
O seu blog sempre me ajuda! Vou para Paris em janeiro e vou ficar avenue Mallarmé, no 17. É uma boa região?
um abraço
Emiliana
Olá Lina,
Muito obrigada pela gentileza da informação e sigo lendo seu blog com tantas dicas e informações!
um abraço
Glória Tereza Lopes
Olá Lina, gostaria de contribuir com o Frederico. Estive no Tim hotel na Cambaceres em julho de 2007 e não gostei.Os quartos são pequenos e pelo preço ficaria melhor em outro. Não é legal para passear a pé pois não tem muitos atrativos no local e as ruas estavam desertas.Eu testaria no retorno o do Louvre. Abraço Lina e Vive la Diference de seu blog
conexaoparis
Emiliana
Este bairro é residencial. Gosto do 15ème. Já morei por aí, quando cheguei em Paris. Sendo um bairro residencial e muito francês, acho que as escolas devem ser selecionadas.
Emiliana
Olá Lina!
Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog! Encontrá-lo foi um achado pra mim! Irei me mudar para Paris em fevereiro com meu marido e filhode 4 anos e estou bem ansiosa….Lina, gostaria de sua opinião com relação ao bairro onde iremos alugar, principalmente no que se refere à escola para o nosso filho. O apartamento fica no 15 na Rue Edmond Roger. Sua opinião será de grande valia!!!
Muito obrigada mais uma vez.
conexaoparis
Celia
Não conheço o hotel mas não acredito que a rede Accord tenha transformado seu hotel em bordel.
Pigale, que está mais ou menos perto desta rua é uma área boêmia e com prostituição. Mas nada perigoso.
Celia
Olá,
Preciso de uma ajudinha… Reservei quarto no Ibis (em Montmartre) na rue Caulaincourt. Me disseram agora que é uma zona e um hotel bem perigoso… “barra pesada” mesmo… com muita prostituição… Voce tem alguma informação neste sentido? Fiquei preocupada…
conexaoparis
Erica
Não conheço estes hotéis. O bairro é novo e servido por uma linha de metro nova e confortável. Vai chegar de metro sem problemas nos monumentos e pontos turísticos.
Erica Arantes
Lina, parabéns pelo blog! espero que vc possa me ajudar tb!!
Irei a Paris em junho de 2010 e não sei se fico no QUARTIER BERCY SQUARE ou no KYRIAD BERCY, vc conhece algum deles? o que vc acha?
Ficando em um desses hotéis eu terei facilidade de chegar a Torre Eiffel e ao Louvre?
Obrigada.
conexaoparis
Laura
Não tenho informações sobre este hotel. sinto…