Viajar com animais para a Europa não é tarefa simples. Existem uma série de regras a serem seguidas antes de embarcar com seu bichinho de estimação. A Air France nos ajudou a escrever este post para esclarecer as regras e condições de viagem dos animais. Vamos lá:

  • Posso viajar com meu pet?

Sim, você pode levar seu cachorro ou gato para a Europa. Mas todos os pets que viajam no interior da União Européia devem estar identificados por intermédio de um microchip eletrônico, além possuir um passaporte europeu. Fornecido e preenchido por um veterinário autorizado no Brasil, o passaporte identifica seu animal de estimação e certifica que ele está devidamente vacinado.

Atenção: para viajar para a Irlanda, Suécia, Reino Unido ou Malta, condições sanitárias adicionais se aplicam. Neste caso,  verifique as regras com o consulado deste países.

  • Meu pet poderá viajar comigo, na cabine?

Depende. Dentro da cabine, são aceitos apenas cachorros e gatos de até 8kg (incluindo a bolsa em que o pet deve ficar abrigado durante a viagem). Além disso, o animal deve ter no mínimo 10 semanas de vida e estar devidamente vacinado. Cães-guia, de qualquer peso, são permitidos na cabine.

Para garantir a segurança e o conforto do pet, do seu dono e dos demais passageiros, o animal deve viajar dentro de cestos que sejam devida e suficientemente arejados e que permitam ao pet se levantar e se movimentar.

Na classe Economy, o cesto deve caber por baixo do assento à sua frente. É importante que o animal não saia do cesto em nenhum momento durante o voo.

Atenção: é recomendável que você peça a opinião do seu veterinário antes de decidir levar seu animal na viagem. Em caso de stress, os animais com focinho achatado, como os cães pug, boxer, buldogue, pequinês, shih tzu ou os gatos persa e birmanês, podem encontrar dificuldades respiratórias em virtude de sua morfologia.

  • Quais são as regras para a viagem dos pets no porão do avião?

No porão, você pode  transportar cães entre 8 e 75 kg, e cada passageiro pode levar até 3 animais. Assim como o transporte em cabine, o animal deve ter no mínimo de 10 semanas de vida e deve estar com as vacinas em dia.

Para “reservar” o lugar do seu animal no porão, você deve seguir as etapas abaixo:

  1. Para levar os pets no porão, é necessário acessar o site da Air France para imprimir, preencher e assinar o “Formulário de aceitação de um cachorro ou gato na bagagem do porão“.
  2. Com o formulário impresso e assinado e a passagem reservada, você deve ligar para a central de reservas e avisar sobre o animal que irá viajar.
  3. O ponto de maior atenção deve ser no momento do check-in: ele deve ser feito com 3 horas de antecedência e o passageiro deve estar com o formulário impresso e assinado.

Atenção: em caso de conexão,  os voos devem ter  mais de duas horas entre um e outro para que você tenha o tempo necessário de recuperar suas bagagens e seu animal e depois fazer novo check-in para próximo voo.

  • Existem raças de cães que não são aceitas nos voos comerciais?

Sim, existem algumas categorias de animais que não podem embarcar, independente de peso, tamanho ou condições. O Ministério Francês da Agricultura, do Agroalimentar e da Floresta faz restrição a duas categorias de cães:

  1. Categoria 1: os chamados “cães de ataque”, que são aqueles que não pertencem a uma raça em particular, mas são semelhantes na morfologia às seguintes raças: Staffordshire Terrier ou American Staffordshire Terriers (pit bulls), mastins e tosas. Estes cães não são permitidos para o transporte.
  2. Categoria 2:  inclui as raças Terriers com pedigree de Staffordshire, pedigree American Staffordshire Terriers, pedigree Tosas e cães que são semelhantes na morfologia da raça Rottweiler (com ou sem pedigree). Estes cães são permitidos para o transporte apenas em voos de carga da Air France. Neste caso, você deve entrar em contato com a Air France / KLM Cargo.
  • Apenas cães e gatos são aceitos nos voos comerciais?

Sim, nos voos comerciais, apenas cães e gatos podem viajar. Outros tipos de animais devem ser transportados em voos de carga. Neste caso, algumas restrições se aplicam, de acordo com a Convenção de Washington.

  • Como deve ser o cesto de viagem do meu pet?

No porão, o cesto no qual o pet vai viajar precisa estar de acordo com as normas internacionais IATA (leia as regras aqui).  Se preferir, você pode comprar os cestos no site a Air France.

  • Como é a viagem do meu pet no porão?

Antes  do voo, o comandante de bordo é informado sobre a presença do seu animal no porão. Ele irá então tomar todas as medidas necessárias para que ele faça uma viagem confortável, cuidando da luz, da temperatura e da pressurização do local onde ele viaja.

  • Qual é o valor a ser pago para o transporte de animais?

Para os voos entre o Brasil e a Europa, você irá pagar 200 euros por pet. Para voos domésticos, dentro da França, você irá pagar 20 euros. Para os voos entre países europeus, a taxa é de 55 euros para transporte em cabine e 70 euros para transporte no porão.

Para mais informações, acesse o site da Air France.

Leia também o passo a passo para obter o certificado veterinário internacional que lhe permite entrar na União Europeia com seu bichinho de estimação.

Veja outras dicas da Air France:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris