Como ir dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly para Paris? Essa é uma pergunta recorrente que nossos leitores sempre nos fazem. Metrô, táxi, ônibus? Já fizemos vários posts sobre o assunto (veja aqui todas as formas de transporte entre Charles de Gaulle ou Orly e Paris).

Uma das opções que sempre indicamos são os ônibus Le Bus Direct (ex “ônibus da Air France”), que levam os passageiros de todas as companhias a diversos pontos da cidade. A Air France nos ajudou a escrever esse post para explicar como funciona e dar dicas de como pegar o ônibus, comprar passagem etc. Além das dicas abaixo, consulte também o site da Air France para ter mais informações. Vamos lá:

  • Quais são os trajetos do ônibus?

São quatro linhas:

Linha 1: liga o aeroporto de Orly (terminais Sul e Oeste) à Paris, com paradas na Gare Montparnasse (14 rue du Commandant Mouchotte); no Trocadéro (10 place du Trocadéro ) e no Arco do Triunfo (2 avenue Carnot). E vice versa. Preço: 12 euros por pessoa somente um trajeto.

– Linha 2: liga o aeroporto Charles de Gaulle (terminais 1 e 2) à Paris, com paradas na Porte Maillot (66 boulevard Gouvion de Saint Cyr), no Arco do Triunfo (Étoile – Champs Élysées, 2 avenue Carnot) e próximo à Torre Eiffel (19 avenue de Suffren). Os ônibus da linha 2 passam nos terminais 2A-2C (Porte C10), 2B-2D (Porte D14), 2E-2F (Porte E8 ou F9) e  terminal 1 (Porte 32). O terminal 2G é ligado ao 2F pela navette N2. O terminal 3 é ligado ao terminal 1 pelo CDGVAL. Preço: 18 euros por pessoa somente um trajeto.

Linha 3: liga o aeroporto Charles de Gaulle ao aeroporto de Orly. Ideal para quem vai seguir viagem, mas precisa trocar de aeroporto. Eles param em Orly Sud (nível das chegadas / nível 0, Porte L) e Orly Ouest (nível das chegadas / nível 0, Porte D) e param no CDG nos terminais 1 (nível das chegadas, Porte 32); 2A-2C (nível das chegadas, Porte C10), 2E-2F (nível das chegadas, Porte E8 / F9). Preço: 22 euros somente um trajeto.

– Linha 4: liga o aeroporto Charles de Gaulle (terminais 1 e 2) à Paris, com paradas nas estações de trem Gare de Lyon e Gare Montparnasse. Preço: 18 euros por pessoa somente um trajeto.

Desça na parada mais próxima ao seu hotel e pegue um táxi ou o metrô.

  • Como eu faço para pegar o ônibus em Charles de Gaulle e em Orly?

– Os ônibus param nos seguintes terminais em Charles de Gaulle:

Terminais 2A-2C (Porte C10), 2B-2D (Porte D14), 2E-2F (Porte E8 ou F9) e  terminal 1 (Porte 32). O terminal 2G é ligado ao 2F pela navette N2. O terminal 3 é ligado ao terminal 1 pelo CDGVAL.

Os vôos da Air France, vindos do Brasil, chegam no terminal 2E. Portanto, você deverá se dirigir à saída E8 ou F9 para pegar o ônibus. Se você está viajando com outra companhia aérea, consulte o terminal de chegada.

– Em Orly, os ônibus param nos terminais Orly Oeste (saída/sortie D, andar das chegadas) e Orly Sul (saída/sortie L, andar das chegadas).

  • Quais são os horários dos ônibus?

Em todas as linhas, os ônibus partem diariamente a cada meia hora.

– De Paris para Charles de Gaulle e vice-versa, das 5h45 às 23h. Duração do trajeto: aproximadamente 1 hora.

– De Paris para Orly: o primeiro ônibus sai da Place de l’Étoile (Arco do Triunfo) às 5h00 e o último às 22h40. Na outra direção, o primeiro ônibus sai de Orly às 6h e o último às 23h40. Duração do trajeto: aproximadamente 1 hora.

– De Orly para Charles de Gaulle, das 6h30 às 22h30. De Charles de Gaulle para Orly, das 5h55 às 22h30. Duração do trajeto: 1h30.

  • Como comprar? Quanto custa?

Comprar os bilhetes online, antes da viagem, têm vantagens: descontos de 5%, evita filas e você ganha tempo. Consulte o link abaixo para ver os valores para cada uma das 4 linhas. Ao comprar online, imprima o bilhete em casa e apresente-o ao motorista do ônibus.

Compre os bilhetes para os ônibus Les Bus Direct aqui.

Se preferir deixar para comprar no aeroporto, os guichês de compra ficam próximos às saídas das paradas dos ônibus.

  • Socorro! Meu destino final não é Paris. Vou apenas fazer conexão em Charles de Gaulle e tenho medo de me perder.

Calma, Charles de Gaulle não é tão difícil assim. A primeira coisa que você precisa descobrir é quais são os terminais de desembarque e de embarque. Essas informações estão na sua passagem (e você deverá confirmar nos quadros de aviso dos vôos no aeroporto). Como falamos acima, se o seu voo é da Air France vindo do Brasil, você desembarcará no terminal 2E. Ao desembarcar, siga os painéis com a indicação Correspondances (correspondências) e dirija-se ao seu terminal, no piso Départs (embarques).

Acesse o site da Air France para baixar o mapa do terminal 2. Pode ajudar!

O Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris

E, caso você se perca, a Air France tem vários balcões no aeroporto para ajudar você. Procure os balcões Correspondance Air France.

E, caso você prefira, a Air France disponibiliza um serviço de recepção em terra, com profissionais que falam português e irão lhe acompanhar durante todo o seu trajeto no aeroporto Charles de Gaulle. Visite o site da Air France para conhecer os serviços personalizados do aeroporto e se informar sobre as tarifas.

Veja outras dicas da Air France:

Os posts Dicas da Air France são produzidos pelo Conexão Paris e patrocinados pela Air France


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.