Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
Os 20 arrondissements ou distritos de Paris
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1089 Comentários
adriana
Vou passar o reveilon em paris . Voce nao imagina o que voce esta me ajudando , ja marquei hotel com sua ajuda e muito mais aaaaaaaaadorei beijos Adriana
raq
óóóóóótimo!! há tempos que eu queria estas informações assim resumidas. tinha pensado em pedir mas fiquei com vergonha… muito obrigada!
Patrícia
Maria Lina, eu concordo com a sua amiga radical. Além do mais, se não é para ver e viver a “Paris dos sonhos”, que graça tem? Pelo menos para mim, enquanto turista que consome Paris bem menos do que gostaria, hehehe!
Marisa
Realmente é difícil escolher um lugar específico, mas fico co Montmartre, é o meu favorito, não só pela SacreCoeur, mas pela arte que encontramos no bairro. Adoro seu Blog.
o meu é Vivendodehistorias.blogspot.com entre p me conhecer.Bjs
karla
Obrigada!
Seu blog é mesmo genial! Acabo de ler o post sobre o 14 de julho e me ocorreu que estarei lá nesta data ano que vem! Vou aproveitar ao máximo!
beijo gde
Claudia Pimenta
adoro essa divisão por áreas em paris, pois facilita mt na hora de descobrir onde ficam os lugares. eu, particularmente, adoro o 1 e o 5, mas cada um tem seu charme… afinal, é paris! bjs!!!
conexaoparis
Karla
Mas eu falo do 5, o Quartier Latin, a Sorbonne. Bairro sem perigo, uma parte calma e residencial. Outra com muitos bares e restaurantes. Bairro excelente.
karla
Oi!
Descobri esse blog no livro do Ricardo Freire e me encantei! Como pretendo viajar a Paris em agosto de 2009 estou usando esse blog como guia! Mas nesse post faltou falar do 5º arrond. que é justamente onde pretendo ficar. É bom? O que tem nele? É agitado? Calmo? Perigoso?
Beijo gde!
Ágatha Sastre
Olá, Lina!
Adotei as dicas, além daquelas que vc me deu em um post passado. Sensacional! É pra imprimir! Álias, vou imprimir muita informação daqui e monter um guia by Maria Lina. Hehehehe! Bju,bju =D
Caliandra
Oi Lina!
Como sempre, cheia de informações importantíssimas e úteis.
Parabéns pelo maravilhoso site.
Bjos,