Mesmo para os franceses, a chegada às barreiras de pagamento dos pedágios das auto-estradas é estressante.
São inúmeros guichês e eles possuem funções diversas. Reconhecer os guichês destinados aos carros é relativamente fácil. De longe podemos reconhecer o desenho dos carros e outros como ônibus e caminhões.
Em seguida é necessário escolher o guichê de acordo com a forma de pagamento: cartão de crédito, passes especiais e pagamento em dinheiro. Os símbolos são visíveis também. Escolham sempre um símbolo reconhecível de cartão de crédito. Senão podemos cair em filas para aqueles que possuem passes especiais.
Para aqueles que escolhem pagar em dinheiro, fiquem sabendo que irão encontrar duas modalidades. Ou um guichê com um atendente que, após passar o ticket que vocês pegaram na entrada da auto-estrada no visor eletrônico, espera o pagamento sem dizer nada. Uma pequena tela perto da janela do guichê vai informar o preço do pedágio.
Ou um cesto dentro do qual as pessoas jogam o dinheiro. Nesta hora, melhor ter o valor correto preparado nas mãos. Os carros passam lentamente, quase sem parar. Se o infeliz turista estaciona para entender o quê está acontecendo, ele provoca a impaciência dos demais.
Antes do início da viagem, entrem no site da empresa que administra os pedágios e verifiquem por quantos passarão, durante o trajeto escolhido, e qual o valor exato de cada um. Um exemplo: de Paris até Reims existe um pedágio no valor de 9.70 euros. No link abaixo coloque cidade de partida e cidade de destino. Em seguida terá todas as informações necessárias.
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129 Comentários
Anderson Pereira
Maria: nada fora da realidade. Em 2016, rodei mais de 6.000 km na França em 30 dias. Tenho um GPS meu, da TOMTOM (comprei nas lojas Americanas por menos de R$200,00) que atualizo antes de viajar. Entre cidades ou destinos mais distantes (além de 100km), escolho a opção com pedágio). Trechos curtos, uso sem pedágio. Você pode comparar os tempos entre uma rota e outra. Em rotas sem pedágio, as estradas tendem a ser muito mais bonitas e surgem muitas surpresas (visual, lojas de produtos locais na beirada da estrada, vida local e bucolismo). Isso vai depender do seu tempo. Na Provence, por exemplo, eu fiz muitos trechos vicinais sem pedágio no caminho de ida e pedágio na volta. As grandes belezas do interior da França estão nos caminhos vicinais.
maria
alugamos um carro e a ideia é rodar bastante por toda a França.. uns 2500 km. me falaram de pedagios caros mas quero saber se é tanto assim.. se realmente vai pesar no orcamento. sabe de algum site ou aplicativo que nos dê essa info?
Rodrigo Lavalle
Maria, clique aqui para você ter uma noção do valor do pedágio na França, na verdade depende da quantidade de kilômetros rodasos, do ponto de partida, do ponto de chegada. Há também o aplicativo Péago, clique aqui.
Valeria
Boa noite! Para fazer os países baixos , franca e Londres nenhum precisa de visto? Alugar carro em Bruges e fazer Bruxelas e Amsterdã é tranquilo?
Rodrigo Lavalle
Valeria, brasileiros não precisam de visto para visitar os países da União Europeia que inclui Países Baixos, França e Reino Unido, entre outros. É tranquilo fazer essas cidades de carro. Não se esqueça de pedir a PID (Permissão Internacional para Dirigir) no Detran da sua cidade.
Amanda Schmitt
Ola, tenho outra duvida. Como funciona o aluguel de carro na frança mas com destino a Luxemburgo? Você teria alguma informação? Quero fazer o trajeto ida e volta pq os preços do trem esta muito alto!! Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Amanda, sugiro que você faça uma pesquisa do valor do aluguel do carro para esse trajeto. Clique aqui e obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França.
Laila
Ola pretendo ir de Paris ao Vale do Loire, passarei 1 noite em Blois para visitar os castelos ao redor, porem estou com duvidas vi aqui que alugar um carro vale a pena, porem tenho a duvida se eu retirar o carro as 7 do aeroporto Charles de Gaule ou do centro (estação Paris Gare Lyon) este horário é menos movimentado tem menos trânsito no sábado?
Rodrigo Lavalle
Laila, para percorrer o Vale do Loire é preciso alugar um carro. Sim, esse horário é menos movimentado. Outra opção é você ir de trem até Blois (ou Tours ou Amboise) e lá alugar um carro.
Renato
Olá, estou com viagem marcada para a Provence, em junho, e gostaria de saber se em geral os aparelhos de GPS das locadoras de veículos, tem a opção de escolha de idiomas
rogeres
Olá
Essas dicas ajudam muito quem vai de primeiro. Você sabe se é tranquilo a saída e a entrada de Paris de carro? Vou pegar um carro na Gare de Lyon e ir para Rennes… A estrada eu desenrolei aqui, mas não sei da dificuldade dentro de Paris….
Sabes?
Rodrigo Lavalle
Rogeres, há bastante tráfego dentro de Paris e na saída da cidade. Se você tiver GPS no carro não há dificuldade em relação ao caminho a pegar.
Danielle
Olá Rodrigo,
Sobre as estradas, penso em fazer Lyon – Annecy – Grenoble. Acredita que terei dificuldades? Minha maior preocupação é que vou no fim de março, ainda frio e possibilidade de neve e gelo.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Danielle, o mais importante e alugar um carro com GPS e dirigir com calma, atenção e dentro do limite de velocidade.
Flavio G. Kar
Obrigado pelas dicas, dirigi de Lyon para Annecy e foi mais fácil do que eu esperava. Antes do pedágio já tem sinalização de qual lado é carro e qual é caminhão. Após alguns kms veio o primeiro pedágio onde todas as cabines tinham o símbolo do ticket. Entrei em uma delas, peguei o ticket e fui. quando saí da estrada tinha a cabine onde eu inseri o ticket e apareceu o valor. Tinha desenhos indicando onde colocar cartão e onde colocar dinheiro, só que dinheiro até notas de 20 euros. Não me pediram habilitação internacional para alugar o carro.
Rodrigo Lavalle
Flávio, obrigado pelo comentário.
Cybele
Olá!! Rodrigo, por favor, você acha que o trajeto Paris/Bruxelas/Brugge/Amsterdam vale a pena faze-lo de carro? Estaremos em 4 pessoas, todos dirigem e gostam de dirigir.
Desde já, obrigada!
Rodrigo Lavalle
Cybele, então vale a pena! Quando for possível, escolham estradas “departamentais” que são mais tranquilas e, geralmente, mais bonitas. Na França elas são indicadas pela letra D.
Sandro
Bom dia, apenas para completar, cheguei em Paris no dia 15/05/16, e como não sabia desse sistema não inseri o ticket ao sair da rodovia próximo a Remiremont, acabei pagando o valor de 49 Euros. No caso de cartões de créditos internacionais brasileiros, vc deve primeiro solicitar o desbloqueio via telefone no Brasil, fiz isso e o meu funciona normalmente.
Carlos Eduardo
Bom dia,
Estarei viajando para a França no meio do ano e vou utilizar carro para visitar várias cidades. Como já dito anteriormente, no caso dos pedágios é preciso retirar um bilhete quando se entra nas auto estradas e pagar ao sair delas. Entretanto, ao fazer simulações de rotas nos sites autoroutes.fr e mappy notei que partindo de Paris não há esse passo de retirar bilhete na entrada (ex.: Paris-Giverny), havendo só pedágios no caminho (como no Brasil). É assim mesmo?
Muito obrigado pela atenção.
Rodrigo Lavalle
Carlos, nesse caso imagino que você só tenha mesmo que pagar o pedágio no ponto onde existem as cabines.
Abraços.
Eneas Mike Senna
Olá! Vou estar na Europa de 1 de setembro a 2 de outubro. Vou fazer a maioria dos países de trem, voos e ônibus. Dias 17/18/19 e 20 estarei em Paris.. estou querendo passar um dia em Luxemburgo. Vi algumas passagens de trem, bem como aluguel de carrro. Achei a ùltima opção melhor. Só estou um pouco inseguro quanto à dirigir nesse trajeto.. O que vc me recomenda… Grato Abraço!!!
Rodrigo Lavalle
Eneas, as estradas européias são ótimas e bem sinalizadas mas a viagem de carro é indicada para quem gosta de dirigir e se sente seguro. Opte pelo trem, será mais confortável e prazeroso para você.
Abraços.
Benno
Viajo com minha familia para Bordeaux, e alugo um carro para fazer viagem ate Nice. Gostaria de sugestões de rotas para melhor aproveitar as paisagens e estradas vicinais.
Rodrigo Lavalle
Benno, pelo google maps você consegue traçar rotas usando as auto-estradas (https://goo.gl/lgQERo) ou as estradas departamentais (https://goo.gl/bWoJxs). A diferença de tempo entre os dois trajetos é bem grande: 7 horas contra 13 horas de viagem. Todas as duas rotas passam por Aix-en-Provence. Leia nossos artigos sobre a cidade e seus arredores: https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/11/duas-noites-em-aix-en-provence/ e https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/01/um-dia-nos-arredores-de-aix-en-provence/.
Acho que vale a pena desviar da rota sugerida pelo google e passar pelas cidades da Côte d’Azur. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2010/01/04/um-roteiro-pela-cote-dazur/.
Abraços.
Roberto
Pessoal boa noite !
Estou um pouco preocupado,porque preciso dirigir de Nice até Marselha só que eu queria ir pelas cidades parando para curtir os lugares e as paisagens e não pela autoestrada.Alguém pode me ajudar como fazer uma rota boa 🙂
Abs
Rodrigo Lavalle
Roberto, vá pelas estradas departamentais (que começam pela letra D). Você vai gastar o dobro do tempo. Sugiro que você faça um trajeto no google maps. Um exemplo: http://goo.gl/IXza91.
Abraços.
Roberto Dainese
Tive muitos problemas nos pedagios franceses. Não aceitaram meus cartoes de credito (visa e master) e dinheiro apenas notas de 20 euros ou menor. NÃO ACEITARAM NOTAS DE 50 EUROS. Acabaram abrindo a cancela para mim pois eu não consegui pagar ….kkkkk
divino borges
Olá, estou com viagem marcada para Paris de 28 de maio a 09 de junho de 2015. Minha intenção é ficar quatro dias em Paris, três em St. Michel e San Malo e o restante explorar as cidades próximas a Paris. Detalhe é que vou com esposa e filho, portanto com muitas malas que em princípio complicam a viagem em trem. A seu ver, qual seria a melhor logística? Agradeço a atenção.
Rodrigo Lavalle
Divino, se vocês pretendem voltar à Paris depois de St Michel e St Malo deixe algumas das malas no guarda-volume que existe nas estações de trem.
Abraços.
ANDRÉ
prezado Rodrigo, me perdoe a ignorância.
saio de Paris de carro para Reims pela A4.
Não entendi o funcionamento do pedágio.
terá uma local onde pego o ticket e só pago quando for sair da estrada para entrar em Reims?
li uma matéria de alguém que teve que pagar o valor total de 64 euros por não ter “validado” o ticket. como funciona?
Rodrigo Lavalle
André, pela nossa experiência você pega o ticket quando entra na auto estrada e paga quando sai dela. Não há necessidade de validar.
Abraços.
Fabio
Prezados, uma dúvida, por favor.
Outros blogs informam que o cartão brasileiro não é aceito nas cabines de pagamento dos pedágios. Apenas os cartões emitidos na Europa seriam aceitos. Já neste post é recomendado escolher cabine que aceite cartão. Poderiam me confirmar essa informação?
Rodrigo Lavalle
Fábio, o site oficial diz que os cartões de crédito Visa são aceitos. Com relação ao Mastercard ele diz ‘Eurocard’: http://www.autoroutes.fr/en/payment-methods.htm.
De qualquer maneira, o dinheiro é sempre aceito.
Anderson Pereira
Detalhe importante que é muito comum na Provence: você passa no primeiro pedágio e apenas retira o ticket sem pagar nada. No pedágio seguinte, você insere o ticket e aí é que paga!
Marcia Lube
Antonio Carlos Coral
Consulte o site :
http://www.autoroutes.fr
Antonio Carlos Coral
Chego em Paris (ACD) em 27.05, aluguei um carro e do aeroporto sigo para Vale do Loire ( Amboise ) e ficamos 3 dias, depois de lá vamos até Provence ( Aix de Provence ) e ficamos 4 dias. Deixamos o carro lá e voltamos de trem rápido até Paris e ficamos 4 dias. Como faço para consultar os preços dos pedágios neste trajeto que farei de carro ?
Rodrigo Lavalle
Antônio Carlos, consulte esse site: http://www.autoroutes.fr/.
Abraços.
Neiva
Estou programando uma viagem a França, chegando em Orly 08-05, pensei em pegar carro ir para Chamonix por 3 dias, passando por Fontainebleu, Avalon e pernoitando em Dijon. Depois 1 noite em Annecy e descer para Marseilhe por 3 dias, visitar se der tempo Carcassone e Avignon.
Subir para o Vale du Loire pernoitando em Lion e ficar 2 dias talvez em Amboise. Após ir para Saint Malo pernoitar, depois Saint Michel. depois Honfleur e Rouem, pernoitando neste trajeto. Chegando a noite do dia 22 em Paris e ficar 6 dias retornando no dia 29. Fiquei sabendo que chove muito em maio, será que este roteiro vai ficar muito cansativo. Eu já estive há muitos anos na França de excursão, fiquei 2 dias em Paris e 1 dia no Vale du Loire, não conheci quase nada.
Rodrigo Lavalle
Neiva, cansativo é pois são muitas cidades e muita estrada mas tenho certeza que será também prazeroso.
Abraços.
Marcelo Heltai
Olá. Parabéns pelo Blog. Estou indo a Paris em maio dia 02 a 7. Depois de 7 a 9 Saint Malo e Saint Michell e por fim 9 a 12 Vale do loire com base em Tours. De Paris a Saint Malo programei ir de trem e de lá alugar um veiculo para entregar ao final da viagem no aeroporto de Orly. O que você acha deste roteiro com veículo? Terei muita dificuldade em dirigir, pagar os pedágios etc? Fiz um pesquisa no rental Cars e fica quase o mesmo preço de alugar o veículo 5 dias (com taxa de entrega em outro local) e alugar dois dias em Saint Malo e depois em Tours. Me sugere algo diferente? sds
Rodrigo Lavalle
Marcelo, concordo com o roteiro de carro, do Mont Saint Michel para o vale do Loire de trem você teria que passar por Paris. Assim você vai direto de carro.
Abraços.
Antonio Costa
Olá, em Março /2014 estou chegando a Paris com destino ao Vale do Loire, com minha esposa. Nossa base será em Amboise, e temos uma grande dúvida se alugamos o carro no aeroporto (Orly) ou se seguimos de trem até Tours e alugamos o carro por lá para explorar a região. Após , retornaremos a Paris para mais uma semana. Qual seria a sugestão de vocês? Quais empresas são mais indicadas nestas localidades? Agradeço antecipadamente pela ajuda.
Rodrigo Lavalle
Antonio, isso vai depender da sua disposição em dirigir. O mais cômodo (e econômico) seria pegar um trem de Paris até Tours e lá alugar um carro para andar pela região.
Abraços.
Mauricio
Estou indo de Calais para cannes, de carro e caravana, alguem sabe me dizer guando eu gastarei de padagio?
Lina
Maurício
Talvez o site Mappy possa te informar. Tente.
Erasmo Whittner
Parabens pelo Site…!!!
vou para Alemanha(Emden) em setembro, mas quero ir a Paris e Londres, pensei em sair de SP e chegar em paris, ficar 4 dias, e ir para londres mais 3 dias, e ai subir para Emden, o problema esta ai, passagens muito caras, vi que da uns 850km para carro, sera que compensa? vi pela eurostar para duas pessoas fica R$1.300,00 aprox de Trem em 10hr, tu tem alguma opção
OBrigado!!!!
Erasmo
Lina
Erasmo
Paris Londres vá de trem. Olhe no site http://www.voyages-sncf.com/. O preço aí é mais barato. As passagens são vendidas somente 3 meses antes da data da viagem. Londre Alemanha olhe com as companhias aéreas de baixos preços como Ryanair.
Marcos A Felipe
Lina
Talvez ajude quem passe por aqui:
https://espaceclient.aprr.fr/faq/Pages/QuestionReponse.aspx?question=1742
Lina
Marcos
Obrigada.
Marcio Spimpolo
Alguém tem alguma foto das cabines de pedágio? Seria interessante para nos familiarizarmos. Obrigado.
Lina
Marcio
No link abaixo você tem uma foto dos pedágios.
http://foreignerinlille.ning.com/profiles/blogs/voyager-en-france-gratuitement
Jose Carlos
Realmente quando a gente coloca o “pé na estrada” é que enfrentamos “way of life” do frances.
As estradas são incriveis, bem sinalizadas, se pode desenvolver uma velocidade média de 90 a 130 km/hora.
Obvio que sempre existem os pedágios, alguns com máquina que não aceitam o cartão de credito do individuo estranjeiro (será que é somente com os brasileiros?) e que a gente vai aprendendo a ter as moedas reservadas para essa ocasião. E quando a gente não tem as moedas ou nota pequena e coloca uma nota de 50 euros e a máquina despeja tudo em moedas? E o povo esperando atrás!
Mas não deixem de ter um GPS.
A AVIS falhou comigo fragorosamente. CUIDEM.
Outro detalhe: não se ve policia nas estradas e nem postos de gasolina, mas tem vigilancia eletronica.
Beth
Andrews
Por acaso eu já fui de carro de Paris até Maastricht de carro, Witten mais especificamente. Fui pela N2 e outras estradas secundárias, pois queria aproveitar melhor a paisagem e com calma. Sem problemas, a não ser cuidado ao entrar nas cidades menores… Almoçamos em Soisson e chegamos em Witten (7 km antesde Maastrich) na hora do jantar,
Abs.
Andrews
olá… estou meio perdido, e graças ao bom Deus achei esse site!
Quem sabe pode me ajudar…
Vou a Paris e tenho amigos em Maastricht na Holanda.
Vi que são apenas uns 390 km. Pensei então em ir de carro.
Minha dúvida qnto aos pedágios é que começo na França, passo pela Bélgica e termino na Holanda. Tudo isso numa mesma estrada. Como fica o pagamento?
Pego o ticket qndo entro na estrada, ao sair da frança pago o pedágio?
Pego outro ticket na belgica, saindo pago. Pego outro ticket na holanda, saindo em maastricht pago… esse é o procedimento?
Pago na ida e na volta?
conexaoparis
Andrews
A cada controle você pega um ticket. Quando sai da estrada ou quando troca de país, cai em outro controle onde vai pagar o pedágio. Você paga na ida e na volta.
Use o site abaixo e faça seu itinerário. Terá todos os pedágios e os preços.
http://fr.mappy.com/#p=itinerary_homepage
Hugo Paixão
Caros Amigos,
Estou fazendo um projeto de viajem de motorhome – 05 pessoas para o período de maio/2011 – saíndo de Madri via França, Belgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Polonia, Austria, Suiça, Italia,
e termina em Barcelona, com uma duração de 35 dias, se alguem tem alguma dica sobre viajar de motorhome pela Europa agradeceria de receber informações e dicas.
Abraços
Hugo
France Dias Rocha
Lina.Muito obrigada.Seguirei seu conselho.Sinto que estou querendo abraçar o mundo com as pernas, mas é que como não dirijo, quero aproveitar para faze os passeio que realmente precisem de carro com minha filhha e depois faço os outros sozinha.Um abraço
France Dias Rocha
Lina, Boa tarde.
Estou pensando fazer em 4 dias o percurso: Paris- Fontainebleau, Milly la Forêt, Barbizon; Sant Malo e Saint Michel; Rouen e Giverny: retorno a Paris. Gostaria de uma “luz” sua; é melhor fazer os passeios de trem ou carro? se for de carro, é melhor pega-lo no aeroporto CDG ( iremos voltar para outro país após o retorno de Giverny) ou em Paris? Estaremos no Vitória Chatelet. Para dormir, no caso do percurso de carro, acha-se hotel com facilidade ou é preciso fazer uma reserva? Grata mais uma vez.
conexaoparis
France
Complicado.
Para Barbizon e Milly la Forêt é preciso carro. Entre Saint Malo e Saint Michel, melhor ter carro.
Rouen e Giverny pode fazer de trem. Mais rápido.
Meu conselho: faça primeiro Giverny Rouen e volte para Paris.
Em seguida vá a Sain Malo de trem tgv alugue carro, va ao Mont, volte de Saint Malo de trem.
Depois você vê se ainda quer ir a fontainebleau.
Beth
Para quem vai pegar estradas na França esta semana:
http://www.lefigaro.fr/actualite-france/2010/07/02/01016-20100702ARTFIG00337-un-debut-de-vacances-rouge-sur-les-routes-franciliennes.php
Beth
Tatyana
Não há mais necessidade da carteira internacional para brasileiros dirigirem na Europa desde os anos 90. Antes disso eu usava minha habilitação alemã. De lá para cá uso a brasileira. pois resido no Brasil.
Maria das Graças
Uns anos atrás nós alugamos um carro a diesel (MBenz) em Paris para fazer uma viagem de 4.000 kms em 30 dias, risos. Não tivemos problemas com com barulho, odores ou desempenho. E valeu pela economia! O carro era bem novinho, conseguimos na Herz.
Abs.
Maria das Graças
Kika Mello, se vale para outros lugares da França ou da Europa eu não sei. Só posso falar da minha experiência em Paris.
Maria das Graças
Claudia Oiticica, eu rejeitei um carro a diesel por achar o motor muito barulhento. A economia naquela ocasião não era o ponto principal. Tudo o que eu queria era passear no meio do nada com os vidros abertos ouvindo somente os sons a minha volta.
Kika Mello
Tatyana Mabel
Não sou tão viajada assim mas é que calhou com o tour que fiz pela Bretanha e Escócia que foram lindos, marcantes mesmo!
Maria das Graças
obrigado pelas dicas, mas será que o que vale para Paris vale para o resto da França, ou mesmo Europa?
José Maurício
Concordo plenamente com vc. Mas há uma questão: é tão divertido e gostoso que vicia, e eu não faço outra coisa estes dias que estou mais livre, senão acessar o CP!(rs)
Jose Mauricio
Tatyana Mabel: Esses posts da CP parecem a bola de barbante do Tio Patinhas, numa HQ que li no século passado. O fio da meada é loooongo e vai rendendo histórias interessantíssimas, opiniões variadas, dicas ótimas…Diversão garantida!!!
LUCIANO MELO
Olá
Nos pedágios é só passar o cartão de crédito? não precisa nem senha?
É comum o cartão não funcionar?
conexaoparis
Luciana
Certos pedágios é necessário o código e outros não. Você introduz seu cartão e fica esperando para ver se a máquina vaio pedir ou não a senha.
Tatyana Mabel
Marisa e Eymar,
Não sabia da caixinha de luvas…(risos)… vai ficar para a próxima vez. Observar como o bombeiros abastecem seu carro no Brasil pode ajudar nesse ofício na França…(risos)…
Kika,
Vc é viajada! Vai adorar a experiência sozinha nessa road-travel…
Lina,
Eita que um simples pedágio nos rendeu muitas histórias. Parabéns!
Cláudia Oiticica
José Mauricio,
você tocou num ponto importante. Para grandes trajetos o carro a diesel proporciona uma economia considerável.
Jose Mauricio
A PID (Permissão Internacional para Dirigir) é uma tradução da sua habilitação brasileira, e tem a mesma validade desta, e é emitida pelo Detran de cada estado. No RJ custa R$85,00.
eymard
Marisa: prepare-se. Self-service para a gasolina. Mas é muito simples. Luvinha na mao (ha sempre uma caixa com luvas ao lado da bomba de gasolina) e coloque normalmente a gasolina. Depois va ao caixa e pague. Simples. Confiavel. Se voce tiver duvida, nao hesite em pedir ajuda. Ha sempre alguem para te socorrer.
Marisa
Eymard e José Maurício,
Valeu, obrigada! Fiquei mais tranquila porque nunca dirigi um carro automático.
E para abastecer o carro? Há sempre um atendente no posto?
Maria das Graças
Kika Mello, passei o último mês de junho em Paris e tive que me atualizar sobre as atuais formas de lidar com dinheiro em viagem naquele País. Para começar, os travellers checks são desnecessários. Precisei deles para pagar o aluguel do apto e tive uma dificuldade imensa em adquiri-los. Depois de tentar no Bco. Brasil, e não conseguir, fui salva, por sorte, pelo Bradesco que tinha a quantidade que eu queria no estoque da minha agência.
Levei uns 800 Euros em espécie e todos os meus cartões de banco e de crédito liberados para saque no exterior. Os encargos são mínimos (taxa por saque + IOF) e o débito é direto na sua conta corrente ou na fatura do cartão de crédito. Saca-se em qualquer caixa eletrônico, de qualquer banco, nas ruas de Paris. Funcionou perfeitamente e nos deu uma tremenda tranquilidade por não termos que lidar com grande soma.
Por garantia fir um Visa Travel Money e carreguei com 1000 euros. Também funcionou muito bem mas na próxima viagem não será mais necessário, já que os outros cartões bastam. Paguei muita coisa com cartão de crédito e não tive problema nenhum com eles.
Kika Mello
Tatyana Mabel
obrigado pelas suas indicações! Fico bem mais relaxada e segura com dicas e relatos como o seu.
Aliás, que bela viagem essa por Saint-Malo, o Mont Saint -Michel… Que saudades! Fiz há muitos anos atrás tour começando em Rennes e terminando em Saint -Malo de onde cruzei de ferry- boat o canal da Mancha e depois fui rodar pelos ”lochs’ da Escocia, que é outra região aparentada à francesa devido à influência celta…
Tatyana Mabel
Cecília,
Apesar de um dos colegas colocar que já dirige há anos na Europa com a habilitação brasileira, é tão simples de tirar a internacional que acho que vale a pena. Meu marido tirou em 2008 e, na época, custou uns R$80. Lembro que ele não fez testes, apenas deu entrada na documentação, pagou o valor e uns dias depois já estava com a carteira. Sempre acho que é melhor ter docs de validade internacional, qndo há seu equivalente p/ o nacional.
Kika,
Não entendo nada de carros… mas alugamos um C3-citroen para St Malou-St Michel-Bayeux-Cemitério Americado no inverno (jan/2008). Na época, o valor saia equivalente ao de trem. Preferimos o carro. Não nevou! Era frio com sol. Mas no Mt St Michel, onde dormimos, saimos pela manhã cedo e o carro estava coberto com uma camada de gelo. O diesel nem ligou p/ o frio, o carro pegou normalmente. Com o calor do motor, o gelo logo derreteu… morando em Natal-RN, nem imaginei que rodos ou sprays serviriam para funções tão nobres (risos)… Mas, o que for para ajudar/prevenir… acho que vale ter em mãos o contato da locadora do seu carro… qualquer bronca, eles tb são parte interessada e podem fornecer alguma informação. Sugiro ter alternativas eletronicas para contato com o mundo, ter atenção sobre os itens de cobertura do seguro do carro, e fone da empresa.
Kika Mello
Beth
uma pena que andar por São Paulo seja cada vez mais uma aventura. Tantos relatos de pessoas assaltadas!
Também quando viajo ando com a cópia do passaporte , um cartão e dinheiro e o resto vai para o cofre. Mas às vezes até com o cofre fico encanada pois, em teoria, alguém pode abrir… Mas seria muito azar. Mesmo assim, ao viajar fico tensa com passagem e passaporte.
Pelo visto estamos hoje penduradas na Internet(rs). Mais fácil pegar um telefone e papear (rs).
Beijo e bonne nuit! Agora me recolherei!
Beth
Kika
Eu moro no Rio e fui assaltada duas vezes em São Paulo, risos.
Mas nada de mais dramático. Na Europa nunca tive problemas, idem nos EUA. Mas é bom não dar oportunidade para o azar. Em Paris, etc sempre ando com cópia do passaporte, 1 cartão de crédito e algum dinheiro. E deixo os originais dos docs mais cartões etc no cofre do hotel… Meu marido já teve seu passaporte roubado dentro do apto do hotel, esqueceu de colocar no cofre, e o hotel era dos bons!
Tem que se cuidar…
Abs.
Kika Mello
Beth
em São Paulo eu ando com uma bolsa dentro do carro , a já conhecida ‘ bolsa do ladrão’ bem recheadinha de dinheiro, com celular e , se possível, uma boa cópia de Cartier de pulso para entregar.
Entre maio e julho fui assaltada com arma apontada, uma à luz do dia e da outra vez no final da tarde. Não estava dando bobeira não , mas parada no trânsito e de vidro fechado… Mas não adianta: batem no vidro e só nos resta funcionar como autômato e entregar a ‘contribuição'(rsrsrs). Só rindo mesmo… Nessas horas a bolsa funciona!
Mas morar em São Paulo e Rio permite que a gente se gradue em violência e passe a ser prevenida e funcionar com a cabeça de um ‘ meliante’ em qualquer lugar do mundo!
Que horror!
Beth
Patrícia
Foi muito engraçado ter que colocar cash na cestinha sem ninguèm para controlar, risos. Ruim foi achar moedas para deixar a quantia exata!
Kika
Vc não é demodée, mas sim prevenida.
Tem sempre que andar com algum cash, nem que seja para o assaltante, risos. Em NY é regra de segurança, tem que andar com o valor mínimo correspondente ao preço da dose de alguma droga, por ex. Eu sempre deixo esse valor num bolso, para facilitar….
Sinal dos tempos!
Abs.
Fabio Antunes
Muito boas estas dicas…. Eu pretendo ir de trem de Paris para Montpellier e depois alugar um carro para ir para Avignon, Aix-en-Provence, Marseille e Nice … será fácil? Ou melhor de trem??
conexaoparis
Fábio
Gosto do seu trajeto. Tudo depende do tempo disponível.
Se for curto, vá direto para Avignon.
Kika Mello
BETH
interessante vc. comentar isso porque apesar de eu levar os cartões internacionais, acho que por neura, sempre levo muito dinheiro cash ou em traveller . Será que estou muito demodée ? Ou viajando muito ‘ in the old way’?
Patrícia Venturini
Beth
O cestinho eu não conheci, mas deve ter sido divertido!
Bj
Beth
Kika
Embora eu só use cartões internacionais em viagem, sempro levo Ca$h para emergências tipo pedágio, metrô, Taxi etc..
Resumindo ajo com quando estou aqui no Brasil…
Abs.
claudia burigo
Oi pessoal!! Vamos ver se tem alguem que pode me ajudar.
Essa semana comprei o Guia da Conexâo, ainda não chegou e estou anciosa….
Vou passar 10 dias de setemmbro em Paris, passagem comprada e hotelok.
Gostaria de saber se é possível ir de trem para La Rochelle e voltar no mesmo dia. Andei pesquisando e descobri que a viagem dura 3h.
Gostaria de saber se alguem tem alguma informação sobre como ir, quanto custa e se tem ida e volta no meso dia. Algum site??
Beijos e obrigada.
conexaoparis
Claudia
Entre no site da estatal francesa: voyages-sncf. Faça simulação compra de Paris para La Rochelle, escolha um dia, e terá todas as informações: preço, horários, duração.
Kika Mello
JOSÉ MAURÍCIO
entendi perfeitamente e sei que vou precisar ser muito cuidadosa, muito prudente. Agradeço imensamente os seus conselhos.
Um abraço.
LUCIANA CELLA
muitíssimo importante essa sua observação e sugestão. Valeu!
Luciana Cella
Lina,
viajei de carro pela França em maio deste ano. Nos pedágios, meu cartão de crédito, que é brasileiro e do modelo ” com chip” , foi recusado, provocando bastante transtorno. O atendente do guichê não me deu uma explicação plausível: disse apenas que meu cartão era de outro país… Não entendi, já usei o mesmo cartão em pedágios de Espanha e Itália, sem maiores problemas. Aconselho a quem for pegar a estrada ter sempre dinheiro trocado para usar se tiver o mesmo problema…
jose mauricio
Kika: Para dirigir em superfícies escorregadias, só existe um segredo: Pé leve no acelerador e no freio. Leveza, muita leveza…Carinho na condução. Deixe a “esportividade” na neve para os pilotos finlandeses de rali. Quanto ao GPS, OK, mas o velho mapa de papel só falha se pegar fogo…
Moisés
Na primeira e única vez que aluguei carro na Europa fui surpreendido logo no primeiro pedágio. Não havia ninguém e somente uma ranhura pra colocar o cartão, mas eu não sabia se era pra cartão de crédito ou algum outro tipo.
Vendo meu impasse, o motorista do carro logo atrás foi muito simpático, saiu e me deu a informação correta.
Walter Leite
Lina, sua dica é perfeita. No próximo ano estarei pela primeira ves de carra atravessando a França em busca da Itália etc. Obrigado.
Isabela Lima
Oi querida. Comprei hoje o seu gui de Paris, com sedex. Viajo na terça, p3 de agosto. Posso ficar tranquila que vai chegar? Obrigada.
conexaoparis
Isabela
Ainda não vi sua compra. Você comprou pelo pagseguro?
Kika Mello
BETH
Ó que pena! definitivamente, parece que a esportividade ao volante está caindo em desuso(rs).
Beth
Kika
Até as Autobahns alemãs estão cheias de carros e com limite de velocidade limitados, risos. Eu também gosto de correr em estradas, mas está cada vez mais complicado…
Abs..
Kika Mello
QUERIDA BETH
eu sei que não há mais lugares ermos na Europa e por conta disso me aventuro a viajar sozinha , tanto é que até falei que achava interessante , para aqueles quedesejam começar a saborear os encantos do viajar solitariamente, começar pelo velho continente.
Mas é engraçado: toda vez que começo a pensar numa viajar bate uma angústia controlável que só termina quando eu passo pelo guichê da Polícia Federal… É uma sensação como se eu fosse viajar pela primeira vez na vida!
Agradeço vc. compartilhar suas experiências ao volante pois , realmente, vou precisar ‘maneirar’ com o meu estilo ‘esportivo’ (rsrsrs) de dirigir! Gosto muito da ‘haute couture’ ao volante de uma máquina possante, confesso! Conhece os estressadinhos de São Paulo? Pois é, sou uma represantante de tal fauna (rsrsrs). Acho que seria melhor eu ir para a Alemanha e mostrar meus dotes nas Autobahn…(rsrsrs)
Mas te garanto que no mais, sou amável e boa pessoa.
Um abraço.
Beth
Kika
Fico feliz por ter ajudado vc.
Tirei minha 1a. carteira de motorista aos 18 anos na Alemanha durante o inverno, ou seja aprendi a dirigir na neve ao pé da letra, risos. Não há maiores mistérios. É só tomar as precauções necessárias. Além do mais não existe mais lugar ermo na Europa, a não ser que vc esteja pretendendo fazer uma visita ao Papai Noel!
Rs e Abs.
Kika Mello
QUERIDOS E DESTEMIDOS EYMARD, BETH E JOSÉ MAURÍCIO
obrigado por todos os coselhos, opiniões e dicas! Certamente não havia pensado nem sabia metade do que me alertaram.
De Gobi ao Pólo, já estou quase que preparada para enfrentar a aventura!
Many thanks!
Jose Mauricio
Kika Mello: Tenho veículos 4×4 desde 1982(cof,cof,cof!!!), mas até hoje só atolei em areia e lama… Não tenho experiência em neve. Aconselho você informar-se detalhadamente sobre o clima e a altitude das regiões que vai percorrer, além das condições das rodovias.
Usam-se correntes nos pneus, mas só em caso de nevascas, pois elas podem danificar os pneus no asfalto nu. Existem também pneus com o desenho da banda de rodagem mais agressivo e com a inscrição M+S (Mud+ Snow) na lateral. Durante o inverno europeu é fabricado um diesel especial para baixas temperaturas(gasole d’hiver). Se você vai viajar sozinha, é sempre bom se prevenir com água, comida e agasalhos. Dirigir com neve e/ou gelo é perigoso e exige muito cuidado. Talvez um veículo 4×4(não precisa ser jipe) deva ser considerado, para sua maior segurança. Boa sorte na sua aventura e continuo à sua disposição. Caso deseje maiores explicações. peça meu e-mail à Lina.
Beth
Kika
Concordo com o Eymard, também não abro mão do velho e garantido mapa de papel… Outra boa recomendação é dirgir com muito cuidado e evitar freadas bruscas na neve…
Abs.
Beth
Kika
Eu aluguei uma Mercedes Benz a diesel e viajei por toda a Escandinávia no inverno sem o menor problema. Não há necessidade de correntes mas sim de pneus especiais para neve. As estradas são muito bem sinalizadas, com painéis eletrônicos para dar avisos especiais. E há máquinas (tratores) que limpam a estrada, etc.
Nunca esqueça, os europeus estão sempre preparados para o inverno, pois faz parte do cotidiano deles. Morei anos no norte da Europa e nunca tive maiores problemas. Quando vc alugar o carro, compre um kit inverno para carro tipo spray para descongelar o vidro, mais um instrumento especial (mini-rodo) de borracha para tirar a neve pela manhã ou em outras ocasiões…
Fique tranquila, não há maiores problemas.
Abs.
Eymard
Kika: opiniao pro – adoro GPS. Opiniao contra: nunca abandono os meus mapas e guias…..(risos). E isso mesmo. O GPS é muito bom. Melhor em estradas do que no centro das cidades. Mas em determinados locais o satelite pode dar uma atrasada, etc…nada como o velho mapa estudado para nao ficar na mao. Aos poucos a gente vai abandonando o mapa….mas ainda gosto de estudar mapas antes de viajar.
Os carros mais novos e melhores possuem traçao 4×4 e enfrentam bem os periodos de neve. A menos que sejam aquelas nevascas que nao tem para ninguem….consulte sempre a meteorologia e pode ser que voce tenha que entrar em alguma cidadezinha nao programada. Pode ser uma nova oportunidade….(rs)
Kika Mello
José Maurício
Nas baixas temperaturas européias, o carro a diesel funciona bem? E para a partida de manhã , não é mais difícil para ‘pegar’?
Queria informações sobre dirigir sob nevasca? É preciso usar correias ou isso é totalmente obsoleto? Precisa algum pneu especial? Pretendo viajar no inverno e sozinha… É também preciso ter cobertor, água e alimento no caso do carro parar? Corre- se o risco das estradas serem interditadas e ficar presa aguardando liberação?
Pareço marinheira de primeira viagem mas no inverno, será realmente!
Se alguém puder me ajudar…
Outra questão: GPS X mapa bem detalhado.
Nunca tive GPS e me viro extremamente bem com guias e mapas. Opiniões pró e contra são super bem vindas…
Beth
Cecilia
Eu alugo carro na Hertz com a carteira nacional desde 1995…
Antes desta data era necessário a internacional.
Abs.
Jose Mauricio
Eymard: A diferença é cultural. Os europeus preferem carros menores e mais econômicos, e o câmbio automático aumenta um pouco o consumo. Os americanos, com a gasolina barata não se preocupam com isso. Com a evolução do automóvel isso está mudando em todo o mundo, mas você tem razão: a maioria dos veículos na Europa ainda tem a velha embreagem para você apertar e exercitar o pé esquerdo…
Marisa: Outro detalhe a considerar é que muitos carros europeus têm uma versão a diesel, além da opção a gasolina. O motor diesel é mais econômico. Portanto, se você for rodar muito, pode fazer alguma diferença($$$). Se isso não for importante, os Peugeot, Renault e Citroen iguais aos que temos no Brasil estarão esperando por você…Além de outras marcas européias, é claro.
Cláudia Oiticica
Cecília,
nunca precisei da carteira internacional na França. A Lina tem um post sobre isso. Dê uma olhadinha.
https://www.conexaoparis.com.br/2009/10/23/carteira-de-chofer-internacional/
Cecilia
Vou de lua-de-mel alugar um carro para Vale do Loire e Bourgogne mas estou com uma pergunta super importante que impactará toda a viagem:
É necessacia habilitação internacional para alugar um carro na Hertz em Paris ou apenas a brasileira já basta?
Agradeceria muito se alguém soubesse/pudesse responder…
Eymard
Eduardo Luz: não consigo entender essa diferença entre Europa e EUA quanto aos carros com cambio manual e automático. Nos EUA praticamente você não encontra carro com cambio manual. Na Europa é o inverso. Somente os carros mais caros tem câmbio automático e olhe lá. Outra diferença é essa questão do “sem parar”. Nos EUA você aluga o carro e faz a opção do zippass. Não fica preocupado com o valor dos pedágios e nem se tem ou não dinheiro. Paga-se ao final.
Portanto, Marisa, a maioria dos carros na França, por ora, são manuais. Você tem que se esforçar para conseguir os automáticos, que prefiro de longe!
Cláudia Oiticica
Lina,
post muito explicativo.Sempre digo que tudo é muito fácil até que a gente se familiarize com a situação.
Alguns anos atrás, por descuido, entramos na fila para os portadores de passes especiais. Nem preciso dizer a confusão que se formou.
A fila de carros atrás da gente foi aumentando e começou um festival de buzinadas, rrss.
Resolvi não me estressar, alguém teria que aparecer para resolver esse impasse. E assim aconteceu. Em poucos minutos, apareceu um funcionário para solucionar o problema.Os carros de trás começaram a dar ré e nós fomos para o guichê certo.
Tudo resolvido. Mas nem preciso dizer que fomos bastante xingados, rrss.
Eymard
Luciano: há dois tipos de pedágio. Um que você paga logo na entrada. E outro onde você apenas pega o tíquete (tem que guardar) para pagamento na saída. Ou seja, você pagará o tanto que rodou pois há inúmeras saídas das autoestradas. Nas autoestradas grandes este tipo é o mais comum (também nos EUA e em boa parte da Europa).
Eu ainda acho que não inventaram nada melhor do que o Zippass ou o nosso sem-parar.
Beth
Patrícia
O meu comentário que fiz para Eduardo é para vc tembém, risos.
Abs.
Beth
Eduardo
Viajando tarde da noite nós já encontramos só o cestinho, sem ninguém para tomar conta. Colocamos o dinheiro lá e saímos rindo muito, imaginando o que iria acontecer com a grana…
Abs.
JORGE FORTUNATO
Lina e todos pitaqueiros
Off post total: alguém tem uma indicação de Hotel bem centralizado em Roma, pode ser 2 estrelas tipo Ibis. O importante é a localização central e a segurança.
Abraço
Jorge
Patrícia Venturini
Dica preciosa! Já tive a experiência de suar frio diante de um pedágio de cartão de crédito, sem atendentes e sem mordomia como no Brasil… sorte que o marido é ótimo e descolado nessas situações, rsrsrsrs!
LUCIANO MELO
Lina:
Não entendi o que você disse quando pagar em dinheiro sobre entregar o ticket que foi pego na entrada da auto-estrada. Que ticket é esse?
conexaoparis
Luciano
O Eymard te respondeu. No início da viagem, você para no pedágio para pegar um tícket. Quando sair da auto-estrada, vai para para pagar o trecho que andou.
LuciaC
Lina,
como sempre, informacoes preciosas.
Obrigada!
Esther
Além de Olívia e Marisa, eu também vou fazer o sul da França de carro. Ótima dica!
Eduardo Luz
O negócio é se informar bastante se bem que o stress aparece de qualquer jeito, especialmente nas primeiras vezes em que se utiliza.
Achamos o melhor jeito acumular moedas e jogá-las no cestinho.
Além de tudo, é muito divertido!! 🙂
Quanto aos carros automáticos, achei exatamente o contrário. A maioria dos carros de aluguel tem o câmbio manual.
Tatyana Mabel
Lina,
Se não me engano, o valor pago do pedágio para cada trecho tinha validade de 2 a 3 dias não?!… Se vc voltasse por aquele trecho nesse intervalo, estava dispensado do novo pedágio, confere?
Para seguir na estrada, sugiro conferir os valores dos seguros do carro. Há seguros totais e alguns só parciais. Isso faz diferença de preço de uma empresa para outra. Preferimos o seguro com maior cobertura. Em 2008, qnd estivemos na França, não foi fácil encontrar locadoras com disponibilidade de GPS. Mas isso não deve ser problema hj, nem para elas, nem para os turistas, já munidos com esses eletros. Na Avis, eles tinham td nosso roteiro controlado (via satélite? não sei, mas tinham) e já até sabiam que estávamos cruzando o portão da Gare do Nord para devolver o carro. Fizemos todas as pesquisas para locação aqui do Brasil pela net. Mas no balcão da Avis, a atendente nos informou que reservássemos pela net e fôssemos só buscar o carro que tinha uma diferença significativa de preço. Acho que em torno de uns 70Eur.
conexaoparis
Tatyana
Nunca ouvi falar nesta validade. Vou averiguar.
Tatyana Mabel
Ótimas dicas!
Sou uma atrapalhada confessa! Se um lugar fica para norte, sempre acho que é para sul; se é para a direita, sempre acho que é para a esquerda. Já tentei, inclusive, seguir minhas contra-intuições, mas tb não dá certo (risos). Os pedágios foram para mim uma tortura… é td rápido, não sabia que não precisávamos digitar senha do cartão (basta colocar, tirar e pronto); ora parávamos num guichê com atendente, ora num de cartão… minha sorte é que Marcos é safo nisso, mas eu ficava apavorada com aquela paradinha no meio da estrada e aquela fila de carros atrás e os funcionários furiosos… (risos…)…
Mas depois de 3 dias na estrada, td ganhava calma e é td lindo lindo… vale a pena seguir nas auto e dar uma entrada numa cidadela daquelas… foi assim que na volta de St. Michel, conhecemos Bayeux e o mundinho rural até se chegar no cemitério Americano,… cada cidadela tem sua placa indicativa na estrada, com o que ela tem de interessante para se conhecer… parece que vc está fora do tempo, devido o estado intacto de algumas dessas paisagens. Nas auto vc tb tem acesso à rádio da estrada que informa tudo do trânsito, do tempo,… a cada 20km se tem um posto com lojinhas para um lanche rápido, lugares para se estacionar o carro e descansar, “orelhões” em meio a estrada para solicitar socorro… não tem erro… vale demais a pena… Acho um superprograma!
Sandrissima
Ah, vc já falou dos PARKINGS? Beijos.
Sandrissima
Como sempre, muito importantes essa informações. Nada de stress com os pedágios, tudo é muito bem sinalizado, o troco nos guichês automáticos são rápidos (cuidado com dinheito grande, porque o troco sai todo em moedas o que é um transtorno para pegar), o site informa tudo. Com um GPS não tem erro, pode-se programar sair das auto routes para conhecer as vilas, que são muuito mais agradáveis que a viagem na auto route que não vemos nada (turisticamente falando).
Outra coisa é que não tem como fugir dos pedágios, mas vale a pena pagá-lo porque as estradas são magníficas.
Abraços e saudades…
Marisa
Muito boa dica. No próx ano pretendo pela primeira vez alugar um carro e sair conhecendo o sul da França. Eu nunca iria imaginar que o pedágio funcionasse deste jeito. Eu iria ficar perdida.
Lina, você pode me dizer se os carros para aluguel na França são todos automáticos, mesmo os menores?
beijos,
Olívia Vidal
Obrigada pela dica, Lina.
Vou fazer o sul da França (de paris até Nice) de carro e já vou começar a planejar.
Bjks!!!