Em conversa com o pessoal da Air France Brasil, descobri que os comissários de bordo da companhia são treinados para garantir um atendimento especial aos brasileiros. Aliás, não só aos brasileiros. A empresa entende que cada povo tem a sua cultura e procura sempre se adequar às especificidades de cada país.
Curiosa, quis saber como é o atendimento aos brasileiros.
Em primeiro lugar: a Air France sabe que somos um povo alegre e hospitaleiro. E que gostamos de ser tratados da mesma forma – valorizamos um serviço caloroso, gentil, e apreciamos um sorriso. Ao contrário, não lidamos bem com frieza e arrogância.
A Air France entende que o brasileiro, muitas vezes, está acostumado a ser servido dentro da própria casa. Portanto, é alto o nosso nível de exigência para o serviço de bordo. Mas não apenas, somos exigentes em todas as áreas: pontualidade, segurança e comunicação.
Somos reconhecidos pela companhia pela nossa higiene. Hábitos que muitas vezes podem ser comuns para os franceses – como pegar o pão com as mãos – devem ser evitados pelos comissários.
E temos gostos especiais. Os comissários sempre devem procurar servir gelo e limão junto com as bebidas frias. Gostamos de refrigerante (agora a Air France oferece Guaraná nos voos de e para o Brasil), em especial os lights e zero. E também de adoçantes e de leite para o café.
Além desses cuidados especiais, a Air France tem 60 tripulantes brasileiros e aproximadamente 500 funcionários que falam fluentemente o português do Brasil. Todos os voos de ou para o Brasil contam com pelo menos um comissário brasileiro – e outros dois que falam português com fluência. E a equipe de solo do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, também conta com atendentes que falam português. O objetivo da companhia é fazer o brasileiro se sentir acolhido, confortável e seguro, mesmo estando fora de casa.
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40 Comentários
Lara Barbosa
Vim para o Brasil junto com o meu marido no vôo AF0442 saindo de Paris para Rio de Janeiro,onde fiz uma conexão para Salvador,confiei nos comentários e na recomendação do site para experimentar essa empresa.Porém 02 malas nossas até hoje não chegaram!!!Dizem que foram localizadas mas ñ sabem nos dizer porque até hoje ñ chegaram em minha residência!Nunca me ligaram,ligamos várias vezes e a assistência é precária,sem informações fidedignas,nos mandam esperar em casa das 08 às 20h dizendo que as malas vão ser entregues….que estao com uma empresa terceirizada que eles não conseguem se comunicar por telefone!!!É que devemos aguardar,aguardar,aguardar!As pessoas trabalham,precisam resolver suas coisas na rua!Estou decepcionada com esta empresa e ñ pretendo comprar nela novamente pelo descaso com a bagagem de seus passageiros e pela incompetência e inadequada assistência ao seu cliente.Número de dossier:GIGAF72928
Wadir
(Retificação das incorreções contidas em meu comentário anterior).
Sabe aquela velha, batida e desvalorizada frase “gentileza gera gentileza”? Pois é, se a colocássemos em prática, certamente reclamaríamos menos do jeito de ser dos estrangeiros e da maneira como somos tratados por eles mundo afora. Brasileiro se acha muito caloroso, hospitaleiro, alegre e o máximo da finura e educação, mas não é isso tudo, não. Esquecemo-nos de observar que esses atributos que tanto enaltecemos vêm acompanhados também de boas doses de inconveniência, arrogância, prepotência, falta de respeito à individualidade do próximo, bagunça, indisciplina, falta de consciência de conduta em público, etc., etc., etc.,
O alemão, o francês, o japonês, o inglês e outros não são frios, não, como o brasileiro costuma tachá-los; eles são discretos, reservados, não se dão a estar mostrando os dentes nem a falar com estranhos (a não ser em caso de absoluta necessidade) e, principalmente, sabem onde termina o direito deles e começa o dos outros. Obviamente, a antítese de tudo isso não é privilégio de nenhum povo em particular, mas certamente encontra-se com muita facilidade em nosso país e entre o nosso povo.
Wadir
Sabe aquela velha, batida e desvalorizada frase “gentileza gera gentileza”? Pois é, se a colocássemos em prática, certamente reclamaríamos menos do jeito de ser dos estrangeiros e da maneira como somos tratados por eles mundo afora. Brasileiro se acha muito caloroso, hospitaleiro, alegre e o máximo da finura e educação, mas não é isso tudo não. Ele se esquece de observar que esses atributos que ele tanto enaltece vêm acompanhados também de boas doses de inconveniência, arrogância, prepotência, falta de respeito à individualidade do próximo, bagunça, indisciplina, falta de consciência de conduta em pública, etc., etc., etc.,
O alemão, o francês, o japonês, o inglês e outros não são frios, não, como o brasileiro costuma tachá-los; eles são discretos, reservados, não se dão a estar mostrando os dentes nem a falar com estranhos (a não ser em caso de absoluta necessidade) e, principalmente, sabem termina o direito deles e começa o dos outros. Obviamente, a antítese de tudo isso não é privilégio de nenhum povo em particular, mas certamente encontra-se com muita facilidade em nosso país e entre o nosso povo.
Alda
Essa de “andar mais uma milha” eu não conhecia (kkkkk). Parece-me uma tradução bem literal do inglês “go the extra mile”. Até porque o nosso sistema de medidas não usa milhas. Nesse caso, seria no mínimo “andar mais um quilômetro”, não é mesmo?
Sirlei Christoforo
Fui e voltei de berlim de air france via CDG. Gostei muito da alimentação e da tentativa de contato conosco. Tinha 1 comissario brasileiro, os demais falavam francês ou inglês. Teve um Gregory seu nome que vendo minha jaqueta da maratona de berlim manteve uma conversa agradável, foi muito gentil e educado. Ja tinha ido de air france em 1997, coincidentemente voltei pra Europa por ela. RECOMENDO E VOLTARIA COM CERTEZA. abraços
Tess
P.S. – complementando – quando adquirimos a passagem pagamos mais em razão do horário!
Tess
Querida Lina e colaboradores do CP,
Acompanho o site há anos, comprei vários guias, vejo os posts todos os dias e agradeço toda a ajuda e orientação nas maravilhosas viagens que já fiz. Peço desculpas por nessa vez não poder contribuir com tantas e tantas dicas que vocês nos dão quando viajamos e imagino como deve ser a cobrança, mas por favor não levem minha insatisfação por esse lado.
Quero relatar que fiz uma reserva pela Air France amparada por todos elogios e cumplicidade que a empresa aparentava ter com o CP, para Madri/Paris para minha mãe, tias e eu.
Como muitos que não saem das cidades principais (SP e RJ) escolhi os voos com base nos nosso compromissos, saindo de Florianópolis no horário de almoço (12:43h) . Acontece que agora, faltando pouco mais que uma semana pra nosso embarque (13/09) recebi um email da Air France para complementar os dados das passageiras… com alteração de voos, com embarque ao invés de 12:43h às 06:05h!!! Essas alterações nunca me foram informadas! Apesar de não mudar o horário de nossa chegada no destino final, perdemos o compromisso do dia 13 aqui (um batizado). Mas além de não sermos avisadas, consta do site da Air France a possibilidade de um voo perto daqueles que contratamos, sem que nos fosse sequer possibilitada a alteração (possível saída 11:26h). Ao ligar pra Air France soube que apenas terça feira (08.09), poderei tentar fazer qualquer alteração em razão do feriado de 07.09. Agora passarei o final de semana esperando uma possibilidade…
Infelizmente não esperava um descaso desse nível da empresa.
Com relação ao serviço, fico devendo por enquanto!
Desculpem o desabafo e agradeço todas as maravilhosas dicas que vocês nos fornecem, de valor inestimável, pois minhas viagens são melhores graças a vocês!
MARCOS WILSON SILVA
Esse tipo de atendimento deveria se estender aos funcionários que atendem telefonemas no Brasil.
Quando liguei o atendimento foi péssimo. Em nenhum momento notei um atendimento “gentil” e com vontade de esclarecer as questões postas.
Em compensação, na hora do check-in, fomos atendidos por uma funcionária nota 1000.
Abraço
vera
Olá Rodrigo, sei que você não escreveu o post sobre a Air France. Mesmo assim quis deixar registrado que adoro o blog em geral e o que você escreve em particular. Abraço a toda a equipe.
PS: no vídeo sobre o que vestir na primavera pude ver como vocês são. Sei por que não reclamam da econômica. Todos são suuuuuuuuuuuper magrinhos. Ai que inveja…branca, tá?
Abraços.
Rodrigo Lavalle
Vera, obrigado pelos elogios.
Abraços.
Má
***Corrigindo: Em minha modesta opinião.
Má
Em minha modéstia opinião acho que a escolha da Cia Aérea é bem particular, pois avaliamos sem dúvida não só o preço, bem como o serviço prestado dentro e fora da aeronave. Já viajei para Paris pela TAM, Lufthansa e ano passado pela Airfrance. Pela TAM atendimento mediano. Pela Lufthansa, ótima equipe de bordo na ida, com comissários falando português e simpaticíssimos. Já na volta a equipe de bordo foi fria e pouco cortez. Ano passado experimentei a Airfrance, excelente atendimento da equipe de bordo, havia uma comissária que falava português e as demais se comunicaram em inglês comigo sem problemas. Já no CDG na volta, tive excesso de bagagem e a funcionária da Airfrance só falava francês e não sabia nem tinha paciência em falar comigo em inglês. Para minha sorte, havia um funcionário brasileiro da Airfrance ajudando nas filas do check in, eu o chamei, pedi sua ajuda e ele prontamente me arrumou uma sacola plástica grande (da Airfrance) onde eu pude acomodar minhas coisas e dividir o peso da mala de mão, e não paguei excesso de bagagem. Já no voo da volta, a equipe de bordo foi razoável, nem simpática nem antipática, diria apática! E não recebi nenhum sorriso ou cordialidade excessiva, apenas um serviço básico. Por comparação, acho a comida e lanches servidos a bordo da Airfrance e Lufthansa muito melhores do que o da TAM, bem como a “copa” das aeronaves fica aberta aos passageiros que se servem à vontade durante todo o voo, um diferencial que a TAM em 2012 ao menos não tinha. Resumo da ópera, não culpo a Cia Aérea que é boa ou ruim, é a equipe de profissionais, que às vezes estão afim de andar mais uma milha, ou às vezes não dão sequer um passo a mais para lhe prestar um bom serviço. Em outubro desse ano estarei indo a Paris novamente, não pensei duas vezes, já escolhi a Airfrance, dentre todas que já viajei, achei o custo benefício melhor. Abraços a Equipe do CP, sempre com ótimas pautas!
Mauricio Christovão
Finalmente resolvida a questão de gênero de Dillemba e Neftalí!!! Quanto às companhias aéreas, no vôo da TAP da nossa volta de Lisboa, onde tivemos que fazer escala fugindo da greve da Air France, vi uma aeromoça portuguesa “descascando” um pobre passageiro que tinha ido ao banheiro e queria passar pelo corredor, que tinha sido ocupado pelo carrinho de refeições. Acho que existem pessoas e tripulações grosseiras ou atenciosas. Convém não generalizar. Sempre fomos bem tratados na França, em Paris ou no interior, em Lisboa todos foram ótimos com os “brasucas” aqui. Mas tudo isso pode ser pura sorte, é claro…
Neftalí
Oi Dillemba! E eu antes achava que você era monsieur…Que bom que já estamos definidos!
Obrigado pela dica, realmente as Grandes Eaux Nocturnes de Versailles devem ser maravilhosas, assim como os fogos artificiais. Vai ficar anotado para a próxima visita!
Silvia
Viajei ano passado pela Air France e realmente foi difícil a comunicação dentro do avião. Um francês muito gentil tentou me ajudar, mas a brasileira que estava abordo, simplesmente me ignorou quando pedi um cobertor extra para minha mãe de 72 anos. No Charles de Gaulle no nosso retorno, fomos atendidas por um português que nos ajudou prontamente. As poltronas da econômica são terríveis mesmo. Pelo custo, creio que poderia ser melhor e na próxima viagem vou preferir TAP ou TAM.
Thereza
Ja é a segunda vez q deixo uma pergunta e fico sem resposta!
Rodrigo Lavalle
Thereza, como você fez a sua pergunta ontem (domingo) à noite, eu ainda não tive tempo de respondê-la. Todas as perguntas do blog são respondidas em um prazo de 36 horas.
A sua pergunta anterior foi respondida no dia seguinte: https://www.conexaoparis.com.br/2012/09/18/onde-aprender-frances-institut-catholique-de-paris/.
Abraços.
Melo
De uma maneira geral, o francês é um povo muito descortês.
Dizer que a Air France trata bem o brasileiro só em matéria paga.
Rodrigo Lavalle
Melo, de uma maneira geral, o francês não é nem mais nem menos descortês que o brasileiro. Eles somente não aceitam arrogância ou falta de polidez de clientes, amigos, fornecedores, colegas, etc.
Abraços.
Camille B.
Nas férias de agosto de 2014, umas 20 pessoas foram desembarcadas do vôo Paris CDG- Rio GIG e não somente não havia NENHUM membro da equipe de solo que falasse NEM português NEM espanhol (muitos latino americanos que iam para outras capitais da América do Sul).
Marceela
Infelizmente tenho que descordar do post achei onarendimento da air france ruim de forma geral. Eles não se interessam em abordar uma cinversa em outra língua que não frances, de certa forma achei eles ríspidos . Uma pena
ana lucia
Tenho duas reclamacoes contra a air France:1-as refeicoes gluten free sao horriveis.pobre e sem criatividade.2:me parece- se eh que e possivel-que as poltronas da classe economica estao ainda mais desconfortaveis. Viajei esse ano e francamente nao gostei.
Cristiane Chieregato
Este ano fiz 2 viagens com a Air France, o atendimento a bordo foi maravilhoso e o atendimento no aeroporto Charles de Gaulle excepcional, equipe atenciosa e eficiente. Recomendo!
rita gomes silva
voltei de paris e dentro da europa viajei pela air france. atendimento impecável. vou repetir.
Solange Campos
A tempo: a TAP ( no ar) é imbativel em materia de gentileza, acolhimento e serviço em geral. Em terra, é correta. Uma parada em Lisboa, e depois Paris: viva a TAP. Sem sustos.
SOLANGE CAMPOS
Dificilmente volto a viajar pela Air France. O atendimento a bordo foi apenas polido e muito apressado; o jantar na ida era made in Brazil, frio e mal confeccionado. Em terra, a impressão que se tinha era de que todo mundo estava de olho no relogio para ir embora. E o pior: as greves. A Air France costumava ( costuma?) fazer greve com frequencia. Da ultima vez, saimos de um ap alugado, tinhamos de deixa-lo, Paris estava superlotada ( feiras de outubro, 2008) e foi uma agonia. Por sorte, a greve acabou na véspera e não ficamos ao léu. Deus nos livre da Air France! nunca mais.
dillemba
Oi, Neftalí, quando lia teus comentários também pensava: é, “a” Neftalí conhece bem Paris. A respeito de Versailles, não vi os Jardins Musicais, mas as Grandes Eaux Nocturnes são deslumbrantes. No Bosquet das Trois Fontaines eles colocam gelo seco a partir do chão, dando a sensação que se caminha nas nuvens, o que no meu caso era verdade. No La Colonnade tem laser zebrado que não há nem como explicar de tão lindo. No Tapis Vert correm línguas de fogo em harmonia com os jatos d’água ao fundo. Pode ir sem medo.
Com relação à Air France, ótimo atendimento da parte dos comissários de bordo. Aliás, ser recebida a bordo com: bonjour, madame, é o máximo. No CDG consegui me virar com o meu francês, porque pelos funcionários que falam português estou esperando até agora.
Rodrigo Lavalle
Dillemba, obrigado pelas descrições dos espetáculos.
Abraços.
vera
Se você for viajar pela Air France na econômica, faça uma dieta, emagreça, porque as poltronas são incrivelmente estreitas. A tripulação é super bacana mas a companhia deveria melhorar o espaço entre as poltronas porque viajar mais de 11 horas engessado é só para os fortes, muito fortes.
Abraço Rodrigo. Adoro seus posts.
Rodrigo Lavalle
Vera, obrigado mas esse post especificamente não fui eu quem escreveu.
Abraços.
Neftalí
Oi Rodrigo! Pois é, meu nome é uma homenagem ao Pablo Neruda, que se chamava realmente Ricardo Neftalí Reyes. Se me tivessem batizado como Ricardo, ou mesmo Pablo, sem dúvida a minha vida teria sido mais fácil…Grande abraço!!
Maria Angelica
Impressões que tive no vôo do Rio de Janeiro para Paris é que quando entrei no avião já estava fora do Brasil, pois pouco se falou em Português, na hora de questionar sobre o tipo de comida, somente falavam Inglês ou Francês e no aeroporto o funcionário da cia não falava português na recepção. Vamos ver se na volta haverá alguém que fale fluentemente o português.
Eu consegui me virar com o inglês, mas há pessoas que não compreendem muito e ficam perdidos como vi no aeroporto no dia que cheguei no Charlles Gaulle.
Adriana Correa
viajamos na semana retrasada pela Air France.
Eu gostei bastante e realmente o atendimento foi espetacular.
Meu marido so reclamou que a poltrona era mto desconfortável, muito dura nas costas.
Nazaré
Nunca viajei de Air France, mas agora fiquei com vontade. Adorei. Boa iniciativa.
MonicaSA
Já peguei alguns comissários que faltaram à esta aula.
Uma vez um comissário me disse que não havia pasta, que eu escolhesse outro prato. Minutos depois, o mesmo comissário estava servindo pasta para um casal de franceses.
Viajo pelo menos duas vezes ao ano à França, sempre pela Air France. Para mim, o melhor da companhia é a tripulação brasileira. Pronto falei.
Mauricio Christovão
O pessoal de cabine mostrou-se gentil e atencioso nas oportunidades em que viajamos de Air France, mas quanto ao pessoal de terra na França, o atendimento variou entre a delicadeza(quase sempre) e a extrema arrogância(uma vez).
Neftalí
“A Air France entende que o brasileiro, muitas vezes, está acostumado a ser servido dentro da própria casa”.
Concordo. Fui comissário de bordo (não da Air France) por alguns anos, e o passageiro mais chato (sem generalizar) é o brasileiro. Chega cheio de malas, exigindo algo para beber, mesmo durante a revisão de segurança. Como está pagando sua passagem, considera que a tripulação de bordo são empregados seus.
Mas pelo menos, a maioria dos brasileiros sempre está limpa e de banho tomado…
Em quanto à Air France, nada a reclamar, sempre fui bem tratado.
Rodrigo Lavalle
Neftalí, finalmente descobri que você é homem.
Abraços.
samuel
Nas oportunidades em que viajei pela companhia não observei este diferencial.
Ana Schw
o atendimento da airfrance é muito bom! Fiquei muito feliz em voos recentes, o único problema que tive foi com o pessoal de solo em Munique, provavelmente não tão acostumados com brasileiros! Além de não darem informações adequadas, minha mala foi etiquetada com o peso de quilos (tinha cerca de 22) e quando chegou aberta no Brasil não foi possível verficar se faltava algo através do peso…