Le Chardenoux

Le Chardenoux

Por Karen Goldman, chef que criou os roteiros gastronômicos do Conexão Paris

Ontem fui ao Le Chardenoux, um bistrô de 1908 cuja a decoração à La belle époque parisiense foi conservada dando um certo charme ao lugar.

Liderado pelo atual chef queridinho dos franceses, Cyril Lignac, o Chardenoux oferece um menu correto a 39 euros entrada, prato e sobremesa. A extensa carta de vinhos é exclente e foi planejada pelo o sommelier do Quinzième, a casa conceito de Cyril Lignac que fica do outro lado da cidade e exerce preços bem mais elevados.

O restaurante fica na esquina de um dos bairros mais simpáticos de Paris, o 11ème, e é frequentado por famílias com filhos adolescentes, casais jovens ou maduros.

O Chardenoux não tem a intenção de servir uma refeição inesquecível. Nada do menu é exatamente inovador. A intenção é manter a qualidade sem ousar muito, atrair os moradores e passantes das redondezas e fazê-los pensar que ali se poderá comer uma boa refeição a cada visita.

Antes de descrever o jantar, peço desculpas pelas fotos. Da próxima vez prometo caprichar.

L

Raviole de langostin

De entrada pedi um ravióli de langostin com creme de raiz de aipo, caldo de langostin e emulsão de fava tonka. Confesso que, atraída pelo nome do prato (erro que cometo corriqueiramente), fiquei um pouco decepcionada. O ravióli era feito com massa de pastel chinês (dim sum) já pronta e recheado com langostins picados, possivelmente congelados, pois não tinham muito gosto.

Como sempre faço, provei a entrada da pesssoa que estava comigo e gostei muito mais, esta eu recomendo: ovo mollet com creme a base de cogumelos de Paris, avelãs picadas e vinho branco.

c

Vitelo com cogumelos

De prato principal ataquei um escalope de vitelo com molho de cogumelos Chanterelles e acompanhado de um purê de batatas com baunilha. Acho frustrante quando um chef oferece como acompanhamento um purê de batatas normal, mesmo revisitado com algumas notas de baunilha. Se não for o melhor purê de batatas da sua vida, como o do Joel Robuchon, encaro como descaso. No entanto, o escalope estava excelente, rosado por dentro, molho leve e aveludado e abundantes chanterelles.

Como sobremesa pedi um prato de fatias de laranja sanguíneas temperadas com canela e acompanhadas com uma bola de sorvete de tangerina. Este prato sim superou as minhas expectativas e trouxe um frescor e sabor inesperados. A combinação dos dois cítricos com a canela resultou em uma agradável e digestiva surpresa.

Em míudos: não conquistou meu coração, mas darei outra chance.



Le Chardenoux, 1 rue Jules Vallès, 75011 Paris. Metrô linha 9, estação Charonne ou linha 8 
estação Faidherbe-Chaligny.

Reservas são recomendáveis. Tel.: 01 43 71 49 52

Conheça o roteiro gastronômico em Paris da Karen. Clique aqui.

A Karen possui um excelente blog que se chama Eu Como Sim.

restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.

 

 


A Travel Wifi aluga dispositivos portáteis que fornecem conexão wifi e também vende chips para celular que funcionam na França e Europa.

No site Booking você reserva hotéis com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Pesquise horários de trens e preços de passagens e compre a sua com antecedência para garantir os melhores preços.

No site Seguros Promo você compara os preços de várias empresas seguradoras e contrata online o seu seguro de viagem.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro na Rentcars.

Veja as melhores ofertas de passagens aéreas da Air France.