Por Karen Goldman, chef de cozinha, responsável pelos roteiros gastronômicos do Conexão Paris

Conheça os centenários restaurantes da Belle Époque em Paris, com seus lindos salões Art Nouveau e pratos tradicionais da culinária francesa.

Os restaurantes da Belle Époque em Paris rivalizavam em beleza explorando mosaicos, vitrais, colunas e afrescos. Abaixo, publicamos nossa seleção de cinco restaurantes parisienses que mantêm suas estruturas originais e nos fazem viajar com suas decorações exuberantes.

  • FERMETTE MARBEUF

Atualização fevereiro 2019: o Fermette Marbeuf fechou mas no local, ainda com sua decoração Art Nouveau intacta, abriu o Beefbar Paris, restaurante especializado em carnes.

Restaurantes da Belle Époque em Paris

O lindo salão do restaurante Fermette Marbeuf em Paris

Uma enorme clarabóia em vidro, de 1898, cobre completamente o grande salão, suas cores de primavera torna o lugar refrescante e bucólico. Em suas paredes, admiramos cinco mil azulejos que remetem a paisagens campestres e uma reprodução de Botticelli nos leva à época do Renascimento Italiano. Sua cabeça irá girar!

Faça aqui suas reservas.

5 rue Marbeuf | 75008

  • BRASSERIE JULIEN

No início do século 20, a Brasserie Julien “fervia”. Era frequentada por Édith Piaf e amigos. Se fechar os olhos você poderá imaginar os garçons de uniforme, inclinando-se sobre o belo bar de mogno retirando pedidos. Pessoas fumando, encostadas nas colossais colunas do restaurante.

Restaurantes da Belle Époque em Paris

Brasserie Julien em Paris

Somos facilmente seduzidos pela alma do lugar, pelo requinte de seus ornamentos na entrada, suas sublimes molduras, espelhos, piso de azulejos. As três janelas deixam-nos imediatamente sem palavras. No teto, se for bem observado, é fácil reconhecer pavões e flores, mas são principalmente as mulheres estampadas nos vitrais de Louis Trezel a marca do lugar: quatro ninfas todas com flores, representam as quatro estações do ano, tornando a brasserie a mais feminina de Paris, ao contrário do que o nome sugere.

Faça aqui suas reservas online.

16 rue du Faubourg Saint-Denis | 75010

  • LE TRAIN BLEU

O que é mais romântico do que um ambiente de estação de trem retrô-chic? Le Train Bleu, fica no andar de cima da exuberante Gare de Lyon. Você pode demorar um pouco para descobrir as escadas que levam ao restaurante.

Restaurantes da Belle Époque em Paris

O salão do Train Bleu, que fica dentro da estação de trem Gare de Lyon

Mas logo verá os lustres, os dourados, os painéis que cobrem as paredes retratando as diferentes regiões da França. O local, construído como parte da Exposição Universal de 1900 pelo arquiteto Mário Toudoire, era frequentado por grandes estrelas como Brigitte Bardot, Jean Cocteau, Colette e por outros tantos cineastas, que rodaram cenas de seus filmes lá.

Faça aqui suas reservas online.

Gare de Lyon: Place Louis Armand | 75012

  • BOUILLON CHARTIER

Inaugurada em 1896, esta é uma das mais antigas brasseries de Paris e um dos poucos bouillons que restaram na cidade.

Bouillon era o nome dado aos restaurantes que surgiram no fim do século 19 com o objetivo de oferecer uma refeição digna a preços modestos.

Restaurantes da Belle Époque em Paris

Com pé direito imenso, espelhos imensos, mesas coladas, garços vestidos com o tradicional colete-preto-avental-branco, o Chartier é uma autêntica brasserie do final do século 19. Tudo parece meio gasto, meio decadente. Mas é exatamente esse o motivo que traz as pessoas até o Chartier há mais de um século, sem interrupção.

Leia mais sobre o Bouillon Chartier aqui.

Não aceita reservas.

7 rue du Fauboug Montmartre | 75009

  • MAXIM’S

No auge da Belle Époque, nosso conterrâneo Santos Dumont causou frisson em Paris ao pousar seu dirigível em frente ao Maxim’s para tomar uma taça de vinho antes de seguir viagem.

Maxim's, um dos restaurantes da Belle Époque em Paris

Maxim’s, um dos restaurantes símbolo da Belle Époque em Paris. Foto de Rodney, no Flickr

Oposto dos Bouillons, este era o endereço frequentado pela elite parisiense e por celebridades do mundo todo.

Restaurantes da Belle Époque em Paris

O salão do restaurante Maxim’s, em Paris

Sua fachada, inaugurada em 1900 para a Exposição Universal, e seu salão são um símbolo do Art Nouveau e da joie de vivre em Paris.

Faça aqui suas reservas online.

3 rue Royale | 75008

O que foi a Belle Époque?

A Belle Époque Francesa começa no fim do século 19 (em 1871, fim da Guerra Franco Prussiana) e dura até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. Foi uma época marcada por um clima intelectual e artístico causador de profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver. Foi considerada a era de ouro da inovação e da paz entre os países europeus.

Em Paris, a cena cultural estava em efervescência: cabarés e seus cancans, o cinema e a arte tomavam novas formas com o Impressionismo e o Art Nouveau. A cidade ia, aos poucos,  mudando de cara. São dessa época as famosas entradas em ferro fundido do metrô, a Torre Eiffel, o Petit Palais e o Grand Palais, a imensa cúpula das Galeries Lafayette

Para entrar no clima da Belle Époque:

  • Faça uma visita guiada ao Museu Orsay, maior acervo impressionista do mundo, instalado em uma antiga estação ferroviária, construída na mesma época.
  • Faça uma visita guiada ao Museu Rodin para conhecer as obras do maior escultor desde deste período (e talvez de todos os tempos)
  • Assista a um autêntico show de cancan no cabaré Paris Latin, cuja sala de espetáculos foi projetada por Gustave Eiffel
  • Confira a exposição em cartaz  no Grand Palais e visite o Petit Palais
  • Assista uma peça de teatro no Théatre des Champs- Élysées, um dos poucos edifícios Art-Nouveau da cidade

Karen Goldman, autora deste post, é chef de cozinha, responsável pelos roteiros gastronômicos  do Conexão Paris. Clique aqui para saber mais.


melhores cafés de parisConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.

 


França Entre Amigos oferece transfers, traslados e passeios privativos de carro com motorista brasileiro por Paris e pela França.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.