Por Eduardo de Carvalho Paoli

Para quem quer sentir realmente o clima e microclimas da Borgonha recomendo  um passeio de bicicleta de Beaune até Montrachet. Não é muito puxado. Eu e minha mulher fizemos sem dificuldades e não somos exatamente atletas. Caso você tenha alguma dúvida, considere alugar bicicleta elétrica para ajudar na tarefa.

Ciclovia da Côte de Beaune

Ciclovia da Côte de Beaune

A ciclovia se encontra logo na saída de Beaune. Somente as bikes e os produtores locais com seus tratores ou charretes circulam por aí.

Visitamos a região em setembro e o clima estava perfeito, nem muito calor e tampouco frio. O clima muda bastante nesta época do ano com chuvas intercalando dias bonitos. Nós consultamos a previsão meteorológica com uma semana de antecedência. É primordial, aconselho a todos. Sempre fui um incrédulo nesta área e tive uma agradável surpresa com a precisão do serviço. Programamos nosso passeio em um dia sem chuva.

Bikes somente

Bikes somente

Para nossa segurança a ciclovia é muito bem sinalizada.

Com poucos minutos de pedaladas chegamos no meio das propriedades e dos famosos terroirs. O ar é puro e nos causou, à nós paulistas, uma certa  estranheza.

Bela paisagem

Bela paisagem

Várias cidades ao longo da ciclovia

Várias cidades ao longo da ciclovia

A primeira escala é Pommard, um vilarejo bem pequeno e bastante agradável.  O programa aqui, como não poderia deixar de ser, é buscar algumas degustações em pequenas caves de produtores locais. Cuidado, esta é apenas a primeira pedalada. Apesar do passeio não exigir preparo de atleta, seguramente muito vinho, assim de cara, não irá colaborar.

Pausa degustação

Pausa degustação

A segunda parada é em Volnay. Fomos muito bem atendidos nesta cave situada ao longo da ciclovia. A atenciosa recepcionista nos falou sobre os produtores locais e, para minha alegria, fizemos uma pequena degustação.

Hospice de M

Hospice de Meursault

Depois desta “hidratação”, partimos para a próxima localidade, Meursault, sem dúvida a cidade mais charmosa.  Lá encontramos um “mini Hospício de Beaune” que efetivamente foi um hospício (no sentido que damos na lígua portuguesa), administrado, durante anos, pelas freiras de Beaune.

Pausa pâtisserie na padaria

Pausa pâtisserie na padaria

Aqui não paramos para degustar vinhos e sim para comer um merengue, o melhor da minha vida, nesta boulangerie que fica na praça central da cidade. Uma delícia!!

Os mais belos vinhedos da França

Os mais belos vinhedos da França

Côte de Beaune

Côte de Beaune

A parte mais bonita da ciclovia é o trecho Meursault/Puligny Montrachet com vinhas maravilhosas. É de tirar o fôlego.

Poligny Montrachet

Puligny Montrachet

Em Puligny Montrachet, por uma incrível coincidência, encontramos Lina, Albert, José Maria, Ana e Aline. Para festejarmos este encontro surpreendente, almoçamos juntos no delicioso Le Montrachet. Esta parte a Lina já contou, leia aqui.

Château de

Château de Rochepot

O retorno pode ser feito pelo mesmo caminho, mas descanse um pouco antes de inciar a volta! O total do passeio são 25 km de bicicleta. Para quem tem mais pique, antes de almoçar, pedale até o Château de Rochepot, 20 km a mais no circuito.

Grands

Grands Crus de la Bourgogne

Fica ai minha dica, nosso melhor passeio na Borgonha na Route dos Grand Crus….

Mapa do circuito

Mapa do circuito

As bicicletas são super bem reguladas e o dono é um francês que já foi guia turístico no Brasil. Diga que é brasileiro, puxe um assunto e quem sabe consiga um desconto! Dica: reserve as bicicletas com antecedência. Clique aqui e acesse  site.

Informações do Conexão Paris: Como ir de Paris até Beaune:

  • Avião: a viagem de avião até Lyon dura 1 hora, depois é possivel pegar carro ou trem para ir até Beaune. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Lyon, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
  • Trem: a viagem tem 2h30 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
  • Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa, a viagem até Dijon tem cerca de 4h30 de duração, depois é possivel ir de trem ou carro até Beaune. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
  • Carro: a viagem dura cerca de 3 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.