Uma tendência que vem se tornando muito presente nos restaurantes mais descomplicados de Paris são os pratos a compartilhar.

Assim como no mundo da moda, no mundo da gastronomia e dos restaurantes também surgem tendências que, quando você se dá conta, já invadiram a cidade toda. Foi assim com o tênis adidas Stan Smith e com os restaurantes monotemáticos (aqueles que servem somente um prato ou tipo de comida). Leia aqui, aqui e aqui sobre alguns desses restaurantes.

Há alguns meses um blog francês especializado em restaurantes fez um artigo no qual enumerava as 10 novidades mais chatas e esnobes que muitos dos novos locais estavam adotando. Nenhuma das novas “modinhas” da lista me incomodava. Mas a lista não citava uma tendência bem popular com a qual tenho certa implicância: os restaurantes PPP.

pratos à compartilhar

Au Passage

| ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |

Os restaurante PPP

Os restaurantes PPP (nomenclatura dada por mim) são aqueles que servem petits plats à partager, ou seja, pequenos pratos a compartilhar. Geralmente os cardápios desses restaurantes não têm as divisões tradicionais de uma refeição francesa: entrada, prato e sobremesa. Tudo é, ao mesmo tempo, meio entrada e meio prato principal e a intenção é que a mesa peça vários deles e os compartilhem entre todos.

Todas as vezes que vou a um desses restaurantes com amigos e cada um pede o seu prato, o garçom – geralmente um jovem cool – diz: “vocês sabem que a ideia do restaurante é que todos da mesa compartilhem os pratos, né?”. Ao que eu respondo: “Sim, mas nós não gostamos de compartilhar. Cada um quer o seu”. E todos, inclusive o garçom, caem na gargalhada.

Eu tenho problemas em compartilhar comida. Quando escolho um prato no cardápio, quero poder degustá-lo do início ao fim sem ter que dividi-lo com mais ninguém. No Brasil temos a cultura do tira-gosto que compartilhamos com todos da mesa. Mas dividir um prato de batatas fritas é muito mais fácil que dividir uma tigelinha de creme de topinambour com um pedaço de foie gras boiando dentro.

Ao mesmo tempo entendo que esse arranjo PPP permite que todos da mesa experimentem diversos pratos do cardápio e com isso consigam captar a viagem gastronômica do chef ou do restaurante. Outra vantagem é que esse tipo de local está sempre mudando o cardápio em função da época do ano, o que é garantia de produtos frescos e preços menos onerosos.

| O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” tags=”pratoscompartilhar” theme=”card-large” coupon=”CONEXAO5″ show_logo=”false”/]

Meus restaurantes PPP prediletos

Apesar dessa minha implicância com o conceito PPP devo confessar que gostei da comida da maioria dos PPPs que já testei! Pratos inventivos e deliciosos e ótimos vinhos. Dois deles estão inclusive na minha lista de restaurantes prediletos em Paris. Não por coincidência todos ficam no 11° arrondissement de Paris, a meca da nova gastronomia francesa. Vejamos:

Clamato

Restaurante especializado em peixes e frutos do mar. O local tem um clima “beira mar chic” e pertence à mesma turma do concorrido Septime. Toda visita ao Clamato consegue ser melhor que a anterior. A carta de vinhos brancos é eclética e inusitada com bons títulos gregos que não se acha ailleurs. Já falamos dele aqui. 

Endereço: 80 rue de Charonne, 75011; telefone: +33 01 43 72 74 53. Metrô linha 8, estação Faidherbe-Chaligny ou linha 9, estação Charonne. Funcionamento: todos os dias de 19:00 as 23:00; sábados e domingos de 12:00 as 23:00. Não faz reserva.

pratos à compartilhar

Clamato

Au Passage

Chef sueco porém comida francesa. Toda vez que vou ao Au Passage provo algum ingrediente (delicioso) do qual nunca tinha ouvido falar. Ambiente descontraído com cara de antigo meio decadente.

Endereço: 1 bis, Passage Saint-Sébastien, 75011; telefone: +33 01 85 15 22 74. Metrô linha 8, estação Saint-Sébastien – Froissart. Funcionamento: de segunda a sábado de 19:00 as 01:30. Indispensável reservar, clique aqui.

Aux Deux Amis

Na verdade é mais um bar à vins que serve comida elaborada do que propriamente um restaurante. O clima é super descontraído, bem buteco no final da noite.

Endereço: 45 rue Oberkampf, 75011; telefone: +33 01 58 30 38 13. Metrô linha 3, estação Parmentier ou linhas 5 e 9, estação Oberkampf. Funcionamento: de quarta à sexta de 19:00 às 23:00; sábados e domingos de 12:00 às 23:00. Não faz reserva.

pratos à compartilhar

Aux Deux Amis

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris