Recentemente dois endereços “éclairmania” foram inaugurados em Paris.

O primeiro, L’Éclair de Génie, pertence a Christophe Adam, pâtissier famoso que trabalhou no Gavroche em Londres e no Fauchon em Paris. Ele saiu deste grande centro gastronômico para abrir sua loja onde os éclairs são fabricados manualmente todos os dias.

Encontramos alguns perfumes como: caramelo com manteiga salgada, chocolate grand cru, vanilha nozes de pécan. Adam prefere fabricar uma gama menor de sabores e privilegiar a qualidade e a sofisticação do gosto.

Ainda não fui provar, mas uma amiga me disse que são divinos.

L’Éclair de Génie – se encontra no Marais, 14 rue Pavée 75004. Fechada nas segundas e abertas nos outros dias das 10.30h às 19.30h.

O  segundo se chama L’Atelier de l’Éclair e está situado pertinho da famosa rue Montorgueil. Trata-se de um espaço clean onde podemos comprar ou degustar no próprio local os éclairs.

Aqui eles oferecem 24 perfumes salgados ou doces e de diferentes tamanhos de 8 cm à 30cm. A proposta é realmente éclairmania.

Eles servem éclairs recheados com salmão defumado, ou presunto, ou frango assado e diversas saladas e legumes crus.

Testei e apreciei o contraste adocicado do éclair e o acompanhamento salgado e bem temperado.   E, claro, pedi um  éclair doce como sobremesa.  Não voltaria sempre porque a proposta obsessiva demais. Mas indico para os apreciadores desta pâtisserie.

L’Atelier de l’Éclair – 16 rue Bachaumont 75002 Paris. Aberta de segunda à sábado de 11h às 20h.

Se falamos em éclair não podemos deixar de citar o Fauchon, o templo desta pâtisserie com 40.000 unidades vendidas por ano somente no endereço da Place de la Madeleine. E não se esqueça que o Fauchon criou um evento chamado Week-end Éclair onde, uma vez por ano no mês de setembro, ele vende mais de 25 sabores. Todos os anos dou uma passadinha por lá nesta data.

Fauchon, 24/26 Place de la Madeleine 75008 Paris.