Dicas Air France: como viajar de Paris para outras cidades da França e da Europa

A- A+

Paris está no centro da Europa. Estamos há poucas horas de Londres, Amsterdã, Bruxelas, Berlim, Lisboa, Barcelona, Milão etc. E também de incríveis regiões da França como a Provence, a Normandia e a Bretanha, a Alsácia, a Burgonha, a Córsega etc. Pelo que aprendemos com nossos leitores, os brasileiros passam em média 4 dias em Paris, antes de seguir viagem para outras cidades da Europa ou para o interior da França. E sempre nos enviam a mesma pergunta: qual é a melhor forma de viajar: avião, trem ou carro?

A Air France nos ajudou a escrever este post para dar dicas importantes sobre as três opções de transporte. Vamos lá:

– Trem: viajar de trem é uma delícia, é simples e é rápido – o TGV, como é chamado o trem bala na França, faz em em média 250 km/hora. Outra vantagem é que as estações ferroviárias, em geral, ficam localizadas nas áreas centrais das cidades, gerando economia de tempo e de dinheiro no deslocamento. Pesquise horários e preços e compre sua passagem aqui.

O interior de uma vagão do TGV

O interior de uma vagão do TGV

Para as viagens de curta distância, o trem geralmente é a melhor opção. Outra vantagem é a dobradinha Air&Rail (avião e trem), uma parceria da Air France com a SNCF (empresa que administra os trens franceses). Ou seja, você desce em Paris e pega uma conexão por trem, na própria estação ferroviária do aeroporto Charles de Gaulle, para Bruxelas ou uma das cidades francesas  abaixo:

  • Angers – St-Laud,
  • Avignon,
  • Champagne,
  • Le Mans,
  • Lille Europe,
  • Lorraine TGV,
  • Lyon Part-Dieu,
  • Nantes,
  • Poitiers,
  • Strasbourg,
  • Tours – St-Pierre-des-Corps,
  • Toulon,
  • Valence.

A compra de ambas as passagens podem ser feitas em conjunto, no site da Air France . E você ganha milhas do trajeto de trem também.

Avião: para as distâncias maiores, o avião é a melhor opção. Além de mais rápido, geralmente é mais barato do que o trem.

No caso da Air France, ainda tem uma super vantagem: você pode comprar passagem para qualquer destino da Europa ou da França, e pode usufruir da parada grátis em Paris, na ida e na volta.

– Carro: se você pretende rodar muito em uma determinada região, alugar um carro pode ser uma boa opção, principalmente pela independência que você passa a ter. O que nós geralmente recomendamos é o aluguel do carro para passeios curtos, que não podem ser feitos por trem. Por exemplo: se você quer conhecer a Provence, vale a pena alugar um carro a partir de Marselha ou de Avignon, por exemplo.

Uma dica para quem vai viajar de Air France: a Hertz oferece tarifas especiais para passageiros da Air France. Você pode fazer a reserva pelo próprio site da Air France.

Já escrevemos alguns posts sobre o assunto que podem ajudar caso você vá alugar um carro:

Leia outras dicas da Air France:

Publicidade


Vai para Paris? Reserve sua passagem no site oficial da Air France - o melhor preço para mais de 900 destinos em todo o mundo.
O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

147 pitacos, participe desta conversa

  1. Ariane disse:

    Rodrigo, liguei para o consulado e fui informada que a carta de acolhimento que recebi do meu amigo francês precisa ser assinada pelo consul do meu estado. Essa informação procede? A carta que ele me enviou foi realizada na prefeitura da cidade dele e enviada para mim pelos Correios. Desde já obrigada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ariane, o site oficial do consulado geral da França em São Paulo não cita essa assinatura. Ele diz somente que a carta deve ser emitida pela prefeitura (mairie) do município onde a pessoa que irá lhe acolher mora. Veja aqui em “CONDIÇÕES DE ENTRADA NA FRANÇA”: http://bit.ly/2gEYpQK. Mas acho mais prudente seguir as instruções do consulado.

  2. Italo Almeida disse:

    Boa Noite, vou estar em karlsruhe -Alemanha no dia 28, gostaria de conhecer a Torre Eiffel, gostaria de saber qual o nome da estação de trem e qual trem devo pegar para embarcar numa estação próximo a Torre Eiffel.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Italo, o trem que liga Karlsruhe a Paris chega na estação Gare de l’Est (pesquise horários e preços e compre sua passagem com antecedência nesse site: http://bit.ly/2dr86QZ). Lá você deve pegar o metrô linha 4 (direção Montrouge) e ir até a estação Montparnasse – Bienvenue. Lá troque pela linha 6 (direção Étoile) e desça na estação Bir-Hakeim (a mais próxima da Torre Eiffel).

  3. Alice disse:

    Olá!
    Vi em alguns posts pela internet que em alguns países as passagens de trem tem que ser validadas antes de embarcar. No meu caso a passagem foi comprada via internet, o trecho Lyon-Frankfurt, precisa validar nas maquininhas amarelas ou é só embarcar?
    Obrigada!

  4. Jurandyr disse:

    Boa tarde!!! Quero passar uma semana em Portugal e depois 4 semanas na França. Gostaria de saber quais documentos preciso levar para Portugal, para entrar na França ja sei quais são. E quais documentos preciso apresentar em Portugal para ir para a França. Desde ja agradeço.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Jurandyr, como o nosso blog é especializado na França não sabemos lhe informar quais documentos o governo português exige. Sugiro que você entre em contato com o consulado de Portugal no Brasil ou pesquise no site deles. Uma vez que você já entrou na Europa por Portugal, ao embarcar de lá para a França, você precisa apresentar seu passaporte. Ao chegar à França não hávera controle na imigração.

  5. Priscila Carreiro disse:

    Olá! Primeiramente deixo registrado que estou amando o blog!
    Estou indo para Paris em fevereiro e ficaremos 8 dias inteiros! Estarei indo co meus dois filhos de 11 e 18, e gostaria de saber qual país próximo e mais “barato” que a França vc me indicaria para fazer um bate volta de dois dias.
    Desde já agradeço a atenção.

  6. Luciene disse:

    Olá Rodrigo! To amando as suas dicas aqui 🙂
    Eu pretendo ir pra Paris em Março17 (5 dias). Eu posso ir pra Amsterdam de trem bem cedo e voltar no mesmo dia? Ao desembarcar do trem, já posso fazer meu passeio ou tenho que passar pela imigração e apresentar documentos? A mesma pegunta faço pra Roma tb. Um bj

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Luciene, pode ir e voltar para Amsterdã no mesmo dia (apesar de ser um pouco cansativo). Não é necessário passar pela imigração nem na ida e nem na volta (nem na viagem para Amsterdã e nem para Roma). Mas a viagem para Roma de trem é longa, não é possível ir e voltar no mesmo dia.

  7. Patricia Nunez disse:

    Boa tarde, qual é a melhor relação custo beneficiopara ir de Paris a Bruxelas? Obrigada

  8. Fernando disse:

    Boa tarde

    Estou planejando uma viagem para Paris em Maio/2017 e gostaria de visitar o Vale do Loire por dois dias. Gostaria de alugar um carro, porém em minhas pesquisas vi muitos relatos de problemas no processo de aluguel, como cobranças indevidas no cartão, etc. Gostaria de mais informações a respeito, se já passaram por essa experiência de alugar um carro na França e como foi todo o processo. Gostaria também de informações sobre o deslocamento até o vale, as autoestradas, pedágio, abastecimento, etc. Estou vendo a possibilidade de pegar o carro no Aeroporto Charles de Gaulle bem cedo e devolver no dia seguinte até as 18:30.

    Obrigado

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Fernando, as nossas experiências com aluguel de carro foram todas boas. Mas sempre alugamos carro na região que estamos visitando, ou seja, saímos de Paris de trem e, na cidade principal, alugamos um carro. Talvez fosse melhor ir do CDG até o Vale do Loire (especificamente para a cidade de Tours) de TGV e lá alugar um carro para viajar pela região, dessa forma você só transitaria em estradas menores. Pesquise passagens de trem nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en.

  9. Sabrina disse:

    De Paris para Veneza qual melhor opção, trem ou avião? Vou voltar para o Brasil de vebeza, passar os dois últimos dias da viagem!

  10. Sabrina disse:

    De Paris para Veneza, quanto tempo leva e qual melhor opção, trem ou avião?

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.