Dedicamos nosso segundo dia em Beaune aos prazeres da mesa. Afinal, estávamos na Baorgonha para este mergulho nos produtos locais.

Fábrica de mostardas

Fábrica de mostardas

A região não é somente conhecida pelos seus deliciosos vinhos mas também pela sua mostarda. E como adoramos este condimento fizemos uma visita/degustação dos inúmeros produtos da marca Fallot, pequeno fabricante local.

Mostardas Fallot

Mostardas Fallot

Resumindo, a mostarda se classifica em três appelations: mostarda de Dijon, branca e fabricada com mistura de grãos negros ou cinzas e verjus (suco ácido extraído da uva branca); mostarda à l’ancienne, com grãos inteiros misturados ao verjus; e a mostarda aromatizada, resultado da associação dos grãos com outros produtos originais.

A degustação

A degustação

Minha preferida: mostarda com estragão.

Após as mostardas, contratamos um traslado para a visita das regiões vinículas próximas de Beaune.

Côte de Beaune

Côte de Beaune

Conhecemos a famosa Puligny Montrachet, uma das capitais do vinho branco. Esta cidade se encontra ao sul de Beaune, na região conhecida como Côte de Beaune. Nesta minúscula cidade você encontra menos pelos três endereços para degustar vinhos e a gastronomia da Bourgogne.

Hotel/bar/restaurante Le Montrachet

Hotel/bar/restaurante Le Montrachet

Nós escolhemos o bar/restaurante Le Montrachet, um dos melhores endereços da região. O Chef Thierry Berger, ex do Plaza Athénée de Paris e do Martinez em Cannes, é respeitado e seu restaurante considerado como gastronômico.

Varanda de degustação do Le Montrachet

Varanda de degustação do Le Montrachet

Estava frio e infelizmente não nos instalamos na deliciosa varanda do Le Montrachet.

Para aqueles que desejam somente degustar vinhos, o bar do Le Montrachet oferece degustações de Premiers e Grands Crus das 11h às 19h, todos os dias. Nós pedimos um branco dos deuses: Chassagne-Montrachet 2005, Domaine Borgeot. Em seguida, passamos para a sala do restaurante.

Restaurante Le Montrachet

Restaurante Le Montrachet

O restaurante é agradável, o serviço impecável e os pratos estavam gostosos. Pedimos o primeiro menu a 30 euros, preço excelente visto a qualidade. Clique aqui para reservar uma mesa no Le Montrachet.

Salmão marinado sublime

Salmão marinado, sublime

Galinha d'angola com polenta

Galinha d’angola com polenta trufada

Sobremesa

Caramelo, fromage blanc, muesli maison e sorvete de café

Em Puligny Montrachet você pode também degustar vinhos no Caveau de Puligny, um endereço conhecido pela sua escolha de bons vinhos de pequenos produtores da região. A degustação de 8 vinhos custa 15 euros e a de 4 vinhos custa 8 euros.

E pode também almoçar mais barato no pequeno restaurante chamado L’Estaminex des Meix que propõe um menu a 18 euros com entrada+prato+queijos+sobremesa. A cozinha é simples e oferece os pratos regionais. Quando estivemos o prato principal era boeuf bourguignon.

Château Corton André

Château Corton André

A última etapa do nosso dia foi uma degustação de vinhos no Castelo Corton André, um dos raros endereços do mundo que possui um grand cru branco e tinto no mesmo local.

Corton blanc e rouge

Corton rouge e blanc

O Castelo produz um grand cru tinto – Corton – e um grand cru branco, o Corton Charlemagne.

Espaço degustação das caves

Espaço degustação das caves

Nós chegamos sem reservas e degustamos no balcão de atendimento. Mas eu sugiro que reservem o espaço degustação das caves. Bonito e impressionante.

Leia o primeiro artigo que escrevemos sobre Beaune clicando aqui.

Site da Moutarderie Fallot

Site do Restaurante Le Montrachet

Site do Caveau de Puligny

Site do L’Estaminet des Meix

Site do Château Corton André

Como ir de Paris até Beaune

  • Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
  • Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para visiteparisape@gmail.com

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris