Outro dia, uma jornalista me perguntou: qual é o maior defeito de Paris? O clima, respondi. Gosto de Paris em todas as épocas do ano, mas o inverno é duro quando moramos aqui. Não apenas por causa do frio, mas principalmente pela falta de luz. Além do cinza do céu e da chuva constante, o sol nasce depois das oito e se vai antes da cinco da tarde.

Um típico dia cinzento em Paris

Um típico dia cinzento em Paris

Novembro ainda é outono, o inverno só começa no dia 20 de dezembro – e é quando o dia é mais curto, com apenas 8h32 de luz. Mas em novembro, o frio já chegou com força, chove muito, tudo fica cinza e a beleza do outono já se foi. E ainda temos pela frente a perspectiva do longo inverno. Desanimador…

As árvores sem folha e o céu cinza em Paris

As árvores sem folha e o céu cinza em Paris

Depois vem dezembro e janeiro – apesar do frio, tem o Natal e o Réveillon (e as férias de fim de ano), o dia de reis, a neve e os esportes de inverno. Celebramos a beleza do inverno, a cidade fica linda e alegre com as luzes de Natal, nos alegramos quando a neve cai. São dias frios, mas muito alegres.

A única cor é o dourado do obelisco

A única cor é o dourado do obelisco

E aí, chega fevereiro. Nesse ponto, já estamos brancos e fracos e fartos do frio. É o ápice do mau humor na cidade. Passamos o mês a xingar o tempo e a contar os dias para o início da primavera, que acontece só no dia 20 de março. E quando a primavera enfim chega, é uma explosão de alegria.

Como fazer para sobreviver ao frio? Para quem mora na cidade, praticar esportes é fundamental.

Inverno em Paris

Praticar esportes ajuda a aguentar o frio

Aquece o corpo e a adrenalina ajuda a trazer ânimo para o dia. E, óbvio, ajuda a manter a forma apesar da comilança. Afinal, o quentinho dos cafés e dos restaurantes são um conforto para a alma.

Os excelentes museus e exposições, e a efervescente agenda de cinemas, teatros, shows e espetáculos também são um potente antídoto contra a tristeza dos dias cinzas.

Mas não se desanime se sua viagem está marcada para novembro ou fevereiro! Com as informações corretas e sabendo o que você vai encontrar, sua viagem será um sucesso! Para isso leia nossos artigos sobre o que fazer em Paris em novembro (clique aqui) e o que fazer em Paris em fevereiro (clique aqui).

Leia também:

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris