A maioria dos turistas já sabe: depois de ir às compras na Europa, você tem o direito de pedir o reembolso de 12% do valor do produto comprado –  referente ao imposto embutido no preço. Na França, isso se chama detaxe.

O processo é trabalhoso, cheio de detalhes e é preciso seguir todas as etapas corretamente para dar certo.

Diante das muitíssimas dúvidas e dificuldades dos leitores do CP, fizemos um video para mostrar todo o processo, que começa na loja onde você vai fazer as compras e termina na alfândega do aeroporto em Paris (ou do país europeu do qual você vai retornar ao Brasil).

Pedimos ajuda para a Galeries Lafayette (onde nossos leitores têm 10 % de desconto, além dos 12% da détaxe) e entrevistamos o fiscal da alfândega no aeroporto Charles de Gaulle. Esperamos que ajude a esclarecer um pouco mais!

http://youtu.be/Mi5vk9WcCug

Pra resumir o vídeo, veja abaixo as etapas a serem seguidas à risca:

  1. Ao fazer suas compras, informe nas lojas que você quer fazer a détaxe.
  2. No dia de embarque para o Brasil, no aeroporto, passe na alfândega antes de fazer o check-in e apresente os formulários entregues pelas lojas (nas máquinas Pablo ou para os fiscais). Você poderá ser solicitado a apresentar a mercadoria.
  3. Após a validação dos formulários (nas máquinas ou pelo fiscal):

– se você escolheu o reembolso pelo cartão, coloque-os nos respectivos envelopes e deposite os envelopes nas caixas de correio ao lado da máquina Pablo.

– se você recebeu o reembolso na loja, no momento da compra, você também deverá colocar os envelopes nos correios (caso contrário, o valor será reembolsado será debitado do seu cartão).

– se escolheu em espécie, vá até o guichê de devolução (com antecedência pois há sempre grandes filas).

Importante! Para quem viaja pelo aeroporto Orly: se o seu terminal for o Orly Ouest, você deve pedir o reembolso no cartão, e não em dinheiro. A Travelex, empresa que faz a restituição em dinheiro, fica no Terminal Sul, o que dificulta muito para aqueles embarcam  pelo Terminal Ouest.

Pronto! O processo não é tão complicado, mas é cheio de detalhes. Se você quiser ajuda pra fazer a détaxe no aeroporto, as empresas de traslado indicadas pelo Conexão Paris podem te auxiliar durante todo o processo.

Leia mais sobre a detaxe na França: