Aos 9 anos, comecei minha longa carreira de viagens como criança desacompanhada. Geralmente, os vôos eram entre Paris e o Rio de Janeiro, sem conexão. Mas muitas vezes viajei sozinha para outros países. Já fiquei horas em aeroporto, esperando uma conexão, tendo como companhia uma funcionária de alguma companhia aérea. E sem falar a língua local.

Agora é a vez dos meus filhos. Apesar de toda a minha experiência, agora sou mãe, e sempre me preocupo com o fato de estarem sozinhos – fico com o coração apertado. Mas a experiência sempre é ótima.

Pedi a Air France algumas informações para me ajudar a falar sobre as viagens de crianças desacompanhadas e ajudar pais e seus filhos em suas viagens.

Crianças, com a identificação de Menos Desacompanhados, no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Imagem cedida pela Air France.

Crianças, com a identificação de Menos Desacompanhados, no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Imagem cedida pela Air France.

  • Qual é a idade mínima para uma criança viajar desacompanhada?

No caso da Air France, a partir de 5 anos, as crianças já podem embarcar sem a companhia dos pais, ficando sob responsabilidade da própria companhia aérea. Entre 5 e 14 anos, as crianças devem obrigatoriamente viajar como crianças desacompanhadas ou, como se diz em aviacionês, Unaccompanied Minor ou simplesmente UM .

  • Qual é a documentação necessária para o embarque?

Além do passaporte válido, a criança deve ter a autorização de ambos os pais para embarcar sozinha. Esta autorização, com firma reconhecida em cartório,  deverá ser apresentada tanto no check-in quanto no controle de passaportes, em duas vias originais (uma via será retida pela Polícia Federal).  Leia no site do CNJ as regras para emissão da autorização de viagem internacional para menores.

Também é necessário levar cópia simples do passaporte. Além disso, como no passaporte não constam os nomes dos pais, o menor precisa levar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento, que poderão ser solicitados na hora do embarque.

  • Como é o cuidado e o acompanhamento do meu filho durante toda a viagem?

Os pais, ou responsáveis pela criança,  devem acompanhá-la até o balcão de check-in 30 minutos antes do horário limite para o check-in do voo. O menor é acolhido pela equipe Air France e, a partir desse momento,  será assistido oficialmente por um membro da equipe que o acompanhará até o avião.

Atenção: a Air France recomenda que os responsáveis esperem a partida do avião antes de deixar o aeroporto. Em caso de cancelamento do voo, você poderá esperar com seu filho um outro voo.

No avião, as crianças ficam  sob os cuidados dos comissários de bordo. O tratamento especial à bordo inclui menu kids com alimentos orgânicos (as crianças são servidas antes de todo mundo), talheres em forma de avião e louças coloridas. Além de jogos e brinquedos, tem a programação especial infantil no sistema de entretenimento com filmes e desenhos animados. E um Certificado Air France para o primeiro voo da criança – as crianças adoram!

Ao chegar no destino, a equipe de solo da companhia aérea acompanha o menor durante todo o processo de controle de passaportes, bagagens e alfândega. O menor será entregue à pessoa designada pelos pais para recebê-lo no destino, que deverá estar no aeroporto no momento previsto do pouso, munido de um documento de identidade com foto.

No caso da Air France, as crianças que viajam desacompanhadas são asseguradas pelo Mondial Assistance com:

  • Seguro do brinquedo favorito e/ou remédios esquecidos em casa, com entrega garantida no destino final;
  • Linha de telefone exclusiva para caso de emergência médica durante toda a viagem;
  • Adiantamento em dinheiro para a criança com consentimento dos pais, quando necessário;
  • Até o fim do ano, o serviço de mensagem de texto de confirmação da decolagem da aeronave para o acompanhante da criança no aeroporto e no destino final.
  • As crianças podem viajar como UM para qualquer destino, mesmo se houver conexão?

Sim, podem. Mas, no caso da Air France, as crianças só podem viajar desacompanhadas se as origens forem exatamente as cidades em que a Air France opera no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Para crianças que são de outras cidades, a Air France se responsabiliza a partir do momento em que elas chegam nos aeroportos de São Paulo, Rio ou Brasília para embarcarem para Paris. Ou seja, os pais (ou responsáveis) precisam acompanhá-las até um destes aeroportos.

Se o destino final não for Paris,  a criança permanece sob a vigilância da equipe da companhia durante a conexão. Se a espera no aeroporto for maior do que 2 horas, a criança é acolhida nos espaços Air France, tanto no aeroporto de Orly e quanto em Charles de Gaulle, em Paris. Esses espaços são organizados especialmente para os pequenos, que podem brincar, ler, assistir a desenhos, jogar jogos de tabuleiro, etc. Ou, para alegria dos maiores, jogar videogames Sony PS3 e/ou PS Vita.

  • Adolescentes podem também ter acompanhamento da companhia? 

Os adolescentes entre 15 e 17 anos que viajam sozinhos podem ser acompanhados mediante solicitação. Neste caso, desfrutam serviço Kids Solo. Este serviço é facultativo e pago. Em função da distância, os custos de acompanhamento variam.

  • Qual é a tarifa para viagens de crianças desacompanhadas?

Entre 5  e 14 anos, as crianças desacompanhadas  pagam o valor de uma tarifa de adulto + a taxa do serviço de acompanhamento (Kids Solo), que varia entre 75 euros e 90 euros por perna.

Entre 15 e 17 anos,  pagam o valor de uma tarifa de adulto. Como o serviço Kids Solo é facultativo para crianças nessa idade, caso a família opte pelo acompanhamento, a taxa é cobrada.

Lembrando que para crianças ACOMPANHADAS, entre  2 e 12 anos, o valor da tarifa é equivalente a  75% do valor de uma tarifa de adulto. Acima de 12 anos,  o valor é o mesmo dos adultos. Abaixo de 2 anos, pagam 10% da tarifa de um adulto.

Leia também: 

Dicas Air France: tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa

Veja outras dicas da Air France: