Para quem quer aproveitar a viagem à França para ir às compras, é importante entender como funciona e como conseguir a Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Paris e na França.

Detaxe / tax free / tax refund é a devolução – para os não residentes na União Europeia – do valor dos impostos embutidos no preço da mercadoria.

Escrevemos esse post para esclarecer as dúvidas recorrentes dos leitores em relação ao procedimento do détaxe e dar dicas em relação às compras de Duty Free.

ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS

 

detaxe

Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Pqris: fila na alfêndega no aeroporto Charles de Gaulle

1. Como conseguir o reembolso do imposto sobre as mercadorias compradas na França?

  • Para ter direito a solicitar o reembolso, o valor das compras feitas em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos deve ser superior a 100 euros.
  • Ao pagar, informe que você quer fazer a détaxe. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
  • Você deverá informar ao lojista se prefere receber o reembolso em espécie ou como crédito no cartão de crédito.
  •  O comerciante lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil. O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto. Veja no item 4 abaixo onde ficam os guichês da alfândega nos aeroportos de Paris.
  • Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usa o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos parisienses (CDG e Orly) e em alguns outros aeroportos franceses como Nice e Nantes (clique aqui e leia nosso artigo sobre o formulário PABLO). Não há necessidade de colocar o formulário PABLO no correio após a validação nos terminais. Veja no item 4 abaixo onde ficam os terminais PABLO nos aeroportos de Paris.
  • Você só pode fazer este procedimento quando estiver deixando a Europa. Portanto, se sua viagem inclui vários países, você deverá apresentar os formulários de détaxe na alfandêga do aeroporto no qual fará o check-in para a viagem de volta ao Brasil.
  • A détaxe pode ser feita até 3 meses após a data da compra.

2. Devo pedir o reembolso em espécie ou no cartão de crédito?

  • Geralmente, ao solicitar o reembolso em espécie, o pagamento é feito no aeroporto, ou seja, salvo algumas exceções como as Galeries Lafayette, não é o lojista que vai lhe devolver o dinheiro. Após apresentar os formulários ao funcionário da alfândega ou validá-los no terminal PABLO, você deverá enfrentar outra fila para o reembolso em espécie, nas casas de tax refund Cash Paris. Veja no item 5 abaixo onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris.
  • Algumas lojas fazem o reembolso no momento da compra (caso das Galeries Lafayette, clique aqui para saber mais). Mas, mesmo nestes casos, você deverá finalizar o procedimento de détaxe no aeroporto, validando o formulário seja nos terminais PABLO, seja no guichê da alfândega com o funcionário. Caso contrário, o valor reembolsado será cobrado em seu cartão de crédito com um acréscimo de 2%.
  • Caso prefira ficar livre da fila de reembolso, a melhor opção é pedir a devolução no cartão. Neste caso, os créditos demoram de 4 a 6 semanas para entrar no cartão. E não acontecem todos simultaneamente.

 


Não esqueça seu SEGURO VIAGEMum dos documentos necessários para entrar na França.

Seguros Promo

Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.


 

3. Devo passar na alfândega antes ou depois do check-in?

  • Se as suas compras estiverem na mala a ser despachada, você deve fazer o procedimento de détaxe antes do check-in pois o oficial pode solicitar a apresentação das mercadorias compradas.
detaxe tax free tax refund

Terminais PABLO nos aeroportos de Paris onde você pode validar o formulário da detaxe / tax free / tax refund

4. Onde ficam os guichês da alfândega e os terminais PABLO nos aeroportos de Paris?

Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d

Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3

Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d

Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6

Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5

Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12

Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6

Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4

Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)

Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)

5. Onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris?

Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)

Terminal 2AC – depois da segurança

Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M

 


Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.

Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.


 

6. Quanto tempo demora o procedimento no aeroporto?

  • As filas costumam ser longas por isso sugerimos que você chegue ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência.

7. O que é melhor, fazer as compras em Paris e solicitar o reembolso ou fazer compras no Duty Free?

Depende do que você vai comprar. O Duty Free no aeroporto Charles do Gaulle é excelente, com muitas lojas e uma enorme variedade.

Se não quiser perder tempo com compras em Paris e se não for comprar muitas coisas, pode ser melhor deixar para fazer compras no Duty Free. Assim, você  fica livre do procedimento da detaxe, que é chato e muito demorado.

Mas é óbvio que há muito mais variedade de produtos em Paris.

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris