A França não se resume aos vinhos. Existem vários outros tipos de bebidas francesas além dos mundialmente famosos vinho e champanhe.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

Bebidas francesas

Quando se fala em bebidas francesas, o primeiro exemplo que nos vem à mente é o vinho. Mas ele não é o único. Quando o assunto é bebida alcoólica, a França é bem prolífica e variada. Cada região do país tem a(s) sua(s) bebida(s) típica(s).

Algumas são tão mundialmente conhecidas quanto os vinhos de Bordeaux; outras, mais obscuras.

Algumas já tiveram seus dias de glória e caíram no esquecimento; outras, continuam populares.

Veja abaixo alguns exemplos:

Região Noroeste

  • Sidra: famosa e típica bebida da Bretanha e da Normandia obtida a partir da fermentação do suco de maças.
  • Bénédictine: digestivo/licor criado pelo monge beneditino Dom Bernardo Vincelli em 1510 na cidade de Fécamp, perto do Havre, na Normandia.
  • Calvados: também originária da Normandia, é um destilado feito a partir da cidra.

Cidra (foto: PHILIPIMAGE no Shutterstock)

 


Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.

Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu LouvreParis com CriançasEssencial Provence


 

Região Nordeste

  • Vodca Grey Goose: uma das melhores e mais famosas vodcas do mundo é feita na Picardie usando trigo da região.
  • Grand Marnier: licor de laranja originalmente produzido em Neauphle-le-Château, perto de Versailles, com laranjas amargas da região. É usado para fazer a famosa sobremesa francesa crêpe suzette.
  • Ratafia: espécie de licor feito com o bagaço das uvas já utilizadas na fabricação do vinho ou champanhe. A mais famosa vem da região de Champagne.
  • Kronenbourg: cervejaria criada em Strasbourg, na Alsácia, em 1664. Sua cerveja “1664” é mais popular na França e também a cerveja francesa mais vendida no mundo. Na França todos a chamam de “seize” (16, em francês).

Cerveja 1664 da marca Kronenbourg (foto: no Shutterstock)

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

Região Sudeste

  • Crème de cassis: licor feito na região da Borgonha, é mais famoso por ser um dos ingredientes dos coquetéis Kir (vinho branco + licor de cassis) e Kir Royal (champanhe + licor de cassis).
  • Ricard: a mais famosa marca de pastis – bebida feita de anis – nasceu em Marseille. Em Paris, o restaurante Chez Janou, situado no Marais, possui enorme variedade de marcas de pastis.
  • Rinquinquin: bebida originária da Provence feita com folhas de pessegueiro que são deixadas macerando em vinho branco.

Pastis da marca Ricard, de Marseille

 


No site Tiqets você compra ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

Região Sudoeste

  • Cointreau: outra famosa marca de licor feito com cascas de laranja e açúcar de beterraba. Assim como o Grand Marnier é um dos ingredientes do icônico coquetel Cosmopolitan. Foi criado na cidade de Angers, cujo castelo medieval visitamos recentemente (clique aqui para ler o artigo).
  • Cognac: o famoso digestivo que acabou dando nome a esse tipo de bebida surgiu ao redor da cidade de Cognac, na região da Dordogne.
  • Armagnac: espécie de conhaque feito de uvas na região da Gascogne. Já falamos sobre ele aqui.

Cosmopolitan, um coquetel feito com Cointreau (foto: Ryzhkov Photography no Shutterstock)

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris