Dicas Air France: como viajar de Paris para outras cidades da França e da Europa

Paris está no centro da Europa. Estamos há poucas horas de Londres, Amsterdã, Bruxelas, Berlim, Lisboa, Barcelona, Milão etc. E também de incríveis regiões da França como a Provence, a Normandia e a Bretanha, a Alsácia, a Burgonha, a Córsega etc. Pelo que aprendemos com nossos leitores, os brasileiros passam em média 4 dias em Paris, antes de seguir viagem para outras cidades da Europa ou para o interior da França. E sempre nos enviam a mesma pergunta: qual é a melhor forma de viajar: avião, trem ou carro?

A Air France nos ajudou a escrever este post para dar dicas importantes sobre as três opções de transporte. Vamos lá:

– Trem: viajar de trem é uma delícia, é simples e é rápido – o TGV, como é chamado o trem bala na França, faz em em média 250 km/hora. Outra vantagem é que as estações ferroviárias, em geral, ficam localizadas nas áreas centrais das cidades, gerando economia de tempo e de dinheiro no deslocamento.

O interior de uma vagão do TGV

O interior de uma vagão do TGV

Para as viagens de curta distância, o trem geralmente é a melhor opção. Outra vantagem é a dobradinha Air&Rail (avião e trem), uma parceria da Air France com a SNCF (empresa que administra os trens franceses). Ou seja, você desce em Paris e pega uma conexão por trem, na própria estação ferroviária do aeroporto Charles de Gaulle, para Bruxelas ou uma das cidades francesas  abaixo:

  • Angers – St-Laud,
  • Avignon,
  • Champagne,
  • Le Mans,
  • Lille Europe,
  • Lorraine TGV,
  • Lyon Part-Dieu,
  • Nantes,
  • Poitiers,
  • Strasbourg,
  • Tours – St-Pierre-des-Corps,
  • Toulon,
  • Valence.

A compra de ambas as passagens podem ser feitas em conjunto, no site da Air France . E você ganha milhas do trajeto de trem também.

Avião: para as distâncias maiores, o avião é a melhor opção. Além de mais rápido, geralmente é mais barato do que o trem.

No caso da Air France, ainda tem uma super vantagem: você pode comprar passagem para qualquer destino da Europa ou da França, e pode usufruir da parada grátis em Paris, na ida e na volta.

Por exemplo: neste momento, a Air France está com uma promoção. As passagens para os destinos listados abaixo, na classe econômica,  estão a partir de 899 dólares (para viagens entre 14 de outubro e 12 de dezembro deste ano, ou de 23 de janeiro até 23 de fevereiro de 2014).  E tanto na ida quanto na volta, você pode parar em Paris.

  • Destinos: Nice, Lyon, Marselha, Toulouse, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Dusseldorf, Genebra, Hannover, Hamburgo, Londres, Madri, Milão, Florença, Viena, Frankfurt, Munique, Stuttgart, Dublin, Manchester e Lisboa.

Para conhecer as condições da promoção para os demais destinos,  consulte o site da Air France.

– Carro: se você pretende rodar muito em uma determinada região, alugar um carro pode ser uma boa opção, principalmente pela independência que você passa a ter. O que nós geralmente recomendamos é o aluguel do carro para passeios curtos, que não podem ser feitos por trem. Por exemplo: se você quer conhecer a Provence, vale a pena alugar um carro a partir de Marselha ou de Avignon, por exemplo.

Uma dica para quem vai viajar de Air France: a Hertz oferece tarifas especiais para passageiros da Air France. Você pode fazer a reserva pelo próprio site da Air France .

Já escrevemos alguns posts sobre o assunto que podem ajudar caso você vá alugar um carro:

Leia outras dicas da Air France:

Publicidade

O conteúdo deste post foi decidido pela equipe editorial do Conexão Paris, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebemos qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto. Conheça a política de remuneração do Conexão Paris.

96 pitacos, participe desta conversa

  1. Neide Camargo disse:

    Lina, só agora percebi porque gostei tanto dos seus comentários, decidi ler mais, e me deparei com uma brasileira e mineira, por isso essa doçura de blog, parabéns.
    obrigada pelas dicas

  2. Neide Camargo disse:

    Olá! Em 10/08/15: São Paulo/Paris e volta 26/08. Indo pela TAM. E todos os ITINERÁRIOS internos pela AIR -FRANCE, tentando comprar antecipado pelo site, ou seria melhor comprar na lá? quero ir á Roma, Lisboa, Amsterdã, Londres.., totalmente sem noção por onde começar. Pode por gentileza me orientar?
    Obrigada.
    Neide Camargo

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Neide, você pretende ir de uma cidade para a outra ou pretende sempre ir e voltar à Paris? O ideal é você já comprar tudo aí no Basil com antecedência, você pagará mais barato.
      Abraços.

  3. Eliane Nodari disse:

    Este blog me ajuda tanto com minha viagem a Paris que resolvi contribuir também contando minha experiência com a compra de passagens de trem pela Raileurope. Bem entrei no site que é em português o que facilita muito! Escolhi as datas já que pretendo sair de Paris e ir até Amsterdam. Comprei os tickets e escolhi a opção de receber os bilhetes em casa. Hoje após apenas 7 dias recebi meus bilhetes tudo certinho!
    Recomendo muito pois cotei este trecho com uma agência de turismo e ficava quase pelo dobro do preço.Boa viagem a todos!`) O site é este:
    http://www.raileurope.com.br/

  4. Bianca disse:

    Olá, Rodrigo.
    Qual o melhor trajeto para ir do Aeroporto de Orly à Gare de St Laud (Angers)?
    Obrigada desde já!

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Bianca, em Orly pegue o trem automático Orlyval até a estação Antony, pegue então o trem RER B e vá até a estação Denfert-Rochereau. Lá pegue o metrô linha 6 (direção Étoile) e desça na estação Montparnasse – Bienvenüe. Suba até o andar de onde saem os TGVs. Lá compre uma passagem para Angers. Pesquise os horários e preços dos trens de Paris para Angers nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/.
      Abraços.

  5. Neuzani disse:

    viajo para Paris dia 12/06 e ainda não adquiri passes para TGV. Pretendo visitar uns três países mais próximos. Qual melhor opção comprar ainda no Brasil ou em Paris mesmo?

  6. Catherine disse:

    Pessoal,
    Desembarcando no CDG, consigo achar facilmente a estação do TGV? É bem sinalizado?
    Já vi que dá pra fazer o trajeto Paris-Aix, saindo de TGV do aeroporto CDG.
    Chego em Paris as 15h e gostaria de pegar o trem das 19:30h. Acham que dá tempo?

  7. Isabel disse:

    Rodrigues Estarei em Lisboa no mês de Junho. Preciso uma orientação como comprar bilhete de TGV. Lisboa/ strasbourg. Obrigado

  8. Isabel disse:

    Estarei em Lisboa no mês de Junho. Preciso uma orientação como comprar bilhete de TGV. Lisboa/ strasbourg. Obrigado

  9. Ariani Araujo disse:

    Bom dia
    Ano que vem estou indo viajar para França, quero conhecer outros países da Europa, e queria ir de trem, gostaria de saber alguns mapas e se tem app da estação e dica claro beijos

  10. Ana disse:

    Olá, estou indo passar 21 dias só na França, pretendo conhecer Alsácia, Lorena, Bretanha, Normandia, Provence e D azur. Minha dúvida é sobre alugar carro e/ou comprar o passe de trem por toda a França de 9 dias ou comprar avulso. Estou indo em julho, alta temporada.

    • Rodrigo Lavalle disse:

      Ana, alugar carro é mais prático no sentindo que você não ficará presa a horários mas tem a questão de dirigir que pode ser cansativa/estressante. Dependendo da antecedência com a qual você comprar as passagens, elas sairão mais baratas que o aluguel do carro. Não conheço passes de trem pela França, você teria que pesquisar e fazer os cálculos para saber se valeria a pena.
      Abraços.

  11. Silvia Regina Novelli disse:

    Boa noite Rodrigo.
    Por favor, necessito de uma orientação.
    Qual a maneira mais econômica para fazer o percurso aeroporto Charles de Gaulle até Aix en Provance?
    Desde já muito obrigada pela atenção e parabéns pelo blog.
    Silvia.

Próximos 20 comentários Aguarde, carregando novos comentários

Participe e deixe seu comentário

Seu comentário pode demorar alguns minutos para aparecer no blog.