Aqueles que estiverem na Provence e desejarem ir para a Côte d’Azur, o caminho mais bonito é passando pelas Gorges du Verdon. Verdon é o nome deste rio com águas incrivelmente verdes. Durante muito tempo, a estrada vai acompanhar as curvas do Verdon e talvez esta tenha sido a paisagem mais bonita que vi nesta viagem.

Do Luberon a Nice, passando pelas Gorges du Verdon, são 300 km e mais de 4 horas de viagem. O trajeto pode ser feito direto, mas no meio do caminho existe uma pequena cidade maravilhosa, encravada nas montanhas: Moustiers-Sainte-Marie. Para completar o quadro, nesta cidade se encontra um hotel/restaurante sob a supervisão de Alain Ducasse.

La Bastide de Moustiers foi a casa de campo do grande chefe até ele tomar a decisão de transformá-la em auberge de luxo. Inútil colocar no blog as fotos dos quartos. Vejam diretamente no site do hotel: www.bastide-moustiers.com. Os quartos custam entre 270 euros (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro) e 370 euros ( nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro). O restaurante possui menus a 55 e 70 euros.

Fica aqui a sugestão de uma parada nada banal.

Praça Masséna em Nice

A Côte d’Azur vai de Toulon até Monaco, passando por Saint-Tropez, Saint Raphaël, Cannes, Antibes e Nice. Para citar somente as cidades mais conhecidas. De todas elas, sem dúvida alguma, a mais interessante é Nice. Ela apresenta todos os aspectos das cidades da Côte d’Azur, quer dizer frívola, exuberante e cheia de milionários exóticos mas não se reduz a esta dimensão. Ela é também uma cidade culta, com muitos museus e galerias de arte. Nice conseguiu um sábio equilíbrio entre autenticidade e ostentação.

Quais são os rituais de Nice?

Pela manhã, um passeio pelo Cours Saleya, o must niçois. Barracas de flores, de legumes e de especialidades locais dentro de uma decoração barroca. Turistas e habitantes provam beignets (bolinhos) de flor de abobrinha e socca (um crepe feito com farinha de grão de bico).

Hotel Negresco

Continuar o passeio pela Promenade des Anglais, a avenida que está a beira mar. E na “prom“, como dizem os locais, os lugares da moda atualmente são o Castel, um restaurante-bar com praia privada e isto quer dizer: cadeiras confortáveis, chaises longues, coqueiros, para-sol, peoples em geral, garçons sorridentes, biquínis minúsculos, seios de fora, gente bronzeada, música e champagne. Entrem no site do Castel para terem uma idéia do ambiente: www.castelplage.com

O outro lugar da moda é a praia privada Hi Beach do chic Hi Hotel. Mesma descrição acima mas muito mais elitista. Entrem no site: www.hi-beach.net

Mas se quiserem conhecer realmente um lugar quase sagrado, o emblema de Nice e da Côte d’Azur entrem no Hotel Negresco. A proprietária o transformou em Fundação para que ele continue sendo com é, para evitar que uma cadeia milionária o transforme em um hotel chic como todos os hotéis chics mundo afora.

Créditos: fotos gentilmente cedidas por Tânia

Decoração over, mármores, candelabros kitsch e muitas obras de arte.

E com um restaurante excelente, o Chantecler. Para terem uma idéia dos preços olhem os documentos em pdf no site do Negresco: www.hotel-negresco-nice.com

Outro ritual muito importante em Nice é passear pela parte antiga da cidade, o Vieux Nice.

Mas atenção, importante: no Vieux Nice, todas as segundas feiras acontece a feira de antiguidades. Este é o maior mercado da região.

Uma delícia caminhar entre as barraquinhas observando as turistas inglesas.

Depois é só escolher um café, e continuar olhando.

E as pausas culturais?

Visitem o Museu Matisse, instalado na casa da foto acima e situado no bairro Cimiez, um dos mais bonitos de Nice. www.musee-matisse-nice.org

Visitem também o Mamac, o museu de arte contemporânea de Nice.

www.mamac-nice.org

Clique aqui para ler a continuação do circuito da Côte d’Azur.


 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris