Alho preto

Alho preto

Foto: Irodori Foods

Se você encontrar nos cardápios dos restaurantes franceses referência ao alho preto – ail noir – saiba do que se trata.

O alho preto é originário do Japão e é o resultado de uma técnica desenvolvida por produtores japoneses. As cabeças de alho normais são cozidas a temperaturas baixas durante vinte dias em um recipiente fechado, em um processo de caramelização lenta.

Dentro das cascas, o alho se torna preto e macio e seu gosto mais suave e adocicado. O procedimento acaba com a agressividade do alho. Ele está sendo usado para acompanhar peixes e crustáceos, mas também para perfumar sopas e carnes.

Workshop Issé

Workshop Issé

Encontramos o alho negro em Paris nas lojas de produtos japoneses como o Workshop Issé.

Workshop Issé.Foto Table a Découverte

Workshop Issé. Foto Table a Découvert

Aliás, aproveito para indicar dois endereços fabulosos, Workshop Issé, uma excelente épicerie e cave de saké de Paris e do outro lado da rua o Workshop Issé Bis, um pequeno restaurante citada por toda a mídia que conta atualmente. Já li artigos elogiosos sobre este minúsculo endereço na Vogue Paris, no descolado Le Fooding.com, no Figaroscope e no excelente blog Table a Découvert.

Não vale dizer que você não atravessa o Atlântico para degustar cozinha japonesa em Paris. Não se esqueça que a admiração e o respeito mútuo entre chefs japoneses e franceses deu origem à uma nova cozinha estraordinária que vale a pena ser conhecida. Já citei alguns destes novos endereços, leia um artigo clicando aqui e este é um dos temas preferidos da mídia gastronômica francesa.

Issé está mais para o lado tradição japonesa e seu endereço vale ser citado pela qualidado dos produtos, pela sutileza da elaboração dos pratos e pelos preços. Um menu farto e delicioso por 20 euros no almoço e outro no jantar por 35 euros + um copo de sakê. Reserva aconselhada.

Workshop Issé, bento

Workshop Issé, bento

E, se você quiser mais barato ainda, atravesse a rua e, na Workshop Issé, compre um bento por 10 euros.

Workshop Issé bis, 10 rue Saint-Augustin, 75002 Paris. Tel. 01 42 96 26 74

Workshop Issé, 11 rue Saint-Augustin, 75002 Paris.

restaurantesConheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha. O guia traz uma seleção  dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.