Dicas Air France: como viajar de Paris para outras cidades da França e da Europa

Paris está no centro da Europa. Estamos há poucas horas de Londres, Amsterdã, Bruxelas, Berlim, Lisboa, Barcelona, Milão etc. E também de incríveis regiões da França como a Provence, a Normandia e a Bretanha, a Alsácia, a Burgonha, a Córsega etc. Pelo que aprendemos com nossos leitores, os brasileiros passam em média 4 dias em Paris, antes de seguir viagem para outras cidades da Europa ou para o interior da França. E sempre nos enviam a mesma pergunta: qual é a melhor forma de viajar: avião, trem ou carro?

A Air France nos ajudou a escrever este post para dar dicas importantes sobre as três opções de transporte. Vamos lá:

- Trem: viajar de trem é uma delícia, é simples e é rápido – o TGV, como é chamado o trem bala na França, faz em em média 250 km/hora. Outra vantagem é que as estações ferroviárias, em geral, ficam localizadas nas áreas centrais das cidades, gerando economia de tempo e de dinheiro no deslocamento.

O interior de uma vagão do TGV

O interior de uma vagão do TGV

Para as viagens de curta distância, o trem geralmente é a melhor opção. Outra vantagem é a dobradinha Air&Rail (avião e trem), uma parceria da Air France com a SNCF (empresa que administra os trens franceses). Ou seja, você desce em Paris e pega uma conexão por trem, na própria estação ferroviária do aeroporto Charles de Gaulle, para Bruxelas ou uma das cidades francesas  abaixo:

  • Angers – St-Laud,
  • Avignon,
  • Champagne,
  • Le Mans,
  • Lille Europe,
  • Lorraine TGV,
  • Lyon Part-Dieu,
  • Nantes,
  • Poitiers,
  • Strasbourg,
  • Tours – St-Pierre-des-Corps,
  • Toulon,
  • Valence.

A compra de ambas as passagens podem ser feitas em conjunto, no site da Air France . E você ganha milhas do trajeto de trem também.

Avião: para as distâncias maiores, o avião é a melhor opção. Além de mais rápido, geralmente é mais barato do que o trem.

No caso da Air France, ainda tem uma super vantagem: você pode comprar passagem para qualquer destino da Europa ou da França, e pode usufruir da parada grátis em Paris, na ida e na volta.

Por exemplo: neste momento, a Air France está com uma promoção. As passagens para os destinos listados abaixo, na classe econômica,  estão a partir de 899 dólares (para viagens entre 14 de outubro e 12 de dezembro deste ano, ou de 23 de janeiro até 23 de fevereiro de 2014).  E tanto na ida quanto na volta, você pode parar em Paris.

  • Destinos: Nice, Lyon, Marselha, Toulouse, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Dusseldorf, Genebra, Hannover, Hamburgo, Londres, Madri, Milão, Florença, Viena, Frankfurt, Munique, Stuttgart, Dublin, Manchester e Lisboa.

Para conhecer as condições da promoção para os demais destinos,  consulte o site da Air France.

- Carro: se você pretende rodar muito em uma determinada região, alugar um carro pode ser uma boa opção, principalmente pela independência que você passa a ter. O que nós geralmente recomendamos é o aluguel do carro para passeios curtos, que não podem ser feitos por trem. Por exemplo: se você quer conhecer a Provence, vale a pena alugar um carro a partir de Marselha ou de Avignon, por exemplo.

Uma dica para quem vai viajar de Air France: a Hertz oferece tarifas especiais para passageiros da Air France. Você pode fazer a reserva pelo próprio site da Air France .

Já escrevemos alguns posts sobre o assunto que podem ajudar caso você vá alugar um carro:

Leia outras dicas da Air France:

Publicidade

Veja Também

Escala em Paris? Veja como aproveitá-la para conhecer ou rever a cidade

Ao comprar uma passagem de trem ou TGV em Paris, reserve também um táxi

Trem TGV direto Paris/Barcelona

47 pitacos, participe desta conversa

  1. Anna Carolina disse:

    Boa noite, estou pensando em ir a Paris em setembro/2014 e gostaria de saber como vocês orientam o transporte do Vale do Loire para Nice?? Obrigada!

  2. rosana fernandes disse:

    Gente é tanta coisa que estou bem confusa na compra dos bilhetes de trem, estou indo em agosto para Londres de lá p/Amsterdam e Paris (pensei em ir um dia até Estrasburgo ou bruges) Poderiam ajudar? É melhor bilhetes ou passe de trem (esses passes posso usar dentro das cidades também). Não consigo ver no site da raileurope preços para as datas, mais já sei que talvez seja + p/frente. Tentei outras datas só para ter idéia. Quando compro um passe não pago mais nada depois é só fazer a reserva, é isso? Obrigada se puderem ajudar. O blog é demais está ajudando bastante.

  3. Simone disse:

    Estou um pouco confusa: comprei minha passagem BSB – Paris via Air France. Quando chegar no aeroporto eu posso ir diretamente ao balcão da TGV, com meu bilhete de voo e pedir uma passagem para Tours, sem pagar valor adicional? Ou seja, essa “conexão” TGV Paris-Tours sai de graça para quem viaja com Air France?

    • Mariana Berutto disse:

      Simone, se você comprou uma passagem Brasília – Paris , você tem direito à passagem Air France de Brasília à Paris (não inclui trecho de trem até Tours).
      Se você comprou a passagem Brasília – Tours, aí sim, já estarão incluídos na passagem tanto o voo (Brasília -Paris) quanto o trem TGV (Paris – Tours).

      Em caso de dúvida, entre em contato com a central de reservas da Air France pelo telefone 4003 9955

  4. VALDIR EDUARDO AMORIM disse:

    Boa noite tudo bem? Minha filha estará viajando para a Europa pela primeira vez sozinha no final de Março 2014, saindo de São Paulo, chegando em Paris (CDG) e fazendo conexão para Bremen na Alemanha. Nossa preocupação é pelo fato de ela ter um tempo curto entre a chegada em Paris e o check-in para Bremen. A companhia aérea é Air France, tanto no trecho SP-PARIS como PARIS-BREMEN. Poderiam por gentileza nos orientar, se possível, como proceder dentro do aeroporto CDG desde a chegada até o check-in para Bremen? Muito obrigado pela ajuda.

    VALDIR AMORIM

  5. Carla Garcia disse:

    De Paris para Londres, TGV ou Eurostar?

  6. Denise disse:

    Olá!
    Chegarei em Paris com a Air France e gostaria de ir direto para Strasbourg. Onde posso comprar a passagem de trem para Strasbourg? Na Air France ou na SNCF? Tem desconto para quem viaja com Air France?
    Outra dúvida: de Strasbourg vou para Lucerna. Que empresa de trem faz este percurso?
    Obrigada!

  7. carol disse:

    Gente to me programando para ir a Paris em Junho de 2014, casa de uma amiga,queria saber que cidades ou paises posso ir que seja proximo, e quantas horas seria essas distancias ja que vou com minha filha que so vai ter 4 anos… queria um roteiro legal que nao gaste muito…

  8. Ale disse:

    Oi Rodrigo!!
    Na verdade, achei que sua sugestão de voltar de Londres via Bruxelas tinha a ver com isso… :o)
    Mas do pouco que entendi, quando eu indico no site da Eurostar que quero um trecho de Londres a Brusses Midi, vem umas observações na parte de baixo da página que deram a entender que, caso se volte a Bruxelas até 24h da hora que foi pego o trem para qualquer outra cidade da Bélgica, estes passeios poderiam ser feitos com o ticket usado entre Londres e Bruxelas…
    Copiei aqui o início da explicação deles:
    “Travelling to Bruges, Antwerp or any other station within Belgium?
    Buying an Any Belgian Station ticket from the UK? These tickets are valid for travel to any station in Belgium, as long as you continue your journey… Read more”

    Será que vcs conseguem decifrar isso melhor e me aconselhar?
    De qualquer jeito, caso isso não se confirme, já estamos optando por ir realmente de Paris para Londres direto, só que agora não vamos mais só com mochilinhas, porque na volta, viremos por Bruxelas, e se der tempo, passeamos pelas redondezas, senão, vamos pegar o trem de lá direto pro aeroporto em Paris…
    Muito obrigada novamente!

  9. Ale disse:

    Olá Rodrigo!
    obrigada pela dica!
    pelo que entendi, o Eurostar entre Inglaterra e Bélgica permite passear por 24h pelas cidades da Bélgica, não é isso? Se for esse o caso, vc sabe dizer se o bilhete tem que ser Londres ~ Bruxelas, ou pode ser o inverso?

  10. Ale disse:

    Olá!
    no fim de abril, eu e meu marido ficaremos 8 dias em Paris, quando deixaremos as malas na estação e vamos a Londres de Trem só com mochilas por 3 dias, mas gostaria de saber se existe opção de retornar a Paris com uma passadinha por Bruxelas/Brugges, quem sabe até dormir uma noite, e retornar a Paris só para pegar as malas de novo e ir para o Charles De Gaulle. Nosso vôo de volta será às 23:30h.
    Vocês acham isso viável?
    Grata, Ale

  11. Camila Basso disse:

    Lina,
    Estou bem em dúvida de como devo ir do Aeroporto Charles de Gaulle até Guyancourt, local onde vou morar durante cinco meses. O endereço exato é:
    1 Boulevard d’Alembert
    78 280 Guyancourt
    Sabe dizer se a melhor opção é ir de trem mesmo? Se for, a estação é perto do aeroporto? Pois vou levar uma mala grande sozinha, dai não sei se é preferível pegar um taxi..
    Muito obrigada e parabéns pelo seus posts!

  12. Aurea Costa disse:

    Obrigada Rodrigo pela informação. Ainda lhe pergunto: a paisagem no trajeto é muito bonita? Ja pesquisei os voos e ainda fiquei com essa duvida.

  13. karina covre disse:

    ola estou querendo ir a paris madri e Lisboa,estou em duvida em ir abril ou maio devido ao frio,qual a sua opinião?

  14. Aurea Costa disse:

    Oi Lina,
    Estou planejando conhecer Carcassonne indo de Fortaleza para Toulouse via Lisboa. O período seria entre a segunda quinzena de março a segunda de abril. Estou pensando ir de trem de Carcassonne a Paris de tgv. É uma viagem tranquila na epoca por causa do clima? Ainda pode nevar na época?
    Ou seria melhor voltar a Toulouse e ir de avião?

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Aurea, essa época já não neva. A viagem Carcassonne-Paris pode ser cansativa pois dura em torno de 7 horas (dependendo do horário e das escalas). Mas acho isso menos estressante que enfrentar procedimentos de aeroporto e depois a viagem aeroporto-Paris.
      Abraços.

  15. Cristina Jaqueira disse:

    Lina, estou muito confusa, o que seria melhor ?Comprar passe de trem ou bilhete ponto a ponto? Como funciona? Sei que você não gosta destas viagens curtas, tipo bate e volta, mas acho que seria uma boa oportunidade de conhecer outras cidades da Europa , em um pequeno espaço de tempo. Quero ir a Bruxelas e a Londres em dias diferentes ,com ida e volta para Paris no mesmo dia. Fizemos reservas para 9 dias em Paris ,com o seu roteiro (adaptamos algumas coisas),nosso planejamento , acho que cabe esta ‘esticadinha’ . O que você aconselha?

  16. Mara disse:

    Olá

    Comprei passagem de trem para Bélgica, no site da Thalys. Muito simples e o bilhete chega na hora via email e tb no celular. Bastt prático.

  17. Isa santos Tavares disse:

    Ana Carolina, torcerei muito por vc, nunca desista de seus sonhos e espero de verdade que um dia vc consiga ir a Paris! um abraco!

  18. ana carolina da silva brasil disse:

    eu quero ir a paris porque esse e o meu sonho de consumo e realidade.Moro no complexo da mare (baixa do sapateiro).

  19. Isa Santos Tavares disse:

    Jaqueline,
    abrem o web check in 30 dias antes, esqueci de escrever “web” rs

  20. Isa Santos Tavares disse:

    Jaqueline,
    30 dias antes da sua data de partida a easyjet abre o check in. eles geralmente te avisam por e-mail mas se não avisar em 30 dias já está aberto, só imprimir . se vc for fazer isso no balcão eles vão te cobrar uma taxa. aliás eles são super chatos com bagagem – se vc não tiver comprado despacho de bagagem vc só pode levar uma de mão e nas medidas certas. eu fiz Paris – roma com uma mochila , ela estava fora do padrão por conta de uns casacos, tive que tirar tudo da mochila e vestir um por cima do outro . se vc não tiver comprado o despacho compre online na opção de modificar sua reserva pq tudo no balcão deles é caríssimo!! parte boa é que das 4 vezes q usei essa cia ela foi ultra pontual.
    quanto a raileurope eu comprei no site brasileiro 2 vezes TGV para ir de Paris a AMS e entregaram na minha casa certinho! não sei quem gerencia agora a entrega no brasil mas era a CI idiomas até 2012. pena saber que está dando problemas agora…

  21. Jacqueline disse:

    Lina e Ricardo
    pois é, foi nesse site que comprei naqueles pacotes de voo – hotel, mas tive a surpresa de, após concluir a compra, receber confirmação do hotel pela empresa, porém voo em separado pela easyjet. Chatíssimo.

  22. ricardo disse:

    Não comprem passagens de trem da Rail Europe, é maior roubada. Fui enganado. Comprei 04 bilhetes Paris-Amsterdam-Paris e não os recebi. Eles não tem boa vontade em resolver os problemas. Agora pergunto existe alguma empresa séria onde posso comprar bilhetes para esse trecho.
    Obrigado.

  23. Jaqueline disse:

    Lina
    Por favor, comprei passagens pela easyjet para Veneza e a confirmação diz que a empresa não emite passagens e que se pode fazer o registro on line e imprimir. Ocorre que, no prazo, estarei em Paris sem condições de imprimir. Como posso fazer? Chegar mais cedo ao CDG e pegar as passagens no balcão? Tenho só a confirmação em PDF. Tenho usado muito a sncf, que permite a retirada das passagens em suas lojas, mas é a primeira vez a que reservo voo dentro da Europa.
    Como sempre, quando as dúvidas nos corroem o pedido de socorro vai para você. Obrigada por existir para ajudar os aflitos apaixonados por Paris.

    • Lina disse:

      Jaqueline
      Desta vez não sei te dizer. Não conheço esta empresa e não sei se conseguirá pegar a passagem no balcão. Ela é complicada e meio rígida. Verifique junto à empresa se poderá retirar no aeroporto.

  24. Aline Calbar disse:

    Isa, muito obrigada!!!

  25. Aline Calbar disse:

    Lina você é maravilhosa!!! Muito obrigada!!! ;-)

  26. Claudia Maria disse:

    Su,
    Acho que no site na Air france tem múltiplos destinos. Se voce coloca RJ-Barcelona com parada em Paris, o preço da passagem é o mesmo quando você faz apenas a conexão.

  27. Isa Santos Tavares disse:

    Aline
    não sei nesse combinado da air france, mas das vezes que eu comprei TGV no site da rail europe (entrega no brasil) não tinha como marcar assento mas por sorte vieram juntas.

  28. Aline Calbar disse:

    Excelente Post Lina! Uma pergunta, quando vamos comprar os tickets do trem (exemplo Paris-Londres), existe alguma maneira de marcar os lugares? Para que as 4 pessoas consigam ir juntas?
    Muito obrigada!! :-)

  29. Su disse:

    Eu gostaria de entender essa parada em Paris, pois qdo vamos simular a compra da passagem não tem nenhum campo falando sobre isso. Quantos dias podemos ficar? Tem custo de taxa de embarque?

    • Fabricia disse:

      Su, a Air France poderá te dar mais detalhes sobre a parada grátis. Comunicamos a eles a sua dúvida e pediram que você entrasse em contato com a central de reservas: 4003 9955 (capitais) ou 0800 888 9955 (demais localidades). De 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 9h às 15h.

  30. Maria das Graças disse:

    Post muito útil. Gostei de saber das possibilidades que existem hoje. E essa parada grátis em Paris na ida e na volta caiu como uma luva.

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.